8 Ações de Marketing para E-Commerces no Dia dos Namorados

 

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes no e-commerce brasileiro. Ela movimenta as lojas virtuais desde maio, quando a busca de presentes se intensifica para garantir que os pedidos sejam entregues a tempo.
Confira a seguir 8 ações de vendas e marketing para implementar no seu negócio online e fazer com que a data seja um sucesso pra você também. 

1. Leads

Faça enquetes para ajudar os clientes, pode ser no site da sua marca.
A partir de várias perguntas, o material vai guiar os leitores até as sugestões de presentes à venda no e-commerce.
Esse conteúdo interativo vai captar os dados dos leads e fornecer uma lista de pessoas segmentadas em interesses para que, depois, você consiga fazer disparos de e-mail marketing para levar o usuário ao site para comprar.
Além disso, quando a captação de leads acontece com antecedência da data comemorativa, o custo de aquisição é menor.
Para fazer essa captação no site, utilize uma ferramenta de automação de marketing para criar uma landing page ou um pop-up, convidando o usuário a fazer o cadastro e acessar o conteúdo.

2. Kits 

O kit de produtos tem como objetivo apresentar soluções completas ao cliente, de facilitar a compra, aumentar o ticket médio e aumentar as conversões.
Crie uma página especial no site e reúna seus kits de produtos.
Faça as fotos dos itens e descreva nas páginas dos produtos o conteúdo de cada kit. Ofereça embalagens e cartões temáticos.

3. Guia 

Apesar de simples, esta é uma ideia que costuma trazer ótimos resultados.
As chances de conversão aumentam quando você facilita a compra.
Nas lojas físicas são os vendedores que auxiliam os clientes a escolher os presentes, quem vai cumprir esse papel no seu site é o guia.
Existem várias formas de apresentação: presentes por faixa de preço, por categorias de produtos, por estilo, etc. Em cada um, destaque os mais vendidos, especialmente se você trabalhar com itens de moda e eletrônicos.
Inclua um link para o guia de presentes no e-mail marketing, nas redes sociais e no blog.


4. Presentes Por Faixas de Preço

Ofereça soluções completas para os problemas do cliente.
Um excelente recurso e que traz resultados consistentes é fazer seleções de produtos por faixa de preço e, assim, ajudar os consumidores, que terão facilidade para encontrar o presente no site.
Adicione banners no site e trabalhe o e-mail marketing, direcionando o público para categorias especiais.
Sugira presentes nas faixas de  preço, por exemplo: produtos até R$ 50, até R$ 99, de R$100 a R$199, a partir de R$200 e assim por diante.
Adapte os valores conforme sua persona e os produtos comercializados.

5. Cupom de desconto

Disponibilize um cupom de desconto para incentivar a compra e utilize esse bônus para destacar os produtos que você gostaria que os consumidores comprassem.
É uma boa tática para zerar artigos parados no estoque e fazer capital de giro.

Você pode enviar um cupom de desconto para uma categoria do site ou para produtos de uma marca.
Se a intenção é estimular a compra por algum canal, como o aplicativo da loja, dê um benefício exclusivo para pedidos feitos no app.

6. Ofertas Relâmpago

Promoções por tempo limitado ou de última hora são bastante eficazes para direcionar tráfego para o e-commerce.
Ações desse tipo despertam nos clientes o senso de urgência e são um gatilho para a compra.

Você pode inserir a contagem regressiva no site para incentivar o consumidor a concluir a compra o quanto antes.
O temporizador pode ser colocado na página principal do e-commerce e enviado por e-mail.

Outra ideia é alertar sobre o estoque limitado. Inserir dizeres como “Restam poucas unidades” na página do produto passa a mensagem de que se trata de uma oportunidade única.

7. Brindes 

Forneça brindes temáticos a partir de um valor mínimo de compras. 
Use essa estratégia para aumentar o tíquete médio, fazendo com que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar o brinde.
Comunique a ação promocional para a sua base de leads por e-mail, nas redes sociais, no site e no blog.

 

8. Entrega e Prazos

Ofereça soluções completas. Divulgue no site e envie por e-mail marketing uma tabela com os prazos de entrega por região ou disponibilize um simulador no site.
Informe até qual dia é possível comprar para que o presente chegue a tempo do Dia dos Namorados. Outra possibilidade é oferecer a compra online com retirada em loja.

Com essas dicas seu e-commerce seguramente vai vender mais no Dia dos Namorados. Pense em sua persona e desenvolva as campanhas de acordo com ela. Planeje-se e prepare-se para o sucesso!