Fotografia de Produtos: Um Guia Rápido para Pequenas Empresas

Se você é dono de uma loja virtual, você faz de tudo, inclusive criar imagens atraentes dos seus produtos.
Suas fotos e demais elementos do seu site refletem o que é sua marca e transmitem uma sensação de confiança a seus clientes. Ter excelentes fotos dos seus produtos vai fazer seus visitantes navegarem por mais tempo nas suas páginas e converter visitantes em clientes. Os visitantes de lojas virtuais querem ver mais fotos em e commerces, uma vez que isso os ajuda a visualizar melhor os produtos. 
Você não precisa ser um fotógrafo para alcançar resultados profissionais. Com um pouco de tempo, criatividade e os simples passos a seguir, todos podem fotografar produtos como um profissional:

 01. Ângulos

Existem 3 ângulos que normalmente são usados em fotografia de produtos:
Ângulo de 90° de cima para baixo (também conhecido flatlay) é excelente para fotografar objetos que não ficam em pé vistos de cima, como sapatos, roupas, caixas ou utensílios de cozinha. É o ângulo preferido de postagens de produtos no Instagram.
Ângulo de 45° (ao nível do olhar, em pé) é normalmente usado para enfatizar a dimensão. Este ângulo é ideal para praticamente qualquer produto, incluindo brinquedos, eletrônicos e produtos de decoração.
Ângulo grau 0 (nível da mesa) é muito popular para qualquer produto que fique de pé. É normalmente usado para mostrar garrafas, jarros, copos, recipientes e produtos de beleza e saúde.
Cores e formas diferentes podem levar a ângulos diferentes, por isso, procure fotografar sempre múltiplas imagens do mesmo produto a partir de diferentes ângulos. Isto dará ao consumidor uma ideia melhor do tamanho e das dimensões do mesmo. 
Adicione vídeos à sua página de produto. Esta é uma excelente forma de mostrar seu produto “em ação”.

02. Iluminação

A iluminação  é a matéria prima da fotografia.Você deve dominar a iluminação certa para cada ocasião. São dois principais tipos de iluminação que você pode usar:Iluminação suave: cria um efeito halo delicado que ilumina o objeto em todos os ângulos. Elimina sombras, que são um fator a ser considerado quando se fotografa objetos.
Iluminação dura: tem mais contraste, as sombras têm arestas mais fortes e uma maior definição. Pense nas sombras que se formam quando se fica em pé na luz do sol.
Na fotografia de produtos, é mais comum usar iluminação suave, que você pode conseguir de várias formas diferentes. Por exemplo, se você está trabalhando com uma fonte de luz natural, como o sol, tente evitar a luz direta do sol e use um difusor que pode ser qualquer material que espalhe ou difunda a luz de alguma forma. Se sua fonte de luz vem através de uma janela, de uma lâmpada ou luminária, você pode cobri-la para torná-la mais “suave”. Isto pode ser implementado colocando um lençol ou um pedaço de papel manteiga na janela. Lembre-se que a segurança sempre vem em primeiro lugar. Fazer isso por cima de uma lâmpada pode ser perigoso e causar um princípio de incêndio, tome cuidado! Uma excelente opção seria comprar um refletor, é uma forma fácil e barata de refletir a luz natural ou artificial.
Um Pop Up Studio (estúdio fotográfico portátil) é um acessório de fotografia com excelente iluminação e fundos infinitos removíveis . É um excelente investimento e vai te proporcionar fotos profissionais.

03. Macro

A macro fotografia é o zoom com todos os detalhes a uma curta distância. Ideal para fotografar pequenos produtos como jóias, cosméticos, comida etc.
A maioria dos smartphones tem configuração macro, sendo perfeita para realçar detalhes. Se por acaso você tem uma câmera DSLR, usar uma lente 50mm vai te ajudar a conseguir o resultado desejado. Tente fotografar o mesmo produto usando lentes e modos diferentes para chegar nos melhores resultados.

04. Fundos

Ao fotografar objetos, não esqueça de também levar o fundo em consideração. Em muitos casos, os produtos vão aparecer melhor contra um fundo infinito já que isso vai eliminar ruído na imagem. O foco é no produto e não no fundo. Porém alguns produtos se destacam mais com um fundo escuro, por isso não tenha medo de experimentar. Se o preto é escuro demais para você, tente cinza escuro que também pode funcionar. A cor do fundo pode provocar várias emoções, então pense em seu público-alvo e no resultado final desejado. Se seu produto só tem uma cor, escolher um fundo contrastante pode realmente fazê-lo se destacar. Tenha em mente que o fundo certo pode fazer seus produtos parecerem ter uma excelente qualidade, já o fundo errado pode fazê-los terem aspecto de produto duvidoso.

05. Composição

A composição é a combinação de elementos visuais de forma que se complementem.
Se você está fotografando diversos itens, rearrume-os quantas vezes achar necessário até encontrar o melhor resultado. Você pode acabar por se dar conta de que seria melhor fotografar seus itens separadamente.
Se está vendendo produtos pequenos ou que não ficam em pé, use algum acessório que ajude a equilibrar o produto. Por exemplo, coloque uma caixa por trás de livros para que possam ficar de pé. 

06. Filtros

Filtros podem dar aos seus produtos um aspecto artístico. Porém os filtros devem ser usados com moderação, pois podem confundir seus clientes ou induzi-los ao erro. Não exagere na saturação ou cor, use um filtro suave. Tenha um número limitado de produtos com filtro na sua galeria de produtos. Pode ser benéfico ter só uma ou duas fotos editadas que naturalmente vão se destacar do restante e realçar toda a sua coleção.

07. Suportes

Ao fotografar produtos, é importante manter sua câmera firme. Existem ótimos acessórios para te ajudar nisso tripés para a câmera ou suportes para smartphones.
Se seu smartphone ou câmera tiver um disparador automático, use-o para ajudar a tirar fotos sem mexer no tripé ou no suporte.

 

08. Texto

Ao fazer upload das imagens para sua loja virtual, adicionar uma descrição interessante é tão importante quanto a imagem. A descrição completa do seu produto –  dimensões, material, peso etc – é crucial para os consumidores. Um bom texto ajuda a reduzir o número de devoluções e reclamações. Seu texto deve ser curto e direto. Não sobrecarregue suas imagens com informações desnecessárias. Dê uma olhada nas grandes empresas que possam ter alguma semelhança com a sua loja e veja como elas apresentam suas páginas de produto.
Não esqueça de adicionar alt text a todas as suas imagens. O Google não consegue “ver” a sua imagem, você precisa adicionar alt text para explicar o que ela é. Pode ser uma pequena descrição do produto onde você inclui algumas palavras-chave relevantes.

Pronto. Fotografados seus produtos, adicione as fotos à sua loja online e promova-a. 
Fotos melhores definitivamente vendem mais!