7 Considerações Para Fazer a Melhor Fotografia De Produto Para E-commerce

 

Os e-commerces permitem que os comerciantes tenham acesso a um mercado maior, mas isso não garante vendas.
Para isso, é fundamental oferecer informações detalhadas sobre os produtos, algo em que as imagens têm papel fundamental. Você sabe como conseguir fotos perfeitas para seus produtos de comércio eletrônico?

Em uma loja online, a fotografia do produto para o comércio eletrônico torna-se essencial, uma vez que os clientes não podem ver, sentir ou experimentar o produto diretamente.
O comércio eletrônico impede de terem a mesma experiência sensorial que obteriam em uma loja física.

Por isso, as páginas de comércio eletrônico recorrem à fotografia de qualidade para despertar o interesse por seus artigos e, dessa forma, impulsionar as vendas.
À medida que você usa imagens melhores, as chances de atingir esses objetivos serão muito maiores, mas na fotografia de produtos para e-commerce, o critério de qualidade responde a duas ações: manter a essência do artigo e divulgar todos os seus atributos da forma mais confiável possível.
Coloque em prática as seguintes recomendações e descubra como conseguir essa naturalidade na composição fotográfica, além da engenhosidade, da criatividade e das técnicas que você decidir aplicar para fazer um produto se destacar nas páginas de comércio eletrônico e atrair a atenção do público.

 

1. Crie Um Guia de Estilo de Fotografia

Busque referências: visite exposições e procure livros, revistas e catálogos de fotografia, para que possa formar um critério visual amplo e rico e assim ter tudo mais claro para criar seu guia de estilo, no qual você estabelecerá todas as diretrizes e especificações para desenvolver o processo fotográfico.

2. Fundos Adequados

Na fotografia de produto para páginas de comércio eletrônico, o plano de fundo determina parte do seu sucesso. Quando se trata de alimentos ou objetos com cores intensas, um fundo branco é melhor, enquanto produtos transparentes contrastam melhor com um fundo preto. Você também pode obter resultados muito estéticos optando por fundos variados / desfocados, nos quais apenas o produto é focado.
Sem dúvida, a melhor opção são fundos infinitos de cores variadas e o papel Color Plus é a escolha ideal para fotos de produtos.

3. Iluminação

A luz natural é a melhor, mas como você não pode controlá-la do seu jeito, terá que ter luz artificial para alguns produtos, usando difusores, refletores, flashes e lâmpadas.
Ou pode investir em um estúdio fotográfico portátil, com um custo - benefício irretocável, possibilitando você fotografar em qualquer lugar, em qualquer hora, inclusive à noite e independente de luz externa.

Luz Artificial

Utilize luz dura para objetos foscos e difusa para os reflexivos, na lateral, se quiser dar volume com realces e sombras, e contra, para realçar a textura de objetos ásperos.
Aproveite essas dicas para melhorar a fotografia do produto de comércio eletrônico de sua loja.

4. Suporte

Uma foto de produto eficaz se caracteriza por ser totalmente nítida, portanto a estabilidade do equipamento é fundamental na obtenção da imagem, ese  obtém através de um tripé.
Além disso, como sempre é necessário fazer testes diferentes, o tripé permitirá a obtenção de vários disparos sem perder o ângulo e o enquadramento inicialmente adotado.

5. Foco

Se você oferece um único produto, na fotografia de divulgação, ele não pode aparecer acompanhado de outros itens (a não ser que seja uma composição artística com adereços e isso fique explícito), pois isso desvia a atenção e gera confusão, mesmo que você esclareça nas especificações.
Na foto é conveniente mudar de posição e mostrar todas as perspectivas possíveis, para que o comprador possa ver os detalhes, mas você deve sempre focar em um produto por foto.

6. Edição

Por melhores que fiquem as fotos, é preciso sempre editar para corrigir e melhorar o resultado, mas tome cuidado para não exagerar ou causar alterações visuais diferentes da realidade, pois isso acabaria sendo um erro grosseiro, o que é fatal para seu comércio eletrônico.
Existem ferramentas pagas, como o Adobe Photoshop, ou outras gratuitas e menos complexas, como o Snapseed, que serão de grande ajuda.

 

7. Os Detalhes

Expanda as possibilidades de edição clicando em Raw, da mesma forma, obtenha maior nitidez e possibilidade de campo com uma abertura de lente menor.
Com o ISO no mínimo, você reduzirá o ruído. Embora você possa editar as imagens posteriormente, evite fotografar produtos em mau estado, com impressões digitais ou vestígios de poeira, pois esses detalhes são claramente visualizados e afetam o negócio.

Aproveite essas dicas de fotografia de produto para e-commerce e comece hoje mesmo a melhorar a percepção dos produtos em sua loja digital.