Iluminação para Foto — 4 Dicas Essenciais

A iluminação para foto é um dos aspectos mais importantes em um projeto fotográfico, pois é ela que vai definir a qualidade da imagem. Um belo cenário ou uma composição bem trabalhada podem perder o seu valor caso a luz não seja colocada de maneira apropriada.

Essa questão ainda causa bastante dúvida para os fotógrafos iniciantes, mas existem alguns truques que são bastante simples, porém capazes de fazer mágica na hora de conseguir bons resultados. Confira algumas que a Mutu separou para você!

Saiba usar a luz natural

Uma dica de ouro para conseguir uma boa iluminação para foto é entender como utilizar o sol a seu favor. Para isso, é importante entender as diferenças no tipo de luz que cada horário do dia pode fornecer:

  • blue hour (hora azul) — das 5h às 6h e das 18h às 19h: tons mais azulados ou magenta, ideal para capturar cores suaves;
  • golden hour (horário dourado) — das 6h às 7h e das 17h às 18h: tons mais amarelados ou vermelho, ideal para capturar cores mais quentes, porém com sombras suaves.

Um erro comum é acreditar que o sol do meio da tarde é o melhor momento para fotografar bem. É preciso ter bastante cuidado com isso, pois ele produz uma luz bastante dura, formando sombras evidentes. O ideal é usar um difusor para conseguir distribuir a incidência de luz de maneira uniforme no alvo do fotógrafo.

Use a luz artificial na iluminação para foto

Se não for possível usar a luz natural, não há nenhum problema em usar lâmpadas e LEDs para produzir uma iluminação para foto. Objetos pequenos podem ser bem fotografados em dispositivos como o Pop Up Studio, que fornece a iluminação artificial necessária para conseguir boas fotos, além de ser um equipamento que permite a criação de um fundo infinito.

Tome cuidado com o flash!

Ao pensar na iluminação para foto, é normal crer que a melhor solução é ligar o flash, certo? Na verdade, não é bem assim. A luz produzida por ele é bastante dura, o que pode acabar prejudicando o resultado da sua fotografia. Se for utilizá-lo, conte com a ajuda de um difusor para tornar a iluminação mais homogênea ou diminua a sua potência.

Gostou das nossas dicas? Então dê uma visita no blog da Mutu para aprender muito mais!