Como Aumentar as Vendas do Seu E-commerce

Você está divulgando seu e-commerce e não está vendendo bem, os visitantes saem do seu site sem comprar.
Saiba como reverter isso.


Navegação

Você não venderá nada se os visitantes não encontrarem o que desejam. Uma navegação confusa custará a você vendas e clientes, porém, não existe solução mágica.
Isso dependerá do tipo de produto, suas categorias e acessórios.
Considere:

Página de Menu

Se você tem uma categoria grande de produtos, um menu suspenso pode  deixar o site com a navegação confusa, dificultando os clientes encontrarem o que precisam.
Elimine menus suspensos e ajude a navegação do usuário de celular também, pois cada vez mais estão comprando através de smartphones.

Use um Botão de Compra Fixo

Adicione o botão “comprar” como um elemento fixo no cabeçalho para que os visitantes possam avançar facilmente para comprar sempre que eles estiverem prontos para fazer o pedido.

Itens do Menu

Os visitantantes  prestam mais atenção nos itens que estão no começo ou no fim de uma lista. Direcione seus visitantes aos links mais importantes (como produtos em destaque) colocando-os no início ou no final do seu menu de navegação.

Oferta especial

Ofertas limitadas são meios eficazes de aumentar as vendas. Chame a atenção para promoções colocando um aviso logo abaixo da barra de navegação.

Busca no site

Os consumidores não têm paciência para ficar procurando no seu site. Eles abandonam o site porque precisam de muitos cliques para chegar aonde querem ir. Melhorar a busca no seu site ajuda na retenção, vendas e fidelização.

Barra de Pesquisa

A ferramenta de busca é o modo mais rápido de encontrarem o que precisam. A  caixa de pesquisa deve estar grande e visivelmente bem posicionada no site.

Função  Autocompletar

Deixe a pesquisa mais rápida e fácil aos consumidores apresentando frases e produtos correspondentes numa lista suspensa enquanto eles digitam e com representações visuais de produtos específicos. 

Recurso de Pesquisa

A pesquisa deve ser pelo nome do produto ou pelo número do modelo.
Considere erros ortográficos através de corretor e dando resultados mesmo que não se digite o nome certo do produto. Permita pesquisas com símbolos e abreviações.


Visualização do produto

Já que seus visitantes não podem tocar ou sentir seus produtos, você precisa ter fotos de alta resolução e qualidade suficiente para suportar o zoom em diferentes níveis de detalhe. Otimize suas imagens para reduzir o tempo de carregamento, se demorarem muito para abrir, as pessoas desistem.


Personalização

Ofereça recomendações de produtos baseados em buscas feitas anteriormente baseado em seu histórico de pesquisa, hábitos e preferências.
Sugira outros itens baseados nos produtos que o visitante está procurando, possibilitando venda cruzada para aumentar o valor médio dos pedidos.


Avaliações e opiniões de usuários

Os consumidores confiam em opiniões de outros sobre vestuário, bens domésticos e itens de cuidados pessoais para comprar.
Estas avaliações são muito mais confiáveis para os consumidores do que as descrições dos produtos feitas pelo vendedor.
Coloque a média de avaliações no topo da página do produto – boas avaliações motivarão os consumidores a continuar lendo sobre o produto.
Garanta que a publicação das opiniões seja adequada para dispositivos móveis. Permita aos avaliadores publicar uma opinião com apenas alguns toques e deslizadas.
Habilite a publicação de conteúdo multimídia, como fotos e vídeos.
Ofereça o recurso de Pergunta e Resposta ao lado das opiniões sobre o produto.
Encoraje outros consumidores a entrar na conversa e certifique-se de que sua equipe esteja monitorando a interação.

Lista de desejos

Uma lista de desejos é um recurso prático que permite aos clientes escolherem os itens de seu interesse aumentando a probabilidade de compra.
Para criar uma lista de desejos, os visitantes precisam criar uma conta em sua loja online.
Isto te dá a oportunidade de oferecer promoções e de captar dados do cliente para aumentar as vendas.
Apresente conteúdo segmentado com base nos itens dos quais eles demonstram interesse.
Identifique tendências de varejo e atividades sazonais para refinar a previsão de procura.
Entenda o que seus clientes  procuraram e ofereça produtos parecidos.

