9 Dicas de Marketing Mobile Para Vender Mais

Você sabia que há hoje 230 milhões de celulares ativos no País? E que 70% das buscas móveis desencadeiam uma ação em até uma hora?
O celular revolucionou os negócios. Dispositivos móveis são ferramentas fundamentais de comunicação para a maioria dos consumidores, que não param de crescer.
É por isso que o marketing mobile é uma obrigação para qualquer tipo de empresa, ou seja: a segmentação de campanhas
de marketing para usuários mobile. Se você não faz isso, prepare-se para perdê-los para seus concorrentes.Em relação ao email marketing, a taxa de abertura em mobile segue muito relevante.
Isso faz com que o marketing mobile seja crucial para o crescimento do seu negócio. 

Tenha sucesso em seu negócio online implementando as 9 dicas compartilhadas abaixo:

1. Site 

Quase a totalidade dos consumidores consideram indispensável estar conectado a todo o momento via dispositivos móveis.E o e-commerce móvel continua em ascensão.
Por isso,a primeira coisa que você deveria fazer antes de começar uma campanha de marketing mobile é tornar o seu site adaptado para dispositivo móvel. Você precisa se certificar que os menus e conteúdos estarão bem apresentados para os usuários.
É muito simples fazer isso se você está usando WordPress. Se seu orçamento está apertado, existem layouts gratuitos.

2. Mobile

Marcas e empreendedores não podem ignorar o mobile. Uma maneira de divulgar o seu produto é através dos anúncios mobile, que podem ser utilizados nas mídias sociais e outros canais.
Anúncios em apps mobile tem uma performance bem melhor do que anúncios em websites.
Para usar anúncios mobile, a primeira coisa que você deve fazer é identificar seu público-alvo principal.

3. Navegabilidade

Navegação é um dos ajustes na interface do usuário que podem aumentar a taxa de conversão. O menu, rodapé e os itens precisam ser navegáveis. Ele precisa ser responsivo, de maneira que tudo seja perfeitamente apresentado ao usuário, não importa o tipo de dispositivo móvel que as pessoas estejam usando.
O objetivo é garantir que cada seção do seu menu seja distinta, sem sobreposição.
Seus botões e links de call to action tem que ser compatíveis com os aparelhos móveis.
As regras para construir um site mobile amigável não são tão rígidas. Você pode fazer os seus próprios testes antes de tirar conclusões. Se é para o desktop ou mobile, faça um Teste A/B no seu menu, cores, fontes, call to action e no resto do seu site.

4. Google Meu Negócio

Usuários mobile frequentemente procuram por informações de locais. Se você quer ter uma boa entrega, é preciso colocar seu negócio em um mapa local. O Google  facilita isso com o Google Meu Negócio, que por sua vez também facilita aos usuários do mobile e desktop a te descobrirem.
Uma vez na lista, você vai perceber uma melhora no tráfego em geral no mecanismo de busca, porque usuários de aparelhos móveis serão capazes de localizar o seu negócio quando eles procurarem.

5. Personalização

Personalize seu marketing.
Conecte-se em um nível pessoal, colocando-se no lugar do seu público e respondendo aos seus anseios:
Identifique as necessidades individuais dos seus clientes.
Quando alguém assina alguma lista sua, envie automaticamente uma mensagem de boas-vindas.
Faça uma introdução da empresa, o que ela faz e seus benefícios, incentive a audiência a falar quais são suas principais dificuldades e adapte sua mensagem para atendê-los.

Compartilhe uma história: Storytelling funciona. Usuários mobile amam histórias emocionantes que podem levá-los a tomarem algum tipo de atitude. 

Use fotos: Você quer uma mensagem que as pessoas se conectem com ela e compartilhem? Comece a utilizar fotos para melhorar o engajamento com os usuários mobile, assim como infográficos, vídeos e outros gráficos irão beneficiar a sua marca nas mídias sociais e nas plataformas mobile.

6. QR Code

Se você quer levar o seu marketing mobile para um próximo nível, então você deve começar a usar QR codes.
QR significa “quick response”. Os códigos armazenam uma série de dados e podem ser transmitidos rapidamente, tornando-os ideais para usuários de aparelhos móveis.
Se você tem muitos dados para transmitir através de um navegador mobile, usar QR codes podem aumentar a velocidade do seu site e fazer com que ele se torne mais fácil de navegar.
É uma ferramenta de acesso rápido que irá ajudar os usuários mobile a obterem o que precisam fora do seu site rapidamente.

7. Engaje

Engajamento em redes sociais acontecem em sua maioria em celulares, então você precisa desenvolver uma mídia social dentro da sua estratégia de marketing mobile.
As estatísticas nos dizem que blogueiros e pessoas que trabalham com Inbound Marketing consistentemente distribuem conteúdo no Instagram e Facebook e pedem às pessoas para comentarem sobre o assunto que eles compartilharam. Faça perguntas, enquetes e sempre responda aos comentários. Se possível, com mais perguntas.

8. Campanhas Multicanais

Campanhas multicanais para mobile podem ser enviadas por meio de apps, redes sociais, plataformas de chat, como o WhatsApp, propaganda em display mobile, etc.
Os consumidores agora tem um estilo de vida multicanal; o marketing precisa combinar isso.
Blog é outra estratégia de marketing que comprovadamente gera leads e vendas – e funciona para mobile também.
Use campanhas multicanal para melhorar o engajamento com o usuário, não se esqueça de podcasts, vídeos, ebooks, cursos online, etc.

9. Priorize o Mobile 

Para obter o máximo do marketing mobile, faça dele o centro da sua estratégia. A taxa de entrega é rápida se comparada ao desktop, assim como a taxa de resposta.
A integração de apps e ferramentas como WordPress é muito fácil.
Aparelhos móveis estão ao nosso alcance o dia todo. Por que limitar seu gasto em campanhas de custo por clique se a publicidade mobile é confiável, rastreável e acessível?

Conclusão

O marketing mobile é ferramenta indispensável, haja vista o mundo conectado em que vivemos e o papel que os celulares passaram a desempenhar em nossas vidas.
Crie e compartilhe conteúdo útil e use o marketing mobile para alcançar um melhor posicionamento de marca e atrair mais clientes segmentados ao seu negócio online.