10 Dicas Para Ser Produtivo Em Seu Home Office

 Tempos difíceis, quarentena, home office.

Começou a temporada de home office forçado. Alguns acham excelente poder evitar o deslocamento e permanecer no conforto do lar. Outros lamentam a perda do canto do cafezinho comunitário e o convívio com parceiros de trabalho.Independente de qual dos dois perfis te representam, o fato é que todos terão, em algum momento, problemas de produtividade e foco.

Aqui vão algumas dicas que podem fazer todo diferença na sua nova rotina.

1 Trabalhe com Metas

Faça uma lista de tarefas que você precisa concluir todos os dias - e finalize-as. Verifique se tudo o que você precisa para realizar seu trabalho está disponível para você, seja no escritório ou no computador. Risque os itens da lista a medida que avança.

2 Configure seu escritório para produtividade

Encontre um canto tranquilo da casa, se possível. Evite áreas de muito trânsito em sua casa (se você tiver cônjuge e filhos). Pinte seu espaço com uma cor suave que você gosta. Verifique se o seu espaço tem uma janela, a menos que você goste da sensação de trabalhar em uma caverna. Coloque plantas ou uma pequena fonte fora dessa janela, se possível, para dar a si mesmo algo que não distraia e que seja tranquilo de se olhar. Crie espaço suficiente para que você possa ter tudo o que precisa para realizar seu trabalho com facilidade.

3 Considere a luz

Ajeite seu home office com muita luz. Você fará muito melhor suas tarefas se parte disso incluir luz natural.

As janelas e a exposição à luz do dia podem afetar o bem-estar físico e mental dos trabalhadores de escritório.O trabalho em um espaço com luz natural pode reduzir dores de cabeça e fadiga ocular, permitindo que você seja mais produtivo no dia a dia e mais saudável a longo prazo.

Um toque adicional que pode melhorar seu trabalho e bem-estar: mantenha uma planta ou duas em sua área de trabalho. 

 

4 Fique confortável

Não tão confortável que te dê vontade de dar um cochilo. Mas é muito difícil ser uma pessoa focada e produtiva quando você está constantemente se esforçando para ver a tela do computador ou com as costas doloridas.

Invista em uma boa cadeira de escritório e verifique se está sentado em uma posição ergonomicamente correta. Se você ficar realmente desconfortável sentado demais, tente uma mesa em pé em um canto da sala. Pequenas coisas como uma tela anti-reflexo para o seu computador podem aumentar seriamente o seu nível de conforto, permitindo que você se concentre em realizar seu trabalho.

 

5 Seja Firme Com As Pessoas Que Te Distraem

Pode haver pessoas em sua vida que, por mais que você tente lembrá-las gentilmente, simplesmente não entendem - que trabalhar em casa ainda significa trabalhar!

Não atenda o telefone ou a porta - simples assim. Depois que você informar as pessoas sobre seu horário de trabalho e sua indisponibilidade, não será necessário pedir desculpas por não estar disponível por algo que não seja uma emergência real.

Se você não definir seus limites, ninguém fará isso por você.

 

6 Organize Sempre

Essa dica vai especialmente para quem tem crianças em casa.

Crie o hábito de limpar o seu escritório tudo que estiver ocupando espaço e não servindo a nenhum propósito.

Resista ao desejo de usar esse espaço como armazém - e lute contra qualquer outra pessoa em sua casa que veja aquele espaço limpo e agradável como um local em potencial para aquelas caixas de roupas velhas e livros. Você não pode seguir seu ritmo de trabalho em casa com uma mentalidade clara e focada quando está cercado por lixo.

 

7 Faça uma pausa pros olhos

Parece irrelevante, mas você vai ficar surpreso com a diferença que isso faz! É difícil lembrar-se de fazê-lo regularmente, então faça um esforço verdadeiro.

Reduza o cansaço visual seguindo a regra 20-20-20. A cada vinte minutos, pare de olhar para a tela. Olhe para algo a 20 metros de distância e segure-o por 20 segundos. Suas retinas vão agradecer.

 

8 Mantenha suas distrações à mão

Pode ter certeza que você precisará de pausas de vez em quando. Talvez seja um livro, um aplicativo de jogo no seu telefone ou um instrumento musical. Mantenha-o por perto para que você possa se recompensar com intervalos curtos, mas mantenha-o fora de vista. Você não quer ser constantemente tentado e ver-se encarando ele ansiosamente, em vez de trabalhar.

 

9  Vista-se De Acordo

Não é porque você não está no escritório ou interagindo com outras pessoas que você tem que estar desleixado. Vestir-se como se fosse pro escritório te dará um senso de profissionalismo e foco maior.

 

10 Invista Em Equipamentos Para Exercícios Leves 

Pegue um conjunto de elásticos, faixas de resistência, pesos leves ou até mesmo uma esteira pequena e mantenha-os no espaço do escritório. Fazer pequenos intervalos para exercícios pode ajudá-lo a mudar de marcha, reorientar, manter o foco e te reenergizar ao longo do dia. Seu sistema cardiovascular e músculos (assim como sua mente) agradecem.