Cashback -Tire Proveito Máximo Desse Recurso


Os programas de fidelização e de benefícios para os consumidores são ferramentas cada vez mais utilizados, principalmente em e-commerces. E o Cashback (dinheiro de volta, em tradução livre ) nada mais é que um programa de recompensas.
Quando o cliente faz uma compra em uma loja que oferece um programa de cashback, ele recebe de volta uma parte do dinheiro gasto.
Estima-se que o Brasil tenha cerca de 8 milhões de estabelecimentos cadastrados em programas de cashback. 

Como Funciona

Esse recurso é parecido com os programas de fidelidade de empresas do varejo e sua operação acontece por intermediárias entre a loja e o consumidor. Por exemplo:
Suponha que você tenha um e-commerce de calçados e queira oferecer programa de cashback aos seus clientes. O primeiro passo é buscar uma empresa para intermediar essas transações de devolução de dinheiro.
Na outra ponta o cliente tem que estar cadastrado na plataforma dessa sua empresa parceira para usufruir os benefícios. Assim, quando ele começar a fazer compras, acumulará dinheiro em uma conta virtual. A recompensa oferecida pelo seu negócio, você define e pode variar de 1% a 50%.
Para o resgate do dinheiro, há duas opções. O cliente pode usar sites e aplicativos que o direcionarão para as lojas associadas, ou ir até uma loja física e solicitar o benefício do cashback no local.
A identificação do cliente é feita por meio da apresentação do CPF ou do número de telefone no momento da compra.
Para ser parceiro de uma empresa de cashback é preciso repassar uma comissão para ela, sendo que esse valor será dividido com o consumidor. É dessa forma que essas plataformas intermediadoras ganham dinheiro.
Além disso, os bônus gerados pelo cliente em seu estabelecimento podem ser utilizados em outras lojas, do mesmo segmento ou não. Da mesma forma, o dinheiro originado de compras em outras lojas pode ser trocado por cashback na sua empresa.
Os benefícios para o consumidor final e para a empresa que oferece o cashback usufrui de diversas vantagens:

Aumento da base de clientes

Essa vantagem está diretamente relacionada à maior visibilidade. Quanto mais pessoas conhecem a sua loja, mais clientes você terá na sua base.
Isso acontece não só por conta das divulgações feitas pela plataforma de cashback que você utiliza, mas também porque as pessoas tendem a escolher aquela loja ou marca que oferece algum benefício. Isso é extremamente importante diante da competitividade do mercado.

Maior visibilidade da sua loja

O cashback pode ser uma estratégia de divulgação da sua loja. Afinal, é uma forma de mostrar àqueles que ainda não conhecem o seu negócio, os benefícios de se tornarem seus clientes.
Via de regra, as plataformas de cashback divulgam as lojas parceiras. Por emails ou notificações push, os usuários de determinada plataforma passam a saber que sua loja oferece esse benefício.

Maior entendimento sobre o cliente

Quando o usuário faz o cadastro em uma plataforma de cashback, ele precisa fornecer algumas informações. Logo, ao fazer uma parceria com alguma dessas empresas, você terá acesso a dados do seu cliente.
É possível rastrear melhor o comportamento de consumo dos seus clientes, pois eles vão se identificar sempre que fizerem uma compra na sua loja para receberem o benefício.
Com a análise desses dados você pode realizar promocões cada vez mais eficazes, uma vez que você conhecerá os interesses e as necessidades do público.

Mais vendas

Clientes felizes com uma marca tendem a consumir mais. O programa de cashback é uma forma de melhorar a satisfação dos seus clientes, fazendo com que comprem mais no seu estabelecimento ou e-commerce.
O usuário cadastrado em programas de cashback logo perceberá que, quanto mais ele compra, mais ganha. Isso significa que ele tende a gastar mais, a fim de receber mais benefícios como recompensa.

Benefícios

O uso de aplicativos permite que o cliente acompanhe o extrato de seus benefícios, sabendo quanto está recebendo ao efetuar uma compra na sua loja, ou quanto está utilizando das recompensas recebidas.
Isso gera confiança por parte do consumidor e o motivo é simples: você é visto como uma empresa que preza pela transparência das transações realizadas.

Fidelização de clientes

É muito importante dizer que o programa de cashback não é uma estratégia de fidelização de clientes, mas sim uma ação de recompensa para os consumidores. Contudo, o fato de você fornecer benefícios ao público faz com que ele seja fiel à sua marca, pois sabe que vai ser recompensado em todas as compras.
A fidelização acontece pois o cashback é um diferencial competitivo da sua empresa, além de fornecer uma vantagem clara e simples ao consumidor final.

Plataformas de cashback

Agora que você já sabe como funciona o cashback e quais são suas vantagens, é interessante conhecer empresas que trabalham com esse tipo de recompensa.
Ao escolher a sua plataforma, é importante entender as peculiaridades e as necessidades do seu negócio e de seus consumidores.

Mooba

O Mooba é do grupo Reclame Aqui. Seus parceiros são somente lojas online e recompensam o consumidor entre 0,5% e 7%. A forma de devolução é via transferência bancária.
O Mooba funciona a partir de uma extensão no browser, em que o usuário recebe um alerta toda vez que visita uma loja parceira, sendo que as promoções também ficam disponíveis no site da Mooba.

Méliuz

A Méliuz é uma plataforma que oferece cashback por meio de transferência bancária. Ela é conhecida por sua atuação nos principais e-commerces do Brasil, onde começou seu negócio.
Além do cashback, a Méliuz fornece aos seus usuários cupons de desconto.


Beblue

No Beblue ,o usuário deve pagar uma taxa de adesão de R$1,99, que é descontada do seu saldo de cashback. Quando não utilizado por cem dias, é cobrado uma taxa de inatividade no valor de R$19,90.
O cashback da Beblue pode ser usado apenas para fazer compras nas lojas parceiras. Contudo, há a vantagem de transferir cashback para amigos que também tenham cadastro na plataforma.
As recompensas variam entre 2% e 200% do valor do produto nas lojas Físicas cadastradas. 

Conclusão

O cashback está se tornando cada dia mais popular, inclusive já operando na comercialização de serviços.
Se você busca uma maneira de recompensar o cliente por escolher a sua marca e fornecer benefícios a ele, com certeza o cashback é uma excelente opção. Porém, não se esqueça de analisar as necessidades da sua empresa e os interesses e o perfil do seu consumidor antes de executar a estratégia.