Suporte ao Cliente

Uma vantagem que as lojas físicas têm sobre sites de e-commerce é a possibilidade de os clientes interagirem com o vendedor em tempo real para tirar suas dúvidas e para facilitar as tomadas de decisão.
Para aumentar suas vendas, você precisa ter certeza de que os consumidores tenham acesso a um método amigável e oportuno.

Melhore sua página de contato

Sua página de contato deve ter muitos meios para que os clientes possam obter suporte, como as mídias sociais, emails e telefone.
Inclua links direcionados à sua página de perguntas e respostas, à sua página de política de devoluções etc.
 

Chat em tempo real

Permita aos consumidores obter assistência imediata sem precisar sair da página do produto. Assim é bem mais provável que completem a compra e você reduz muito os custos com suporte ao cliente.

Botão “clique para ligar”

Aprimore seu site com o recurso de clicar para ligar, de forma que os consumidores possam entrar em contato com o suporte na hora em que estão comprando.

Checkout

A taxa de abandono de carrinho nos sites é altíssima. Reduza isso aperfeiçoando seu fluxo de pagamentos e com uma experiência de usuário rápida e fácil de usar.

Adicione opções avançadas de pagamento

Alguns consumidores preferem outros métodos de pagamento que não sejam através de cartões de crédito e débito.
Adicione opções como Amazon Pay, PayPal e Google Wallet - úteis para quem está pagando por celular, tornando rápido e fácil completar a transação.

Ofereça opções de entrega

Apresente opções de entrega e dê datas estimadas para que os clientes sintam-se tranquilos de que seus pedidos chegarão dentro do prazo.
Se você tem de uma loja física, insira a opção de retirada na loja.
Muitos compradores preferem pesquisar online e comprar pessoalmente. 

Inclua uma calculadora de custos com frete

Os custos inesperados com frete no final do processo de pagamento são a razão número um para o abandono de carrinho de compras.
Seja transparente e facilite a localização dos custos e das páginas com termos e condições.
Se os seus custos com frete variam baseados nos produtos ou na localização do comprador, inclua uma calculadora de custos de frete no começo do processo de pagamento.


Insira uma barra de progresso

Compradores abandonam seus carrinhos porque o processo de pagamento é confuso e longo demais.
Aumente a transparência com uma barra de andamento assim eles não se sentirão travados numa interminável tentativa de pagamento que parece confusa e um desperdício de tempo.

Apresente uma lista de compras passadas

Se os seus clientes fazem compras recorrentes, facilite o pedido para eles criando uma lista de compras passadas e  use uma estratégia de personalização de email para enviar um lembrete quando for a hora de fazer novamente um pedido.

Use preenchimento automático

Assim seus clientes não necessitam digitar todas as informações em seus formulários de pagamento, agilizando o processo e tornando-o mais rápido e fácil, especialmente em compras através de celulares.

Facilite a devolução

Os compradores analisam a política de devolução do antes de realizar de comprar. Uma política de devolução clara e amigável ao consumidor  aumenta as vendas.
Ofereça opções de devolução flexíveis, incluindo diferentes métodos de frete e devoluções em loja para tornar o processo mais satisfatório possível para seus clientes.
Considere configurar um portal de devoluções online centralizado para gerenciar todas as devoluções e providenciar uma experiência de usuário clara e simples.

Ofereça assinaturas

Incentive os consumidores a assinar por produtos que necessitem ser reabastecidos regularmente, oferecendo um desconto. Eles assinam e ficam despreocupados enquanto você segue gerando receitas.

 

Conclusão

No final das contas, seu cliente é o que importa.
Foque seu tempo, esforços e investimentos na otimização de recursos que proporcionem uma experiência de usuário rápida e harmoniosa.
Projete cada detalhe – desde encontrar um item e aprender sobre o produto seguindo todo o processo até completar a transação e gerenciar o pedido – a partir de uma perspectiva feita para o cliente.
Teste a usabilidade para ajustar a experiência de usuário antes de implementar as alterações.
Depois que as mudanças forem publicadas, fique de olho em seus índices para garantir que os novos recursos estejam procedendo como o esperado.