Fotografia de Joias: 10 Erros Comuns e Como Evitá-los

A fotografia de joias tem seus próprios desafios.
A maioria das peças são pequenas, refletem muita luz e são muito difíceis de organizar.
No entanto, esses desafios podem ser facilmente superados com um pouco de planejamento.
Confira a seguir os dez erros mais comuns que devem ser evitados ao fotografar joias.

 

1. Fotos Inconsistentes

Mesmo a menor mudança pode ter consequências.
Desenvolva um conjunto de diretrizes para tirar fotos consecutivas.
A consistência é fundamental na fotografia de produto, e as variações nas fotos podem distrair o cliente.
Recomendamos documentar tudo: configurações da câmera, iluminação, plano de fundo e posição do equipamento; tudo importa.

Certifique-se de seguir as mesmas orientações, mesmo que as fotos sejam em dias diferentes. Tente evitar mudanças perceptíveis.

2. Produtos Manchados

Limpe bem as joias após manuseá-las e use luvas.
Parece óbvio, certo? Claro, as joias devem ser limpas e polidas.
O desafio está na captura da joia e no nível de detalhamento de seu corte. Você pode fazer isso capturando a imagem em uma câmera DSLR, SLR (e até mesmo com um celular com uma boa câmera - existem vários), além de definir a iluminação de forma adequada.
A imagem final costuma ser ligeiramente diferente da imagem real da joia, pois os detalhes invisíveis a olho nu podem ser fotografados.
Limpe as joias toda vez que tocá-las.
Usar luvas de algodão pode economizar tempo e sessões de fotos.

 3. Fundo Complexo

Alguns lojistas olham para o fundo de uma imagem em branco e enxergam um espaço desperdiçado.
Costumam acreditar que é preciso se diferenciar com cores fortes e fundos ativos. Isso é um erro crasso.
Não adicione elementos que distraiam o plano de fundo.
Há um motivo pelo qual Amazon, Mercado Livre, etc e a maioria dos market places exigem ou recomendam que as fotos tenham um fundo branco ou neutro. Um fundo branco ou cinza claro mantém o foco adequado no seu produto.
O fundo preto também é popular ao fotografar joias, mas lembre-se de que você pode ter dificuldade em enviar imagens para e-commerces específicos.
Os fundos brancos são baratos e fáceis de criar. Você pode usar papel sulfite branco ou fotografar produtos brancos em fundos brancos ou adquirir fundos infinitos ou um estúdio fotográfico portátil.

4. Elementos Desnecessários

Os adereços de joias às vezes são uma distração desnecessária, embora você provavelmente ache que suas joias ficam melhor quando exibidas em uma composição, ou você pode decidir exibi-las de forma mais realista usando um manequim. Tudo depende do foco.
A verdade é que a maioria dos elementos desviam a atenção do produto. Há momentos em que é apropriado usar composições com estilo, usando padrões e lugares interessantes.
Essas fotografias são conhecidas como fotografias editoriais, para fins de branding e podem ser utilizadas em capas de revistas, como imagens em sites e banners enviados por e-mail.

Eles não pertencem à categoria de páginas de produtos.
Lembre-se de que você deseja que as fotos de seu produto sejam consistentes e focadas em seu produto.
A maioria dos acessórios cria inconsistência e distração.

5. Imagem Tremida

Não importa quais configurações de iluminação você use, se sua câmera ou smartphone não tiver uma posição fixa, ele se moverá e você obterá fotos sem foco.
Sempre use tripé, existem modelos baratos que o ajudam a tirar fotos de qualidade com ângulos consistentes. Quando sua câmera estiver no tripé, use uma abertura ideal e configurações ISO.
Marque um ponto no chão para que seja fácil recriar a mesma foto, mesmo ao fotografar em dias diferentes.

6.Reflexos 

Reflexos nas peças podem arruinar a imagem do produto.
A presença de pedras e metais preciosos cria um desafio técnico para a fotografia de produtos de joalheria.
É difícil tirar fotos de objetos reflexivos sem capturar reflexos irritantes.
Uma boa configuração de iluminação dupla pode minimizar os reflexos.
Coloque suas joias em uma superfície sólida, como uma mesa ou um bloco, e posicione a luz de lado.
Espalhe as duas luzes com guarda-chuvas. Pendure um rolo de papel branco transparente atrás e abaixo do produto e coloque o papel na parte inferior da lente da câmera.
Isso bloqueará os reflexos do primeiro plano e refletirá mais luz de volta na joia.
Acomodar bem a joia evita reflexos e manchas nas imagens de seus produtos.
Coloque sua câmera em um tripé para que você possa tirar fotos ligeiramente para baixo, mostrando o produto. Coloque luzes (com guarda-chuvas de difusão) sobre o produto em ambos os lados, para baixo mostrando o produto, com a mesma potência.
Essa configuração deve preencher uniformemente o quadro com luz, sem criar pontos brilhantes no produto.

 7. Foco

Não tire fotos de baixa abertura em suas joias, que focam apenas uma parte de seu produto.
Ter uma boa abertura te ajudará a mostrar claramente o produto, aumentando o nível de confiança do seu cliente.

Sua audiência deseja observar seu produto em detalhes.
Portanto, dê uma abertura de 1/11 e você conseguirá que seu ISO caia o máximo possível - provavelmente para ISO 100.

8. Balanço de Branco

Se o equilíbrio de branco estiver desativado, uma imagem contendo dourado pode aparecer em azul ou vice-versa.
O olho humano pode ser facilmente enganado.
Certifique-se de que o equilíbrio do branco esteja ajustado com precisão para capturar a cor da joia que você deseja compartilhar.
Mesmo que você configure manualmente ou use-o automaticamente, verifique sempre a configuração e o resultado.
Com diferentes fundos e equilíbrio de branco, você pode fazer o mesmo colar parecer diferente.

9. Pós Produção

Existem poucas coisas que matam uma venda como um mau uso do Photoshop. Se suas fotos tiverem um tratamento ruim, elas não parecerão reais, destruindo a confiança do cliente no produto.
Passe algum tempo editando suas imagens no Snapseed, Adobe Lightroom e Photoshop.
Além de retoques, você deve criar modelos com margens definidas e alinhar suas imagens.
Lembre-se: consistência é a chave.

10. Poucas Imagens

É extremamente decepcionante que na página do produto você encontre apenas uma imagem do que deseja comprar.
Talvez o cliente tenha gostado de uma joia, mas também queria imagens detalhadas de algumas gravuras do produto.
Lembre-se que no e-commerce mostra-se o produto em detalhes.
Você se deu ao trabalho de preparar seu produto, iluminação e câmera.
Não fique apenas com uma ou duas imagens.
Construir confiança requer a demonstração de todos os aspectos da joalheria.
Mais imagens geram mais vendas, portanto, tente capturar ângulos diferentes do produto; tantos quanto você acha possível.

Agora que você já sabe o que não fazer, comece suas sessões de fotos!
Evite esses dez erros e você estará pronto para criar lindas fotos das suas joias.