Guia de Como Começar a Vender em Marketplace

Conseguir visibilidade para os seus produtos na Internet é uma tarefa cada vez mais difícil, já que a concorrência no mundo digital só aumenta. Uma boa alternativa para quem não tem uma lojinha própria e quer aparecer é tentar vender em marketplace.

Se você está buscando uma exposição melhor para os seus produtos, essa pode ser uma boa oportunidade. Confira o guia que a Mutu desenvolveu para te ajudar!

O que é um marketplace?

Funcionando como uma espécie de vitrine de shopping, o marketplace é um portal colaborativo para lojistas de diversos segmentos diferentes. O dono do negócio se cadastra em sites, como Shoptime, Mercado Livre e OLX, e pode colocar os seus produtos à mostra, para que os clientes possam navegar entre as opções, dando uma “olhadinha”.

A principal vantagem de vender em marketplace é que toda a estrutura relacionada a formas de pagamento, registro de produtos e contato com os clientes é feito por meio da plataforma, de forma que o empreendedor não precisa se preocupar em criar seus próprios mecanismos. Tenha em mente, porém, que uma porcentagem do valor da venda ficará com o site.

Por conta disso, o processo é bem mais seguro, tanto para a loja, quanto para o consumidor. Ambos os lados têm a garantia de que não sairão no prejuízo por conta de fraudes. A empresa saberá se o pagamento foi realizado e efetuado com sucesso, enquanto o cliente terá a certificação de que aquela loja não é falsa.

O público pode acabar preferindo escolher produtos de marketplaces do que em e-commerces específicos de cada empresa, pois há a opção de fazer compras em mais de uma loja e finalizar como apenas uma transação, havendo a possibilidade de pagar apenas um frete.

Como vender em marketplace?

Para vender em marketplace é necessário, primeiramente, fazer um cadastro como vendedor diretamente no site de sua preferência. Depois, dependendo de qual foi a plataforma escolhida, será necessário apresentar documentação que comprove a regularidade de loja.

Após uma rigorosa seleção, o marketplace irá entrar em contato para avisar se você foi aprovado ou não. Caso a resposta seja positiva, você deverá cadastrar as mercadorias, mandando todas as informações possíveis. É importante que você tenha boas fotos de produto para melhorar a visualização dos clientes.

Gostou de saber como vender em marketplaces? Então não deixe de conferir outros artigos no blog da Mutu!