Como Fazer a Descrição Do Seu Produto

Uma descrição de produto deve fornecer detalhes para ajudar a fomentar vendas online: recursos, indicações, utilizações e benefícios.

Se você não incluir informações que o visitante precisa para decidir pela compra, certamente haverá abandono de carrinho de compras.
Uma descrição satisfatória de produto no e-commerce precisa atender os quesitos abaixo:

  • Incluir texto, imagem e vídeo

  • Atrair a atenção dos clientes

  • Explicar a experiência física e emocional da compra

  • Clareza e concisão

  • Responder preocupações e perguntas recorrentes sobre o produto        

Assim como um texto jornalístico, sua descrição deve responder:
Para quem é o produto? Para a sua persona.
O que é este produto? Dimensões, materiais e funções.
Onde é possível utilizá-lo? Em casa, no consultório, na cozinha, no lazer.
Quando é utilizado? Inverno, verão, nas férias, no trabalho, festas, todos os dias.
Como o produto funciona? É aplicável a eletrônicos, peças para carros, eletrodomésticos, decoração…
Por que é um produto útil para o cliente? Benefícios e recursos.                                                                                                  

Saiba como fazer a descrição de um produto para venda e gerar mais conversões  em 13 dicas preciosas.

1. Matéria-Prima

Informe o material utilizado na fabricação do produto. Se for um tênis, descreva os materiais que revestem cada parte (palmilha, biqueira, cadarço, solado, etc).
Se for roupa, informe a composição do tecido, forro e materiais dos detalhes.
Informe também se a matéria-prima é orgânica, sustentável ou vegana.

2. Recursos e Benefícios 

A descrição de um produto deve mostrar seus recursos (que são as especificações e os detalhes) e benefícios (sua utilidade para o cliente). Geralmente, os consumidores já estão cientes dos recursos – por isso, estão à procura dele.
Se você quer que o seu e-commerce gere mais vendas, é interessante escrever sobre as vantagens que o item oferece.

3. Persona

Ao descrever seu produto, você deve entender quem é a sua persona para tornar o texto relevante e convincente. Se seu e-commerce vende produtos hospitalares, o texto precisa ser técnico e sério, e a descrição deve ser detalhada.
Se for um pet shop, descreva os ingredientes da ração, textura e suculência.
Os donos estão em busca do bem-estar dos bichinhos, então, use frases do tipo “Seu cachorro vai adorar!” para incentivar a compra.

4. Medidas

Informe detalhadamente as medidas de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos para que o consumidor tenha segurança ao efetuar a compra.
E-commerces de moda devem investir em uma solução para que os consumidores encontrem o próprio tamanho, além, é claro, de informar P, M, G e GG.
O recurso deve levar em consideração as medidas do corpo para encontrar o tamanho certo, fazendo com que o cliente acerte e diminua as chances de troca – o que encarece a logística.

  5. Formato 

Misture parágrafos e marcadores. Os marcadores devem separar informações técnicas do produto, como dimensão, material e cor, e frases curtas, como benefícios ou funções, que sejam fáceis e rápidas de ler.
Nos parágrafos explique como o produto será útil para o dia a dia, como foi desenvolvido e o que o cliente pode esperar dessa nova experiência.
Imagine que você acabou de descobrir um produto incrível e está contando a novidade para um amigo.
Seja criativo e mantenha a linha da sua comunicação, seja institucional, casual ou bem-humorada.


6. Palavras-Chave

 Além de empobrecer a descrição, afastando os consumidores, a repetição da palavra-chave no texto não é considerada uma boa prática de SEO.
A dica é utilizar as palavras-chave e termos complementares naturalmente.
Escreva para as pessoas, não para o buscador. Assim seu conteúdo terá boas chances de aparecer nos resultados de buscas.

