Embalagens: Encante seus Clientes

No e-commerce, a embalagem de envio representa o contato direto com o cliente, além de ser uma das oportunidades de marketing mais úteis e menos utilizadas pelos lojistas virtuais.
A embalagem no e-commerce tornou-se necessária para proteger o mais importante: o produto que o consumidor encomendou.
No entanto, como os hábitos do cliente mudam no comércio virtual, a entrega de uma experiência completa de marca vai além do produto, deve ser transcendida em uma experiência completa e encantadora.
Neste post, veremos como a experiência de embalagem é importante para a marca, junto com as ferramentas e recursos que você precisa para entregar uma experiência memorável aos seus clientes, que eles desejarão compartilhar com amigos e familiares.

Experiência da embalagem

A experiência de embalagem da marca é uma seleção cuidadosa dos materiais de embalagem e transporte, bem como a apresentação dos produtos. O objetivo é fornecer valor agregado ao cliente por meio da capacidade de criar uma experiência memorável e compartilhável.
Cada ponto de contato deve ser usado para criar uma experiência de marca que o diferencie dos concorrentes e seja positiva.
A partir do momento em que a embalagem chega à porta do cliente, ele sabe que está tendo uma experiência incrível e mal pode esperar para abri-la. Assegure-se de empolgar e até emocionar seu cliente.

A Importância Da Experiência 

Grande parte da construção de uma marca bem estabelecida a longo prazo concentra-se em envolver o cliente continuamente.
Lembre que é bem menos caro  e trabalhoso fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez em sua loja do que conquistar novos.
Pesquisas apontam que 52% dos consumidores provavelmente farão compras repetidas em uma loja online que entrega embalagens premium.
Além disso, cerca de 4 em cada 10 consumidores compartilharão uma imagem de sua embalagem de entrega por meio das redes sociais se a considerarem única e relevante.
O valor da embalagem vai além da experiência do cliente, gerando consequências de marketing.
A experiência vai além de apenas fazer um pedido online, espera-se que o cliente abra o produto e encontre uma embalagem e um produto lindamente embalado e compartilhe essa experiência em suas redes sociais.
A ação de recomendar um produto ou marca nas redes sociais fideliza o cliente e promove a marca espontaneamente.

Embalagem

Vários elementos podem ser incluídos em uma experiência de embalagem bem projetada. Escolha estrategicamente qual deles oferece maior valor para seus clientes.
Veja abaixo alguns elementos a se considerar para criar experiências melhores e memoráveis ​​para seus clientes.

  • Caixa – O maior item a se considerar é a caixa de remessa. Tradicionalmente, as caixas brancas e marrons com texturas onduladas reinam em todo o mundo, pois são baratas e funcionam perfeitamente. A caixa de remessa representa a maior oportunidade de começar a criar aquela experiência incrível, porém tem um preço alto.

  • Paper Wraps - embrulhar seus produtos neste papel adiciona um toque extra de mistério e emoção à experiência de embalagem. Algumas opções a serem consideradas são o uso de papel personalizado ou colorido.

  • Enchimentos - os enchimentos tradicionais incluem isopor, espuma ou plástico bolha. Embora estourar o preenchimento da bolha seja uma coisa divertida de fazer, não é atraente aos olhos e não faz muito pela sua marca. Uma excelente alternativa é papel colorido.

  • Estampas - Os elementos impressos podem ser usados ​​de várias maneiras. Se você usar lenço de papel, uma etiqueta pode ser usada para selar o papel ou uma impressão personalizada (um pouco mais cara) pode ser usada diretamente na caixa como uma opção para marcá-la.
    As estampas são versáteis e baratas.

  • Cartões  - O cartão não precisa ser tradicional para exibir informações da empresa.
    Adicione um cartão que forneça um desconto no próximo pedido ou que pode dar a um amigo um desconto e instruções de uso.
    As possibilidades são infinitas e econômicas.

  • Recibo - É bastante comum incluir um recibo na embalagem, mas há muito espaço para melhorias na forma como você o apresenta ao cliente na embalagem. Leve em consideração um restaurante caro e como eles apresentam a conta para você. Em alguns dos melhores restaurantes, o recibo chega na hora certa e costuma ser apresentado com elegância e em uma pasta fechada. Considere isso ao enviar seu recibo e como fazê-lo.

  • Nota  – Você pode implementar as notas escritas à mão.
    Isso diz muito sobre a sua marca para seus clientes, oferecendo um toque pessoal, que faz com que as pessoas saibam que existem pessoas por trás da marca.

  • Fita - a fita é necessária para a embalagem. Atualmente existem diferentes opções de fitas, incluindo cores que podem completar sua embalagem.

  • Brindes – Um brinde pode ser uma boa forma de surpreender e encantar seus clientes, além de aprimorar e melhorar sua experiência de compra.
    As pessoas adoram brindes e geralmente postam nas redes sociais quando são agraciadas com um.
    Com base no ticket médio, forneça brindes para aprimorar a experiência.

  • Amostras - conhecendo também o perfil do cliente, você pode considerar a inclusão de uma amostra de novos produtos com probabilidade de venda cruzada com novos clientes.


Custos e Experiência da Embalagem

Um elemento importante para a experiência da marca é o custo.
Decida com base no ticket médio e nas margens de lucro o que é sustentável ou não para seu negócio.
Caixas personalizadas tendem a ser caras, mas estão associadas à criação de uma experiência de marca customizada e ser criativo pode ajudar a economizar esses custos e alcançar resultados semelhantes.
Se você quiser personalizar ainda mais essa experiência, pode considerar a adição de adesivos.
Em quase todos os casos, quanto maior a quantidade de itens no pedido dos materiais de embalagem, mais barato é o custo.
Planeje os itens que deseja usar e peça maiores quantidades para reduzir custos.

Conclusão

Criar uma experiência memorável deixa os clientes com algo que eles desejam compartilhar, o que certamente ajudará a construir uma vantagem competitiva que pode ajudar a impulsionar novos negócios e também atrair novos clientes.
No final das contas, você não está construindo uma empresa de e-commerce, está construindo uma marca que tem o e-commerce como principal canal de distribuição.
Reavalie sua embalagem e considere quanto você está gastando atualmente, suas margens de lucro e o ticket médio dos pedidos, avaliando o que pode ser feito para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes que os atrairá a voltar e compartilhar a experiência.