16 Dicas de Ecommerce Para Impulsionar Vendas Recorrentes

Se você administra uma loja online, você sabe que é uma batalha sem fim obter conversões. Com as altas taxas de abandono de carrinho de compras, você tem que fazer tudo o que puder para adquirir novos clientes, fazê-los aumentar o valor do ticket e converter quando retornarem.
Confira a seguir dicas excelentes de marketing e comércio eletrônico para ajudá-lo a impulsionar mais negócios repetidos em sua loja online.

1. Anúncios Pagos

Depois de obter um fluxo de tráfego considerável, comece a se concentrar em melhorar a experiência do usuário e as conversões e a capturar e-mails para criar e alimentar um mailing.
Não foque no tráfego pago do Facebook a princípio. O Facebook é ótimo para direcionar tráfego para gerar leads, que você pode transformar em clientes com o tempo. Mas o tráfego pago do mecanismo de pesquisa geralmente está mais abaixo no funil de intenção de compra e produzirá melhores resultados para sites de comércio eletrônico.
Colete os e-mails dos clientes e incentive-os a voltar para receber mais ofertas especiais por e-mail.


2. Confiança do Consumidor

A confiança é o elemento chave de um relacionamento de longo prazo e passa a ser o resultado natural de honestidade e consistência.
Ganhar a confiança do consumidor é o primeiro passo para criar um propagador da sua marca que irá compartilhar suas experiências positivas, afinal amigos e familiares influenciam diretamente decisões de compra. Esse é um recurso importantíssimo para varejistas que conseguem conquistar a confiança dos consumidores.


3. Programa de Fidelidade

Recompense os clientes por sua fidelidade. para aumentar as conversões de seus clientes atuais e, ao mesmo tempo, recompensá-los por suas compras repetidas.
A criação de um programa de fidelidade pode ser tão simples quanto recompensar os clientes em sua segunda compra em sua loja ou após um determinado valor.
Os programas de recompensa podem estimular os clientes a voltarem à sua loja com mais frequência e gastar mais.

4. Modelo de Negócios

As empresas de e-commerce bem-sucedidas são capazes de convencer os clientes a voltarem regularmente para fazer compras.
Isso é possibilitado por seus modelos de negócios (exemplo do comércio por assinatura), ofertas em seus catálogos de produtos, produtos renováveis, e-mail marketing personalizado , ofertas de fidelização de clientes e programas de recompensas.
A maioria dos varejistas de vestuário, por sua própria natureza, espera que os clientes retornem pelo menos a cada estação.

5.Presença Virtual

Responda todas as perguntas e responda aos comentários rapidamente! Ficar atento a suas redes sociais, emails e comentários do site é uma das maneiras mais fáceis de dar continuidade ao relacionamento pós-venda.

6.Simplifique

Para impulsionar novos negócios, é necessário tornar mais fácil e estimulante para as pessoas comprarem novamente. Você pode fazer isso de várias maneiras, como fornecer uma excelente experiência online para as pessoas que visitam sua loja, enviar cupons e outras ofertas em e-mails para clientes, compartilhar atualizações sobre novos produtos em suas páginas de mídia social e em suas postagens de blog e sempre agradecendo a seus clientes por apoiarem sua empresa.

7. Encante Com Prazos Reduzidos

Os varejistas jamais devem subestimar a mentalidade imediatista.
Se os clientes sabem que receberão os produtos rapidamente quando fizerem o pedido, eles continuarão voltando.


8. Construa uma grande marca

Como um site de ecommerce não haverá muito que o diferencie no longo prazo. Todos podem oferecer frete grátis ou preços competitivos. Mas a empresa que constrói uma marca forte geralmente é aquela que vai durar. 

 

9. Venda Experiência

Suponha que seu produto não seja de primeira necessidade.
Vivemos numa economia que oferece uma abundância inimaginável de bens e serviços. Há muito pouco o que você pode vender que não possa ser obtido em outro lugar. Então concentre-se em como você vende o que vende. Diferencie completamente a experiência do cliente e certifique-se de que seja notável. Produtos vêm e vão, mas sempre haverá um mercado para experiências verdadeiramente marcantes.

10. Cartão Fidelidade

As empresas de cartão de crédito já fazem isso há anos, as empresas estão começando a ver os benefícios de oferecer um sistema de pontos. Muito parecido com o programa de recompensas em seu local de almoço favorito, ao qual você sempre volta porque está perto do almoço grátis, os cartões fidelidade são uma ótima maneira de fidelizar clientes e construir fãs leais. 

11. Crie Experiências Memoráveis

Invista em informações de alta qualidade para melhorar a experiência de compra. Podem ser vídeos, ótima fotografia e textos envolventes, tudo em um formato fácil de encontrar e compartilhar. Se você conseguir fazer essas três coisas direito, se destacará da maioria dos varejistas. 

 

12. Urgência e Escassez

Um dos melhores métodos  para impulsionar as vendas de e-commerce por meio do email marketing é usar o email para criar urgência e escassez para um produto específico.
Em vez de enviar um cupom de promoção , envie e-mails sobre um produto específico que está à venda por um tempo limitado.
A promoção deve ser muito específica e pessoal, e ser segmentada por pessoas que já compraram este produto no passado ou que se cadastraram mas não compraram.

 

13. Conteúdo Gerado Pelo Usuário

Marcas com fortes campanhas de marketing de conteúdo geradas pelo usuário terão um crescimento muito mais sustentável do que seus concorrentes. Se você for capaz de envolver os clientes e gerar conteúdo autêntico que seja transparente, socialmente integrado, personalizado, orientado por dados e perspicaz, você conduzirá seus negócios ao sucesso.

 

14. Gratidão

Dizer obrigado para um cliente não custa nada. Mas tem um impacto enorme. A grande maioria de clientes gastam mais com uma empresa com um histórico de experiências positivas. Gratidão pela compra de um cliente é uma forma inegável de encantá-lo ainda mais a longo prazo. Crie o hábito de enviar a qualquer cliente que fizer mais de uma compra um cartão de agradecimento assinado à mão. Isso vai construir relacionamentos de longo prazo.

 

15. Remarketing

A grande maioria do tráfego dos sites chega por meio de pesquisas orgânicas independente de marca e não converte.
Elas entram no site mas não se lembram da marca assim que fecham a aba. O remarketing permite aumentar substancialmente os visitantes recorrentes e impulsionar a conversão, além de aumentar o tempo na página.
O remarketing é uma excelente ferramenta para te manter na frente de seus concorrentes virtuais.

 

16. Dados 

Big Data permite que você se envolva de forma mais assertiva com seu cliente e construa um relacionamento ao longo do tempo, conforme você aprende o que ele gosta e não gosta. A mídia social oferece oportunidades de engajamento na web por meio de conversas nas quais um número ilimitado de clientes reais e potenciais podem participar. Conectar-se a seus clientes por meio de seu feed do Twitter ou página do Facebook permite que eles lhe digam o que estão pensando - use essas informações para ajustar sua oferta de produto e mesmo expandir seu mercado-alvo.

Conclusão

Desde o envolvimento consistente por e-mail e mídia social até o aproveitamento de conteúdo gerado pelo usuário, existem inúmeras maneiras de aumentar as vendas recorrentes com seus clientes. Siga essas recomendações e comece a revisar suas próprias métricas para descobrir o que tem sido mais eficaz com seus clientes e comece a construir um programa de retenção a partir daí.