5 Dicas de Fotografia para Iniciantes

Se você chegou até aqui, provavelmente está dando os primeiros passos no universo fotográfico, não é mesmo? Quando começamos a praticar algo novo, é normal encontrarmos algumas dificuldades pelo caminho. Separamos algumas dicas de fotografia para iniciantes que podem te ajudar a entender melhor o assunto e especializar-se, tornando suas imagens muito mais profissionais!

1. O que é ISO, diafragma e obturador?

Entender como funciona uma câmera é essencial para conseguir boas imagens. Mesmo quando falamos sobre fotografia para iniciantes, o modo automático não é o ideal. Você precisa treinar no modo manual. Mas, para isso, também necessita compreender quais são os três elementos básicos:

  • ISO — sensibilidade à luz do sensor. É o que mexe com a claridade da foto. Quanto maior, mais ruídos (pontinhos granulados);

  • diafragma — responsável pela quantidade de luz que entra na imagem (funciona em um sistema de abre e fecha). A luz atinge o sensor e gera a imagem;

  • obturador —  responsável pelo tempo que a luz é projetada na câmera. Quanto mais tempo, mais luz.

2. Buscando inspiração

Na fotografia para iniciantes, referências são fundamentais. Vá atrás de inspirações, busque entender que tipo de fotografia te agrada, compreenda o estilo, conheça profissionais da área e vá a exposições.

3. Use a regra dos terços

A regra dos terços é um dos maiores auxílios que um fotógrafo pode ter. Ela ajuda a prover mais harmonia para os elementos de sua imagem. São três linhas que cortam a foto na horizontal e três na vertical, formando nove quadrados.

4. Cuide muito bem de seu equipamento

Um bom equipamento fotográfico demanda alto investimento. Portanto, é essencial cuidar do seu material. Guarde-o em um local arejado, longe de luz e cuide para que não pegue poeira ou umidade. Quando for trocar a lente, busque fazê-lo em locais fechados. Compre um kit de limpeza e, sempre que sair com a câmera, limpe na volta.

5. Procure a luz ideal

Um dos grandes segredos da fotografia é entender qual é a iluminação ideal. Na fotografia para iniciantes pode ser difícil compreender a importância deste item. Isso você aprenderá com a prática! Luzes mais fortes e diretas geram sombras mais marcadas, por exemplo. Em contrapartida, luzes difusas criam texturas suaves.

 Gostou das nossas de fotografia para iniciantes?

 Aventure-se pelo universo fotográfico! Fotografe muito, pois a prática realmente leva à perfeição. Se você gostou das nossas dicas não deixe de acompanhar o blog da Mutu, onde postamos artigos novos todas as semanas para quem quer aprender muito mais sobre o assunto.