Como Otimizar As Imagens do Seu Ecommerce

As imagens são essenciais e cartão de visitas para quem vende online, servindo de vitrine e provador. A otimização das imagens do site é uma maneira de fazer suas fotos parecerem melhores, sendo também uma parte crítica para ser encontrado nas buscas do Google.

Aqui estão cinco dicas simples para tirar o máximo de proveito das imagens do seu ecommerce:

 

1. Qualidade

 Quase todos os editores de imagens hoje em dia permitem que você salve as imagens em seu desktop em diferentes níveis de qualidade e resolução. Utilizar uma imagem com a mais alta resolução nem sempre é o mais indicado. As imagens grandes, como fundos, e imagens que não precisam de alta definição, podem ser salvas em uma qualidade apenas um pouco acima da média, a fim de reduzir o tamanho do arquivo e melhorar a velocidade de carregamento do seu site.

De qualquer forma você precisa de fotos de qualidade, principalmente se tem uma loja virtual. Seus produtos precisam ter uma boa iluminação e fundo infinito. Isso dará o destaque adequado ao seu produto, gerando muito mais vendas. Você pode adquirir um estúdio fotográfico portátil - esse seria o melhor investimento que você poderia fazer por suas fotos.

 

2. Formato 

Cada arquivo de imagem tem um sufixo (ou extensão) que indica o formato do arquivo. Os formatos de arquivo de imagem mais comuns são .JPG, .PNG e .TIFF. Talvez você não saiba que  diferentes formatos de arquivos se comportam de forma diferente, determinam como a imagem será carregada e até mesmo como ele irá parecer. Os web designers experientes decidem o formato de arquivo ideal para uma imagem levando em conta aspectos como cores, tamanho, densidade de informações etc. Porém, você não precisa ser um expert para otimizar suas imagens. Pesquise as diferenças entre os formatos e use-os conforme a necessidade do momento.

 

3. Nomes dos Arquivos 

Provavelmente você salva suas imagens de acordo com sua organização pessoal, nomeando algo como: “imagem5.jpg”, “088.gif” ou “festa.png”? Quando você faz o upload de imagens na internet, isso não é recomendável. Mais do que apenas uma maneira fácil de manter o controle de suas fotos, o nome do arquivo é usado para categorizar suas fotos nos resultados das pesquisas de imagens dos buscadores. Como as ferramentas de busca leem nomes de arquivo para fins de otimização de buscas, você precisa se assegurar de que suas imagens são nomeadas de acordo como voce quer que o resultado de buscas te encontre. Procure ser descritivo, mas sem usar muitos caracteres no nome do arquivo.

 

4. Tamanho

 Escolher quanto espaço sua imagem ocupa pode ser tão importante quanto a imagem em si. A altura e largura recomendadas para as imagens do seu site dependem muito do layout que você escolheu, a ênfase que deseja colocar no seu conteúdo visual, e como ele ficará em dispositivos mobile. Escolher a dimensão certa para suas imagens não só irá melhorar a aparência geral da sua loja virtual, mas também irá contribuir para que ele pareça mais profissional e organizado, gerando mais vendas.

 

5. Título e Descrição

 Quando você faz o upload de uma imagem no site, você pode adicionar um título e algumas palavras para descrever o que a imagem representa. Este texto é a informação meta que as ferramentas de busca usam para encontrar suas imagens, e que os ajuda a compreender melhor a sua loja online, o que por sua vez contribui com a sua classificação nos buscadores. Por isso é tão importante usar textos de imagem inteligentes. O texto de imagem ideal é um equilíbrio perfeito entre as palavras-chave do seu site e uma descrição verdadeira do conteúdo da imagem.