Flat Lay — Saiba Como Adotar a Técnica de Fotografia

Se você ainda não sabe o que é flat lay e não aplica o conceito em seu empreendimento, não sabe o que está perdendo! A mais nova tendência da internet pode alavancar as vendas e a penetração de seu e-commerce. O melhor? É simples, fácil de fazer e deixa suas imagens mais bonitas e as fotos de produtos mais atraentes aos olhos dos clientes.

Afinal, o que é flat lay?

O flat lay nada mais é do que uma técnica fotográfica. Nela, os objetos que fazem parte da composição são organizados em qualquer superfície plana e o registro da imagem é feito de cima, em um ângulo de 90°.

Como imagem é feita de cima para baixo, os detalhes de cada um dos componentes acabam sendo valorizados, além de ser uma maneira diferente, divertida e interessante de desenvolver imagens criativas.

Apesar de estar em alta agora, a primeira vez que se tem registro da técnica aconteceu em 1987. Na ocasião, o faxineiro de uma loja de móveis, Andrew Kromelow, escolheu alguns itens espalhados pelo local e desenvolveu uma organização diferente em cima de uma mesa.

Porém, foi apenas em 2009 que o flat lay finalmente deslanchou, com o advento das redes sociais, principalmente do Pinterest e, posteriormente, do Instagram.

Aplicando o flat lay em seu e-commerce

Uma imagem em flat lay realmente atrai a atenção e os olhares de qualquer cliente, já que não é comum vermos a técnica sendo utilizada neste tipo de cenário. Para aplicar aos produtos que vende em seu e-commerce, basta ficar atento a alguns pontos importantes e ser criativo! Confira as dicas que a Mutu separou e comece agora mesmo esse trabalho!

  • trabalhe o equilíbrio — o ponto mais importante na hora de criar composições em flat lay é a maneira com que os objetos estão dispostos na cena. Equilibre os itens em todos os cantos do cenário;

  • escolhendo o fundo — optar pelo fundo certo é essencial, pois é uma forma de destacar os produtos que aparecerão na imagem. Escolha cores contrastantes, por exemplo. Se quiser ousar, aposte em padrões e estampas;

  • brinque com a simetria — a simetria é uma ótima ferramenta para trabalhar o flat lay. É claro que você não precisa deixar tudo completamente espelhado, mas é mais uma forma de tornar a imagem interessante;

  • pense nas cores — procure escolher uma paleta de tons que conversem entre si.

Pronto para aplicar as nossas dicas em sua loja? Acesse o blog da Mutu para aprender mais sobre técnicas tão incríveis quanto esta!