Guia de Fotografia de Produto

O conteúdo visual é essencial para campanhas de marketing e é uma excelente ferramenta para alavancar marcas e engajar o seu público. Não há dúvidas da importância de saber utilizar boas fotografias para atrair e cativar clientes.
As fotos de produtos começam a ser planejadas antes da sua produção e necessitam um tempo muito maior no processo de identificar a persona e de analisar e de compreender as mídias que darão suporte à campanha.
As fotografias de produtos (também conhecidas como fotografias still) fazem parte de uma estratégia de marca e devem transmitir visualmente a essência de uma campanha e dos valores da empresa, sendo um importante elemento de identidade visual de marca e, portanto, deve ser projetada cuidadosamente para fazer parte de um processo de gestão de marca.


Como Tirar Fotografias de Qualidade

Briefing

Briefing é um documento que agrupa diversas informações e orientações para direcionar o trabalho a ser realizado.
É um recurso utilizado por designers, publicitários, editores de vídeo e fotógrafos e serve como um rascunho do trabalho a ser realizado.
O briefing é realizado junto ao cliente e pode ser feito diretamente com o fotógrafo selecionado ou intermediado por outro colaborador.
Ele deve conter:

-Descrição e informações sobre o cliente;
-Ideia central das fotografias do produto a serem desenvolvidas;
-Objetivos;
-Persona;
-Mídia na qual será veiculada (Instagram, Facebook, site,folder, etc) e elementos técnicos como a resolução da imagem, formato, etc;
-Referências para a produção da fotografia (outras campanhas fotográficas, identidade visual da marca do cliente ou sua marca, etc)

 

Persona

Com o briefing em mãos, o próximo passo é uma pesquisa aprofundada a respeito do cliente (ou o público da sua marca) para quem a fotografia será produzida.
Quanto mais conhecimento a respeito do posicionamento da marca e dos valores da empresa, mais o fotógrafo vai conseguir se identificar com o público alvo.
Pesquise também os concorrentes e o nicho de mercado em questão.
Coloque-se no lugar da persona da campanha e experimente o produto.
Saia a campo e conheça representantes do seu público e defina personas que receberão o resultado do seu trabalho.


Produção 

Cenário e iluminação devem mudar e ser planejados com detalhes de acordo com os objetivos da campanha.
Se possível, converse com consumidores ou representantes da persona da campanha na fase de planejamento.
Eles podem trazer percepções surpreendentes sobre o produto com visões que nem mesmo a empresa que o desenvolveu teria.
Seguindo o que foi planejado, passe quantas horas forem necessárias tirando fotos.
Com a facilidade dos  celulares é simples ter uma grande quantidade de imagens para editar posteriormente.

 

Pós-Produção

Com uma grande quantidade de fotografias,  escolha as melhores e use a criatividade para incluir elementos ou cenários na campanha.
Inclua na fotografia aspectos que não existiam no “mundo real” durante a realização da foto: slogans, logotipo e tratamentos fotográficos (filtros, ajustes de cor e brilho, montagens, etc).
Com estes ajustes finais, as fotografias ganham acabamento profissional, e é possível dar destaques ao que é realmente essencial à campanha.
A pós-produção também reforça que a fotografia still esteja adequada com a proposta da campanha.
Com essas dicas e  consistência nos cliques, você terá ótimos resultados pois a fotografia é parte essencial da comunicação e identidade da sua marca e é um dos melhores recursos para impulsionar as vendas.