ngulos para Fotografia — 3 Dicas Preciosas

A composição fotográfica é o que dá sentido para as imagens que tiramos. Grande parte daquilo que torna uma foto excelente se dá pelos planos e ângulos para fotografia utilizados. Enquadrar como um profissional é questão de prática. Porém, com as dicas certas, você já sai na frente! Em suma, um enquadramento depende de três elementos distintos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo. O primeiro diz respeito à distância que a câmera está do objeto que precisa ser fotografado. Os dois últimos são referentes ao ângulo dela, também em relação ao assunto da imagem.

1. A altura do ângulo

Quando falamos na altura dos ângulos para fotografia temos três posições fundamentais:

  • ângulo normal, quando está no nível dos olhos da pessoa ou assunto;

  • ângulo plongée, quando a câmera está acima dos olhos, voltada para baixo (também conhecido como câmera para baixo);

  • contra-plongée, também conhecido como câmera baixa, abaixo do nível dos olhos.

O conceito serve para fotografar ou filmar absolutamente qualquer coisa, tanto pessoas, quanto objetos e até mesmo animais.

2. O lado do ângulo

Existem quatro posições fundamentais quando o assunto é o lado dos ângulos na fotografia.

Frontal, que é onde a câmera está em linha reta com o nariz da pessoa filmada; o ¾, no qual a câmera forma um ângulo de aproximadamente 45° com o nariz da pessoa e conta com com muitas variantes de possibilidades; perfil, no qual a câmera forma um ângulo de 90° com a pessoa filmada e de nuca, de costas para o assunto.

3. Movimente-se e consiga os melhores ângulos para fotografia!

Entender o conceito de todas as variedades de ângulos para fotografia é muito importante para criar repertório para desenvolver as suas próprias ideias e compreender o que funciona melhor para cada um dos seus objetivos.

Movimente-se com sua câmera em busca de entender o que é mais adequado para cada uma das ocasiões.

Lembre-se de que a prática leva à perfeição. Treinando, logo estará fotografando como um verdadeiro profissional. Se você adora aprender e quer mais dicas como essa, não deixe de acompanhar o blog da Mutu! Temos artigos novos todas as semanas para você ficar sempre por dentro.