Como Fazer a Live Perfeita No Instagram

A Live é um recurso do Instagram Stories de transmissão de vídeos ao vivo. Ativa desde 2016, essa plataforma tem sido a queridinha para empresas, influenciadores e figuras públicas que querem alcançar a audiência.
A praticidade é o principal apelo pois tudo o que você precisa é de um smartphone com internet para aparecer em tempo real para milhares de pessoas com apenas um clique, levando conteúdos exclusivos para seu público.
A Live no Instagram deve fazer parte da sua estratégia se o seu objetivo é  engajar sua audiência, ganhar reconhecimento ou alavancar suas vendas.
O Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo e o algoritmo adora transmissões ao vivo devido ao tempo de retenção na plataforma.
Ao fazer uma Live, ele manda seu vídeo para o topo do feed dos seus seguidores e coloca automaticamente a transmissão em primeiro lugar entre os stories.
As pessoas preferem assistir a uma Live do que ler o blog de uma marca, pois o esforço é menor. Agregue a isso o fato de que o ao vivo é mais espontâneo.

5 Vantagens de usar Live do Instagram

1. Geração de leads

Quando você faz uma transmissão ao vivo, o Instagram notifica todos os seus seguidores sobre sua Live.
Aproveite a Live para fazer um call to action e captar futuros clientes, como pedir o e-mail de quem está assistindo, pois clientes em potencial para sua empresa vão marcar presença ali.
Se o seu conteúdo for realmente bom, pode ter certeza que eles vão fornecer seus e-mails, ansiosos por mais conteúdo.

2. Ativa os gatilhos mentais da urgência e da exclusividade

Os gatilhos de urgência e de exclusividade funcionam muito bem para chamar a atenção do público. Lembre das promoções de produtos por tempo limitado e ofertas exclusivas. Ou do medo de perder o que está acontecendo.
A necessidade das pessoas em novidades faz com que elas priorizem as transmissões ao vivo, e se sintam especiais por estarem acompanhando um conteúdo exclusivo em tempo real.

3. Entrega de conteúdo de valor

As Lives são excelentes oportunidades de entregar ao seu público conteúdo diferenciado do seu feed ou stories.
Exemplos de conteúdos de Lives:
Lançamento de produtos: a audiência tem a sensação de exclusividade ao saber das novidades em primeira mão, onde não vão encontrar em nenhum outro lugar
Enquetes: Seguidores podem dar opiniões sobre produtos, serviços e participar das decisões das empresas. Isso mostra que elas realmente se importam com a opinião de seus clientes.
Bastidores: humaniza e aproxima a marca do público, mostrando um lado genuíno e descontraído da empresa

4. Custo zero

Há pouco tempo, fazer uma transmissão ao vivo custava muito dinheiro, era impossível! Dependíamos de um canal de televisão!
Hoje, tudo que você precisa para sua Live é de um smartphone e uma boa conexão de internet.

5. Aumenta o engajamento

O ao vivo é espontâneo e imprevisível. Ele transmite em primeira mão conteúdos exclusivos com mais proximidade.
Para a audiência é uma oportunidade única de se aproximar daquela marca ou personalidade que ele tanto admira em tempo real.
Aliado à possibilidade de interação, é como se estivessem todos reunidos.
O engajamento e interação que as Lives do Instagram proporcionam são a característica mais importante. Os seus seguidores sabem que você está olhando de volta para eles, então pode apostar que virão comentários e perguntas visíveis a todos os participantes. Com as reações como gargalhada, tristeza, raiva ou palmas ao longo de todo o vídeo, é como estar em frente a uma grande plateia aplaudindo sua transmissão.

Como fazer Live no Instagram?

São apenas 4 passos simples:

1: Vá aos Stories: Abra seu Instagram e clique no ícone ao canto superior esquerdo da tela, como se fosse fazer um Stories.Você pode simplesmente arrastar a tela para a direita no seu feed e chegará no mesmo lugar.
2: Selecione “Ao Vivo”: Na parte inferior da tela, você verá que à direita estarão vários recursos para utilizar nos Stories. A opção “Ao Vivo” está localizada no canto inferior esquerdo. Clique nela.
3: Acione “Transmitir ao vivo” Não se esqueça de checar sua internet, a qualidade do som e o ambiente antes de começar a gravar.
4: Clique em “Encerrar”: Quando terminar sua Live, é só clicar em
Encerrar” no canto superior esquerdo. O aplicativo vai mostrar quantas pessoas acompanharam sua transmissão ao vivo.
Depois de encerrar, você terá 3 opções:
Salvar o vídeo no seu aparelho, descartar o vídeo ou compartilhar a Live nos seus Stories por 24h.

Como fazer a Live Perfeita no Instagram: 8 dicas

1. Monte um roteiro

Parece até contraditório ter que montar um roteiro para uma atividade tão espontânea como a Live. Porém transmissões ao vivo exigem planejamento. Isso vai evitar que você se perca durante a sua fala ou os “hummmm”, “eeeeeeeh”....
Isso vai te ajudar a ter uma linha cronológica, com início, meio e fim.
Se a audiência te achar inseguro no que está dizendo, não vai confiar na informação e abandonar a sua Live.
Então estruture um roteiro com os tópicos que serão abordados, estude-o com antecedência e o deixe sempre perto de você.
Além de ajudar a selecionar os assuntos mais importantes, isso também vai ter dar uma ideia sobre o tempo de duração do seu vídeo.

