Fotografia de Calçados - 6 Dicas Que Ninguém Te Deu 

A fotografia de qualidade pode ajudá-lo a criar uma experiência de compra online positiva. Dependendo da forma como você exibe seu produto - a iluminação e o plano de fundo que você usa em seu estúdio ou box; as configurações da câmera, os ângulos e todo o processo de pós-produção - afetarão as conversões da sua loja virtual.
A fotografia de sapatos é especial e contém ações que você deve realizar e outras que deve evitar.
Se você seguir as dicas abaixo, fará com que pareça um profissional, ajudando você a impulsionar sua loja online.

1. Estilo

Não deixe seu calçado deitado.
Calçados caídos e sem estilo ao serem posicionados para a fotografia parecem desgastados e transmitem poucas informações ao cliente, além de causarem má impressão. Torne mais fácil para seus clientes imaginarem usar seus calçados.
Posicione seu calçado de forma que pareça que alguém está usando.
Mostre os calçados com suporte, assim você garante que cada sapato fica estiloso, criando a ilusão de que o sapato está sendo usado. Isso mostra a forma do sapato e permite que seus clientes imaginem que estão usando seu sapato. Você pode comunicar a forma do sapato incluindo acolchoamento no sapato e, se ele tiver alças, amarre um barbante e puxe para manter o sapato sempre firme e dentro da armação.
Um fio dental ou de náilon pode facilmente segurar as alças do sapato e pode ser apagado no processo de pós-produção.

2. Fundo

Não sature o ambiente.
Na maioria das fotografias de calçados, não é recomendado um fundo de imagem chamativo pois desviará a atenção do que você deseja que eles vejam: seu produto.
Use um fundo branco ou ao menos neutro.
Mantenha sua fotografia simples e limpa, para chamar toda a atenção para o calçado. É sempre melhor e mais conveniente fotografar cada produto separadamente, com um fundo branco ou pelo menos de apenas uma cor.

3. Iluminação

Não exagere no uso de iluminação.
A iluminação é um dos fatores mais críticos ao fotografar um produto. Você deve ter a iluminação adequada ou seu produto não terá a aparência desejada e não levará seu cliente a comprá-lo. A iluminação direta sobre o produto cria sombras profundas, que é um dos piores erros ao fotografar um produto.
Usar pouca luz em uma foto pode marcar imperfeições e alterar a cor do produto.
Use uma luz suave.
A luz natural é uma das melhores e mais baratas opções de uso; Tirar fotos ao lado de uma grande janela é uma excelente opção. Borrar a luz do sol naturalmente no produto se achar que é muito direto e áspero. Para obter melhor controle sobre a iluminação do seu produto, adquira um estúdio portátil - a melhor opção para controle de luz e ângulos . Se precisar tirar suas fotos ao ar livre, encontre uma área que tenha sombra para melhor gerenciamento de iluminação. Jamais tire fotos ao meio-dia, é um erro grave que vai desperdiçar seu tempo.

 

4. Foco

 Não use foco borrado ou muito suave.O foco suave pode ser artístico em muitos gêneros de fotografia, mas se usado em fotografia de comércio eletrônico, temos certeza de que não obterá resultados positivos. Quanto mais desfocagem sua foto tiver, menos destacará o produto, então o cliente não terá a oportunidade de vê-lo e perderá o interesse nele.
O desfoque torna muito mais difícil para o cliente ver os detalhes do produto.
Use um foco completo no produto.
Use um tripé, minimizando a trepidação da câmera e proporcionando o máximo de clareza às imagens.
Mostre todos os detalhes com foco total.

 

5. Ângulos

Um dos erros mais comuns ao se procurar como fotografar produtos é não mostrar muitos ângulos do produto. Os clientes desejam ver todos os lados e faces do produto para que possam decidir se desejam ou não investir nele.
Limitar os ângulos de sua fotografia oferece aos clientes uma visão limitada de seus produtos.
Registre o produto de todos os ângulos possíveis.
Tire fotos de ângulos retos, de lado, de frente, de trás, de cima, focando detalhes; todas as variações que destaquem seu produto.
Cada fotografia de qualidade que você fornece torna muito mais fácil a venda do produto.


6. Sombras

Não elimine todas as sombras no processo de pós-produção.
É uma prática comum, ao tirar fotos para comércio eletrônico, remover o fundo que um produto possui e colocar um fundo branco no processo de pós-produção. No entanto, se todo o fundo for removido, incluindo sombras, quase sempre haverá uma imagem sem profundidade.
Remover as sombras cria o que chamamos de "efeito ímã de geladeira".
As fotografias de calçados se beneficiam muito de alguma sombra natural. Manter uma tonalidade natural durante o processo de pós-produção cria um resultado muito mais profissional.
Combine as sombras em um processo de alinhamento para dar à imagem o melhor efeito.

Conclusão

Siga essas dicas e tenha sucesso fazendo sua própria sessão de fotografia still!
Não tenha medo de experimentar. Siga nossos conselhos para evitar erros que consomem tempo e esforço. Se você quiser que seu calçado tenha uma aparência impecável, use um fundo infinito, iluminação suave, foco total no produto, várias fotos de diferentes ângulos e um processo de pós-produção consistente. Isso dará ao seu produto a melhor chance de ser adquirido.

Boa sorte e tenha uma ótima sessão de fotos!