5 Erros Para Evitar No Seu E-Commerce

 

Nunca foi tão fácil criar uma loja virtual.
São muitas plataformas disponíveis e incontáveis marketplaces estabelecidos.
O crescimento da sua loja online depende do seu tino comercial e irá te consumir tempo, energia e dinheiro.
Estar consciente das armadilhas mais comuns que acontecem na área de comércio eletrônico pode te ajudar a evitar a perda de oportunidades que podem sair muito caras.
É possível driblar 5 erros típicos de marketing no comércio eletrônico, confira:


1. Não Conhecer Seu Público-Alvo

Um dos erros mais corriqueiros é não definir claramente o seu público-alvo e suas motivações.
Não espere que as pessoas certas cheguem no seu site só porque você tem um produto que elas possam querer ou necessitam.

Os consumidores precisam conhecer a sua empresa, você tem que saber quem eles são e como alcançá-los.
Sem ter uma ideia clara de quem é seu público-alvo, qualquer iniciativa de marketing que você tome vai ser completamente aleatória.
Conhecer seu público vai te ajudar a descobrir que imagens usar nos seus anúncios, a linguagem adequada, canais de comunicação relevantes, etc.
Portanto, invista tempo e energia em conhecer e compreender seus clientes em potencial.
Definir e compreender seu público-alvo vai te ajudar a criar um posicionamento de marca que vai repercutir com sua audiência, e uma experiência de compras positiva fará com que  comprem muitas outras vezes de você.

 

2. Não escolher o canal mais adequado

Você deve saber qual a melhor maneira de alcançar seu público alvo.
Eles estão no Instagram ou Facebook? Eles compram na Amazon ou no Mercado Livre? Eles leem email marketing?
Sem essas respostas, seus produtos provavelmente nunca serão vistos por potenciais clientes, por mais valiosos que seus produtos sejam.
Alguns canais de venda são excelentes para alcançar consumidores que estão procurando por um produto, outros funcionam bem para alcançar clientes que já conhecem a sua loja.
Entenda como funciona cada canal e não tenha receio de experimentar diferentes meios para alcançar seus leads.
Defina metas como: quantidade de  potenciais clientes atraídos, engajamento com clientes anteriores, aumentar a quantidade e qualidade do tráfego, etc
Com base nos seus objetivos, selecione os canais de ecommerce mais adequados para conectar a sua empresa a potenciais consumidores:

● Os buscadores são excelentes ferramentas para segmentar as pessoas que já estão procurando por um produto e tendem a se converter mais facilmente em clientes.
Buscadores como Google e Bing oferecem muitas opções de divulgação, como anúncios em texto ou em imagens, lista de produtos, etc.
Otimizando o SEO do seu site você pode ter um ranking orgânico para termos de busca relacionados e conseguir um crescimento de valiosas fontes de tráfego gratuito.
● Marketplaces são uma excelente forma para alcançar clientes que estão fazendo buscas e facilmente verificar muitos produtos de diferentes categorias.
● Email marketing é outra excelente forma para alcançar consumidores com um grande potencial de conversão. São clientes que já compraram ou são consumidores interessados na sua empresa que forneceram seus endereços de email, o que faz com que seja mais provável que comprem de você no futuro.
● Remarketing permite segmentar clientes que visitaram seu site e podem ainda estar interessados. Pode ser feito através de canais como o Google e Facebook adicionando um pixel de rastreamento que em outro momento vai mostrar anúncios aos visitantes do seu site.
● Redes Sociais permitem alcançar consumidores que não necessariamente estão procurando por um produto. Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest oferecem a possibilidade de segmentação detalhada com base no estilo de vida,  perfil demográfico e comportamento.

 

3. Não Cuidar de Suas Páginas de Produtos

Potenciais consumidores não interagem fisicamente com seus produtos antes de comprá-los, mas eles se engajam com suas páginas de produto. Essas páginas têm que convencer os clientes a comprar o produto no seu site ao invés de comprar de outras pessoas.
Forneça descrições de produtos precisas, com recursos, especificações e benefícios com fotos e vídeos de alta qualidade.
Inclua avaliações autênticas do produto e depoimentos, estes são os principais fatores na conversão.
Otimize o SEO das suas páginas de produto - inclua todas as palavras-chave relevantes e certifique-se de não estar copiando as descrições do fornecedor uma vez que conteúdo duplicado é penalizado pelos sites de busca.

 

4. Criar uma Experiência de Compras Insatisfatória

Depois de passarem pelos caminhos iniciais do seu site, muitos visitantes abandonam os carrinhos de compra em virtude de obstáculos no caminho.
Para aumentar o número de conversões, simplifique o máximo possível o processo de checkout e elimine ao máximo os passos para o checkout.
Tenha botões grandes e texto curto e remova todos os campos desnecessários.
Além disso, possibilite um checkout simplificado e só depois disso adicione-os à comunidade da sua marca ou às listas CRM.
Pagamentos inesperados como impostos ou taxas de entrega podem afastar potenciais clientes também.
Forneça toda informação de taxas bem antes dos consumidores chegarem à página de checkout.
E por fim, o pagamento: não perca um cliente porque ele não consegue ter um meio para te pagar. Existem diversos meios de pagamento online, desde cartões de crédito a Pix.
Tente descobrir quais os meios de pagamento que seu público-alvo prefere e foque neles.

 

5. Oferecer um atendimento ao cliente ineficiente

É mais fácil e mais lucrativo manter um cliente atual e provavelmente esse cliente vai fazer mais negócios com a sua empresa se você oferecer um excelente atendimento.
Um atendimento ineficaz, desde uma demora em responder ou mostrar impaciência até não oferecer reembolso é a maneira certa para perder os clientes atuais e não conseguir novos.
Dê o máximo de atenção e busque a excelência ao responder às mensagens e reclamações em seu site, redes sociais, whatsapp,telefone e e-mail.
Esteja disponível sempre que os clientes precisarem com toda a atenção e orientação.