Manequim Invisível para Fotografia — Como Utilizar

Se você tem um e-commerce destinado ao comércio de roupas, sabe que as imagens são importantes para atrair mais clientes e aumentar as suas vendas. Além de pendurá-las ou usar modelos, já pensou em usar um manequim invisível para fotografia?

Essa técnica pode ser muito útil para conseguir fotos que sejam, ao mesmo tempo, de qualidade e que, também, deem ao público a possibilidade de visualizar os detalhes da peça de roupa, sem haver a necessidade de vesti-la em alguém. Se você quer saber como funciona, dê uma olhada neste artigo!

Como fotografar roupas?

Existem cinco maneiras de fotografar roupas:

  1. pendurá-las em um cabide;

  2. usar modelos;

  3. posicioná-las em um local plano para fotografá-la por cima;

  4. com o apoio de um manequim comum;

  5. usando um manequim invisível.

As três primeiras são mais populares — e mais fáceis de fazer quando não há um grande orçamento —, porém a opção de um manequim invisível para fotografia é interessante, pois ela permite que o cliente visualize o interior da roupa.

Como funciona o manequim invisível para fotografia?

Ao contrário do que parece, não se trata de um boneco transparente. Para este tipo de fotografia é utilizado o manequim convencional e, depois, feito um trabalho de pós-produção que fará com que a roupa pareça ter sido tirada vestida em uma pessoa invisível.

O efeito fantasma é o mais usado por grandes lojas de roupas — virtuais ou não —, sendo colocado em sites, catálogos, panfletos, entre outros lugares onde haja a divulgação das peças.

Se você quer saber como fazê-lo para aumentar as suas vendas, confira algumas dicas!

Primeiro fotografe com o manequim

Coloque a roupa no manequim e ajuste-a para que ela esteja bem colocada. Lembre-se de fotografar tanto a parte da frente quanto a de trás.

Fotografe o interior com um fundo neutro

Tente visualizar como seria vista aquela roupa com uma pessoa fantasma vestida e fotografe a parte que falta. Por exemplo, se a peça é uma camiseta, faltaria mostrar a parte de trás da gola com a etiqueta, não é mesmo? Então é ela mesma que tem que ser fotografada.

Faça a pós-produção

Com um programa de edição, junte as duas partes, tirando todo o vestígio de que houve um manequim. Assim, vai parecer que usou um fantasma como modelo para a sua roupa.

Gostou de saber como usar um manequim invisível para Fotografia? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da Mutu!