Como Lidar Com a Crise Atual

Março de 2020. Estamos vivendo em um mundo que não esperávamos. Como dono de comércio eletrônico, você provavelmente está tomando decisões críticas sobre a segurança do seu local de trabalho, se deve permanecer aberto, o impacto em seus funcionários e clientes e outras questões.Considere imediatamente os efeitos dessa crise em sua empresa. Muitos de seus clientes, fornecedores e funcionários provavelmente serão impactados drasticamente. Pode ser necessário dinamizar sua empresa nos próximos três a seis meses.Reflita cuidadosamente sobre o impacto a curto e longo prazo desta crise.

Curto prazo, longo prazo

Clientes. Muitos serão forçados a reduzir gastos ou comprar itens de custo mais baixo. O seu catálogo de produtos pode atender a essas necessidades? Você deve reduzir os preços ou estocar diferentes tipos e quantidades de produtos?

 

Produtos e fornecedores

 Com tantos produtos adquiridos na China e em outros países, sua cadeia de suprimentos permanecerá válida? Os produtos podem sofrer atrasos no transporte ou simplesmente ficar indisponíveis. Seus fornecedores podem ser forçados a descontinuar produtos ou aumentar preços. Considere diversificar seus fornecedores. Avalie novos produtos que melhor atendam à nova realidade para seus clientes.

 

Funcionários

A economia mudará para sempre de várias maneiras. Seus funcionários provavelmente também mudarão, com um novo foco em saúde e saneamento no local de trabalho. Cronogramas de trabalho flexíveis podem se tornar inevitáveis. O trabalho temporário e forçado em casa pode se tornar permanente (e desejável). A realização da terceirização pode se tornar necessária se a equipe se tornar muito difícil.

 

Balanço Patrimonial

Dê uma olhada no fluxo de caixa se encontrar uma queda nas vendas. Muitas empresas de comércio eletrônico estão relatando um aumento nas vendas à medida que as lojas físicas fecham e os consumidores armazenam mercadorias. Mas esse aumento provavelmente será temporário. Preservar (ou gerar) caixa, considerando o refinanciamento de empréstimos ou a contratação de novos. Você pode precisar do dinheiro para financiar novos produtos ou evitar demissões. Atraso nos investimentos de capital, se possível. Conclusão: economize dinheiro.

 

A Tua Marca

É provável que você esteja recebendo e-mails de fornecedores, clientes e colegas do setor que abordam como a crise afeta o relacionamento deles com você. Considere fazer algo semelhante. Reflita também sobre como você pode ajudar seus clientes neste momento crítico. Evite danificar sua marca, parecendo não se importar ou destruindo clientes.

 

O Novo Normal

Essa crise vai passar, mas vai mudar o mundo. Até lá, faça mudanças críticas para sobreviver à tempestade e prosperar no "novo normal" depois.