Você sabe o que é a fotografia still? Ela é conhecida como “fotografia de produto” e integra uma área complexa que exige dedicação e estudo por parte do fotógrafo. Para entender melhor como trabalhar a iluminação para fotografia still confira as dicas abaixo:

O que é preciso em uma boa iluminação para fotografia still

Antes de tudo é preciso entender que iluminar uma foto não é preencher todo o ambiente de luz. Afinal, o que compõe um bom resultado é o balanço correto entre luz e sombra. Antes de conferir as nossas dicas, entenda qual equipamento você utilizará para fotografar. Vai usar um celular? Entenda as suas limitações e configurações básicas, para não prejudicar o seu resultado final. Já na fotografia com câmera DSLR, o importante é dominar as funções, por isso estude o manual da sua câmera e pratique antes de partir para as fotos comerciais. Veja outras três dicas fundamentais:

Equipamento de iluminação e estúdio

Na fotografia de produto, não é recomendável fotografar ao ar livre. Apesar da luz solar ser uma excelente fonte de iluminação, será preciso investir em um estúdio e espaço com equipamentos como refletores, softbox e tapadeiras. Com estes acessórios você pode trabalhar a sua foto de maneira criativa e profissional. Além disso, uma dica acessível é investir em estúdios portáteis. Eles são desenhados exclusivamente para a fotografia de produtos e podem facilitar a sua vida, pois já possuem uma fonte de iluminação e fundos infinitos. Um exemplo é o Pop Up Photo Studio da Mutu, dobrável e de uso intuitivo.

Conceito

Antes de sair fazendo cliques com sua câmera, entenda qual será o conceito da sua foto. Para isso, observe a finalidade dela. Será comercial? Então preze por um fundo homogêneo e iluminação que destaque o objeto. Caso o seu trabalho tenha finalidades mais artísticas, esta é a hora de sentar e visualizar o que deseja em sua foto. Pesquise referências, para entender como aplicar a melhor iluminação para fotografia still.

Forma

Objetos inanimados podem ser tediosos e difíceis de despertar interesse em uma foto, por isso estudar a forma de cada um antes de clicar é um jeito de adquirir familiaridade com aquele objeto e explorar os posicionamentos e efeitos de luz e sombra no trabalho. Gostou de aprender com nossas dicas sobre iluminação para fotografia still? Veja outras técnicas de iluminação fotográfica com led e torne-se um expert em fotografia junto com o blog da Mutu.