7. Palavras-Chave Cauda Longa

Palavras de cauda longa são mais específicas e menos concorridas, ideais para e-commerces de nicho.Nichos específicos devem investir em termos específicos (exemplo de palavra chave de cauda longa de calçado: Nike Air Max masculino, preto, tamanho 42)  e que não competem com grandes players, caso contrário a estratégia de SEO não será eficaz.
Um termo long tail, embora tenha menor volume de buscas, demonstra maior interesse de compra, indicando que a pessoa está no fundo do funil, prestes a converter.

 

8. Título 

O título deve despertar curiosidade e gerar cliques.
Evite chamadas genéricas e não forneça muitos detalhes – deixe as especificações para a descrição do produto.

  • “Tênis infantil”: muito genérico → evite

  • “Tênis infantil feminino rosa com desenho de unicórnio e cadarço branco”: detalhado demais → evite

  • “Tênis infantil (marca) rosa”: → perfeito

O título será o primeiro contato do consumidor com o produto tanto no site de busca quanto no seu e-commerce, então dê a devida atenção a isso.

9. Recursos Visuais

Use também também fotos, gráficos, vídeos e infográficos. Os recursos visuais adicionam informação, exemplificam uma forma de utilização e reforçam o que o texto já explicou.
Os infográficos podem explicar como funciona o produto, e o vídeo pode trazer informações extras e dicas de recursos.

10. SEO Nas Imagens 

Leve em consideração o nome e o tamanho do arquivo no campo texto alternativo (Alt Text) da plataforma de e-commerce, desta forma os consumidores podem encontrar o seu produto fazendo uma busca por imagens.
Ao subir fotos de produtos para e-commerce, o nome do arquivo vai aparecer na URL da imagem e será assim que o Google vai procurá-la.
Nomeie o arquivo pensando nas palavras-chave, como: “tenis-infantil-rosa.jpg”.
Jamais envie uma foto nomeada com “imagem001.jpg”.
Mantenha o tamanho da imagem o menor possível, mas que não prejudique a qualidade e nem a visualização.
Envie a imagem do tamanho que você irá usá-la, nem menor (perda de qualidade) e nem maior (demora no carregamento). Use um editor para recortar e redimensionar.
Prefira o formato .jpeg para os arquivos, pois são mais leves. O .png é indicado quando você precisa da transparência da imagem e para vetores e ilustrações.
O Alt Text tem a função de descrever a imagem para que o Google consiga identificá-la e também é uma ferramenta de acessibilidade, pois os leitores de tela leem as características para deficientes visuais. Faça uma descrição natural, não use palavras-chave em excesso, seja simples e breve, como "tênis-infantil-rosa (nome da marca)”.

11.Experiência Sensorial 

Estimule sensações para que, mesmo lendo a descrição por uma tela de computador ou celular, o consumidor saiba como seria tocar, provar ou sentir o produto. Um texto que utiliza adjetivos sensoriais faz com que os usuários experimentem-no enquanto leem.
Na descrição de um tênis, por exemplo, você pode usar a expressão “que abraça o seu pé” para passar a sensação de segurança e conforto.
Os adjetivos também funcionam para alimentos e bebidas, especialmente em vinhos. “Refrescante e delicado são palavras que cabem na descrição de um rótulo.

12. Provas Sociais

Os consumidores se sentem mais seguros ao saber que o produto foi avaliado por outros compradores. Ter opiniões dos clientes na página funciona também como uma influência para o visitante.
Essa avaliação pode ser por estrelas ou depoimento. Incentive os clientes a deixarem suas opiniões com um e-mail para ser enviado assim que o comprador receber o produto.

13. Hotsites 

O hotsite garante uma experiência imersiva do cliente em um produto ou linha recém-lançada. O usuário que chega ao hotsite está predisposto a converter, pois demonstrou interesse em conhecer a fundo a novidade.
Essa página temporária pode abrigar mais imagens, infográficos, texto, vídeos e a história de desenvolvimento do produto.
Textos e imagens das descrições de produtos precisam ser interessantes e convincentes para que o cliente adicione o item no carrinho e efetue a compra.