Como Criar Texturas para Fotografias?

 

Uma das maiores virtudes de fotografar é conseguir fazer com que as pessoas que veem a imagem não apenas olhem, mas também sintam. Uma das maneiras de transmitir essas sensações são por meio de texturas para fotografias.

Sejam elas trabalhadas no momento do clique ou na pós-produção por meio de programas de edição, elas são importantes para enriquecer o material. Se deseja saber como aplicar esta técnica em suas imagens, confira este artigo que a Mutu preparou para você!

 

Qual a importância das texturas para fotografias?

Mais do que simples imagens, as fotografias têm a capacidade de despertar emoções. Para isso, é preciso entender alguns elementos que deixam os cliques ainda mais artísticos.

O destaque das texturas tem muito a ver com o realce do contraste. Isso porque perceber as linhas que formam a composição fotográfica de maneira tão marcada podem provocar um maior interesse.

Assim, quando uma textura para fotografia é bem aplicada — novamente, tanto na hora da foto quando na edição —, a pessoa consegue sentir aquilo.

 

A textura na pré-produção

Quando for fazer as suas fotografias, observe bem o ambiente. Será que existe alguma textura que pode ser destacada?

Por exemplo, como fazer que uma parede de concreto mal acabado faça com que quem veja a imagem sinta que ela é áspera sem ao menos tocá-la? Ou, como fazer com que um chão coberto de pedras dê aflição ao pensar em pisar naquele local?

A resposta, na verdade, é bastante simples. Um bom jogo de iluminação e os cliques feitos do ângulo certo são capazes de fazer isso. Teste todas as possibilidades possíveis, tente criar padrões — ou até mesmo quebrá-los — e acredite em seu potencial.



A textura na pós-produção

Existem texturas que simplesmente não podem ser capturadas pelas lentes da câmera, ou que precisam ser evidenciadas por meio de programas de edição.

Cada um dos softwares tem algumas especificações próprias, mas, em geral, todos eles trazem alguns modelos de texturas para fotografia que podem ser usados. Entretanto, se for de sua preferência, pode criar as suas próprias com o uso de outras imagens como base.

É importante que, sempre que for adicionar esse efeito em sua imagem, você tenha alguma referência original daquela textura. Assim, você evita que o resultado final fique artificial.

Gostou de saber como criar texturas para fotografias? Então não deixe de conferir outros artigos no blog da Mutu!