Como Gerenciar um Pedido de Venda da sua Loja Virtual?

Depois de tanto trabalho para fazer o planejamento, montar a estruturação e divulgar os produtos da sua loja, o que você mais deseja para ter a certificação de que tudo deu certo é receber um pedido de venda, certo?

A questão é que quanto maior for o seu comércio virtual, mais pedidos serão feitos. Se não houver uma estrutura pensada para suportar essa demanda — que pode aumentar do dia para a noite — você pode acabar perdendo transações. Confira algumas dicas para gerenciar pedidos de venda que a Mutu separou para você!

Quais são as etapas para gerenciar pedidos de venda?

Esse gerenciamento deve ser detalhado e é preciso preciso prestar atenção em alguns pontos importantes. Para organizar melhor as suas tarefas, o ideal é separar o pedido de venda em três etapas diferentes.

1. Gerenciando o pedido de venda

É necessário organizar a fase dos pedidos para não haver confusão. Em uma planilha, anote o nome do usuário e preencha com alguns dos dados que ele forneceu, como nome, telefone e endereço.

Deixe claro nessa planilha quais foram os produtos pedidos por ele, com todas as especificações que possam haver, como tamanho, cor, quantidade, entre outros.

Principalmente em épocas de grandes volumes de vendas, como datas comemorativas, isso ajuda bastante para saber quantas peças foram vendidas.

2. Preste atenção no pagamento

São várias as formas de receber pagamento por meio de lojas virtuais: boleto, cartões de crédito ou débito, transações digitais por meio de empresas como o PayPal, transferência bancária, entre outros.

Algumas delas têm prazos de confirmação de recebimento diferentes, de forma que é preciso ter certeza que você foi pago antes de enviar o pedido. Assim, nessa mesma planilha de gerenciamento, anote qual o método de pagamento e o status de sua aprovação.

3. Cuidado com o envio

Preste muita atenção na hora de embalar e enviar o pedido do cliente, para que não haja troca de itens e confusões. O ideal é preparar um envio por vez, para não haver nenhum erro.

Tente, também, enviar no prazo que você informou. Se você disse que o cliente receberia em até cinco dias úteis depois da confirmação do pagamento, por exemplo, então ele deve recebê-lo dentro desse período.

Gostou de saber mais sobre o gerenciamento de pedido de venda em lojas virtuais? Então confira outras dicas no blog da Mutu!