Flash de Câmera — 3 Erros Básicos e Como Evitá-los

Todo iniciante no mundo da fotografia está sujeito a cometer alguns erros em suas primeiras vezes, pois ainda não adquiriu a técnica necessária para conseguir os cliques mais profissionais. Um equívoco muito comum, inclusive, está relacionado ao uso do flash de câmera.

Não há nenhum problema em cometer esses erros no começo, mas saiba que eles são bem básicos e fáceis de serem evitados com apenas algumas técnicas simples. Pensando nisso, a Mutu preparou algumas dicas que podem te ajudar a conseguir melhores imagens!

Quais são os erros comuns no uso do flash de câmera?

O flash é um dos elementos da câmera que mais geram dúvidas na hora de fotografar. Afinal, ele realmente é necessário? Ou ele deve ser usado sempre? Veja só alguns erros comuns e aprenda a fazer o seu uso de maneira certa!

1. Esquecer que ele existe

Provavelmente você já ouviu em algum lugar que o uso do flash pode causar um efeito na imagem não-desejado e, por isso, decidiu que nunca irá acioná-lo. Mas, não é bem assim. O que acontece é que sua luz é mais dura e, por conta disso, faz com que os objetos formem sombra e, dependendo do caso — como em fotos de produtos —, isso não é legal.

Embora o uso da iluminação natural seja o ideal e recomendado, em alguns momentos o flash se torna necessário — e não há nenhum problema nisso! Além do óbvio, quando há pouca luz, ele também pode ser útil quando há muita exposição, pois irá preencher algumas sombras.

2. Fazer um mau posicionamento

O posicionamento do seu flash é bastante importante e poderá definir se a imagem sairá boa ou não. Quando se trata da fotografia de pessoas, por exemplo, tome cuidado para evitar o efeito de olhos vermelhos, que acontece quando a luz entra diretamente nas pupilas.

Outra questão é que em determinados pontos do local que está sendo fotografado pode haver materiais refletores, que irão captar o flash de câmera e causar o seu reflexo, estragando a imagem.

3. Usar a luz dura

Como dito anteriormente, a luz produzida pelo flash é dura e gera muitas sombras. Entretanto, é possível suavizar a iluminação, de modo que ela só deixará o ambiente mais claro, porém não em excesso.

Você pode usar difusores por cima do flash, para que a luz se torne mais fraca. Além disso, outra técnica que pode ajudar a equilibrar a iluminação é o uso de rebatedores de luz.

Agora que você já sabe como usar o flash de câmera, aprenda como usar o flash externo! Confira outros artigos sobre fotografia no blog da Mutu!