Como Fotografar Com Flash Externo?

Se você quer aprender a tirar boas fotos, é importante entender como fotografar com flash externo. A tarefa pode não ser tão simples para aqueles que ainda estão começando a se aventurar no mundo da fotografia, mas vale a pena aprender!

Para saber usar o flash corretamente e de maneira que melhore o aspecto da foto é necessário aplicar algumas técnicas. Porém, quando se trata do modelo externo, algumas regras se diferem do interno.

Por que usar o flash externo?

Ainda que a maioria das câmeras já venha com um dispositivo de iluminação embutido, a verdade é que, em muitos casos, ele acaba não sendo tão eficiente quanto desejado.

Para aumentar a luz da foto, um flash externo é uma boa alternativa. Além de potencializar a iluminação, ele consegue oferecer um melhor controle do direcionamento da luz para o ponto que você quiser.

Antes de investir em comprar esse dispositivo, entretanto, é importante verificar a compatibilidade da sua câmera e saber qual deles é mais apropriado para a finalidade que você deseja. O flash externo pode ser acoplado diretamente na sua máquina fotográfica, mas também pode ser posicionado mais longe, por meio de cabos, ou conectado por tecnologias de infravermelho ou rádio.

Afinal, como fotografar com flash externo?

Temos algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor como fotografar com flash externo. Confira!

Distância

É preciso deixar o flash externo bem posicionado para conseguir obter o efeito desejado. A iluminação não deve ficar muito longe do objeto fotografado, caso contrário, ele receberá pouca luz.

Para descobrir qual a distância adequada é necessário saber qual a potência de seu flash, pois quanto mais fraco, mais próximo precisa estar.

Posicionamento

Teste mais de uma posição para encontrar a iluminação perfeita. É bem provável que logo de primeira não seja possível conseguir a melhor foto, então não deixe de tentar com ângulos diferentes.

Experimente modificações

Para aplicar alguns efeitos interessantes, experimente mudar o aspecto do flash. Pendurar um guarda-chuva na frente da luz, por exemplo, pode ajudar a suavizar mais a iluminação gerada. Essa é uma boa técnica para ser usada caso você não queira que o flash produza uma luz dura, pois ela irá causar no aparecimento de sombras nos objetos capturados.

Também é possível usar um rebatedor de luz para que ela apareça de modo mais homogêneo na fotografia.

Se você gostou das dicas de como fotografar com flash externo, confira mais dicas de fotografia no blog da Mutu!