2. Prepare um cenário

Não importa onde você decida transmitir sua Live, preste atenção ao cenário.Muitos detalhes ao fundo desviam a atenção.
Cuidado também com ruídos e barulhos externos. Latidos, aviões, sirenes, e tudo mais que estiver ao redor será ouvido pelo seu público.
Muita atenção com a iluminação: evite ambientes muito escuros ou claros demais.
De preferência faça a Live em ambiente fechado, mas, se não for possível, procure um local minimamente tranquilo e organizado.

3. Atenção à qualidade do vídeo e do áudio

Você não precisa de equipamentos profissionais, porém seu vídeo não pode ficar travando e nem seu áudio entrecortar. Uma boa conexão faz toda diferença, teste antes de começar a gravar.
Durante a transmissão, pergunte à sua audiência se estão ouvindo e vendo você com nitidez.

4. Convidados

Essa estratégia é interessante para agregar valor ao seu conteúdo, seja com um especialista, um colaborador ou um cliente que queira dar um relato sobre a experiência dele com seu produto.
Essa ação pode gerar engajamento em dobro para sua Live.

5. Cative Sua Audiência

Simpatia atrai. Os vídeos são ferramentas perfeitas para cativar sua audiência. Por isso, converse com as pessoas como se você estivesse cara a cara com pessoas queridas, como se fosse o seu melhor amigo.
A ideia é que seu público sinta que você está falando diretamente para ele, isso gera empatia e proximidade.
Agradeça às pessoas por terem dedicado tempo e atenção para você.

6. Avise com antecedência seu público

Além do dia a dia corrido, a internet é uma disputa por atenção e, se você não avisar com antecedência sobre a sua Live, ninguém vai conseguir se programar para assistir ou lembrar dela.
Portanto, anuncie no seu feed,stories e demais redes sociais.
Dê um título para sua Live, como uma espécie de teaser.
Mande uma newsletter.

7. Pergunte

Receba feedbacks sobre a transmissão ao fazer perguntas para sua audiência, além de incentivar o engajamento no seu vídeo.
É uma forma de descobrir se as pessoas estão conseguindo acompanhar o vídeo, se você precisa desacelerar, ou se elas têm alguma dúvida.

8. Responda seu público

Gestos simples podem fazer toda diferença, então, quando lhe fizerem uma pergunta, não deixe de respondê-las.
Demonstre consideração e que respeita o engajamento das pessoas.

Recursos do Instagram Live

1. Fixar comentários

Enquanto você faz a transmissão, vários comentários aparecerão na parte inferior da sua tela. Eles somem conforme outros comecem a surgir.
Você ainda poderá ler todos os comentários se subir a barra de rolagem, mas se quiser manter algum deles na sua telinha, é possível fixá-lo.
Para isso, basta clicar em cima e segurar. Para desfazer a ação, o caminho é o mesmo.

2. Compartilhar perguntas feitas em Stories

Recentemente, o Instagram lançou o Adesivo de Perguntas para organizar melhor a interação de perguntas e respostas também nas Lives.
Selecione as perguntas que quer responder e todos os espectadores poderão vê-las na tela.
Essas perguntas podem ser feitas ao vivo, ou você pode dedicar uns dias antes da Live para realizar enquetes e respondê-las nos dias da Live.

3. Filtrar comentários

Assim como no seu feed, você também consegue filtrar comentários nas suas Lives.O recurso é muito bem-vindo para bloquear aqueles comentários ofensivos que volta e meia aparecem.
Para acioná-lo, é só acessar as configurações do seu perfil de negócios do Instagram e selecionar o filtro em “Controle de Comentários”.

4. Compartilhar imagens

Durante a sua transmissão, um pequeno quadrado vai aparecer no canto inferior direito da tela. Ele serve para compartilhar as imagens que você tem no seu celular. Clique no ícone e selecione aquilo que deseja mostrar para seus seguidores.

5. Como tirar os comentários

Também há a opção de simplesmente desabilitar os comentários na sua Live. Clique nos três pontinhos na barra de comentários e selecione “Desativar comentários”. Você pode habilitá-los novamente quando quiser.
Mas lembre-se que essa estratégia talvez não seja uma boa opção.
Você está inibindo a participação do público, o que é um fator de engajamento. 

6. Fazer Live no instagram pelo PC

Se você prefere fazer sua Live pelo seu computador, também é possível.
Tudo que vc precisa é de uma webcam e que você tenha a versão mais recente do Instagram instalada no Windows 10.

7. Tempo de duração

O tempo máximo de duração de uma Live permitido pelo Instagram é de 90 minutos.Mas você define o tempo ideal para sua estratégia.
É importante, porém, que as Lives não sejam muito curtas pois, leva um tempo até que seu público apareça.

8. Convidados

O próprio Instagram tem esse recurso. São as duas carinhas que ficam sobrepostas localizadas no canto inferior direito. Selecione essa opção e uma solicitação será enviada para seu convidado. Se ele aceitar, vocês passam a dividir a mesma telinha em frações de segundos.

9. Fazer Live no Instagram e Facebook ao mesmo tempo

Através do download do software OBS Studio, você pode fazer todas as configurações necessárias a partir do seu computador (apenas computador!).
A vantagem de usar esse recurso é a possibilidade de alcançar muito mais pessoas na sua Live.


Conclusão

Nunca foi tão fácil se conectar com o público, e as redes sociais cumprem esse papel ainda mais com o streaming.
O Instagram Live é uma ferramenta que chegou para ficar e existem inúmeras razões pelas quais esse recurso precisa fazer parte da sua estratégia .
Siga essas dicas e suas transmissões ao vivo irão fortalecer seu relacionamento com seu público e trazer excelentes resultados.