Melhores Práticas Para Impulsionar O Engajamento E Conversão Do Seu E-Commerce

Você é constantemente bombardeado por anúncios e outras formas de engajamento comercial em quase todos os momentos de sua vida.
Mas o que o faz agir em um determinado anúncio e adquirir o produto? O que o faz engajar ou ignorar?
Fazer com que o cliente-alvo gaste dinheiro em seu produto ou serviço é uma batalha.
Essas são perguntas pertinentes às quais as empresas gastam fortunas para serem respondidas.
Ao utilizar estratégias que garantem que o engajamento se transforme em conversão, as empresas podem aumentar sua base de clientes, o que leva a lucros maiores.
Confira a seguir as 10 melhores práticas que você pode empregar para obter uma melhor conversão de engajamento.


1. Chamada Para Ação

É mais provável que as pessoas entendam uma mensagem quando ela é curta e direta ao ponto.
Ao remover distrações desnecessárias de um site, mídias sociais ou qualquer outro canal de comunicação, pode-se facilmente aumentar a conversão utilizando uma chamada para ação principal.
Isso leva o cliente a tomar uma decisão, aumentando assim a taxa de conversão de comércio eletrônico.
É imperativo que o site seja projetado para reduzir significativamente o número de decisões que o usuário deve tomar. 

 

2. Velocidade do Site

Quanto tempo você espera um site carregar?
Estudos indicam que um atraso no carregamento da página de um segundo pode reduzir a taxa de conversão em 7%.
As pessoas são impacientes e têm períodos de atenção muito curtos, portanto é essencial que um site seja capaz de fornecer aos visitantes o que eles procuram em um ritmo muito rápido.
É mais provável que o engajamento com o e-commerce leve uma conversão muito maior se a taxa de carregamento do site for rápida, pois os visitantes não sentirão que estão perdendo tempo.

 

3. Promoções

O engajamento de qualidade é definido pela capacidade de captar a atenção do visitante, retê-la e influenciá-lo a agir de uma maneira desejada.
Uma das maneiras pelas quais você pode tentar um visitante a agir é por meio do uso de promoções.

As ofertas devem ser projetadas para atrair os clientes e servir para colocá-los em ação.
Estudos revelam que os visitantes são mais propensos a fornecer suas informações de contato ou fazer uma compra se houver uma oferta vinculada à sua decisão. 

 

4. Texto

Como clientes, somos atraídos pelo conteúdo que nos identificamos.
O sucesso de um site depende muito de como você descreve os benefícios que os visitantes ganham ao usar seus serviços ou comprar seus produtos. O conteúdo do site deve ser totalmente voltado para o cliente.

O texto de sua chamada para ação deve ser envolvente o suficiente para levar seu público-alvo a tomar as decisões necessárias.
As estatísticas identificaram que mais de 90% dos visitantes que lêem o seu título também leem o texto da sua chamada para ação.
Quanto mais o cliente se relacionar com as informações fornecidas no texto da sua loja virtual, maior será a probabilidade de ele acreditar na mensagem que ela comunica.
Ao tornar o site centrado no cliente, seu e-commerce se torna mais atraente e, portanto, a taxa de conversão de comércio eletrônico tende a aumentar.

5. Design

Os consumidores são mais atraídos por apelos visuais.
Fotos, vídeos, infográficos e outras representações gráficas são mais envolventes do que textos.
Portanto, para que um site envolva efetivamente seus visitantes, é fundamental que vídeos e fotos sejam integrados ao site.

Conteúdos visuais chamam a atenção das pessoas e são cruciais para convencer sua audiência!

 

 6. Conteúdo 

O conteúdo deve ser elaborado de forma que seja relevante para o público-alvo.
É inútil para qualquer pessoa perder tempo com conteúdo que não o ajude de forma alguma.
Ao elaborar um conteúdo útil, você consegue captar com eficácia a atenção do público-alvo.

Quanto mais eficaz uma loja virtual é em capturar a atenção do visitante, maior sua probabilidade de influenciar o usuário a realizar uma determinada ação e, portanto, a compra.

7. Links Internos

A facilidade com que os usuários são capazes de navegar de uma página para outra é especialmente importante para e-commerces onde a capacidade de navegar de uma página para outra influencia a decisão de compra do visitante.
É imperativo que se crie um site onde as pessoas possam encontrar facilmente o que procuram.
Isso pode ser facilmente alcançado por meio do uso de links internos.
Os links internos facilitam a navegação, aumentam o engajamento e aumentam a taxa de conversão.

 

8. Prova Social

Novos clientes tendem a ficar apreensivos ao tomar decisões de compra.
Uma maneira pela qual as empresas podem superar esse desafio é usando a prova social.
Provas sociais estrategicamente postadas no site inspiram confiança em novos visitantes e isso leva a uma taxa de conversão bem melhor.

9. Formulários

Ter formulários simples que os visitantes possam preencher é uma forma eficaz de melhorar a taxa de conversão.
Os formulários inspiram um senso de compromisso nos clientes e isso os torna mais propensos a comprar o serviço ou produto que está sendo vendido.
Ele também fornece às empresas uma maneira de entrar em contato com o consumidor e estabelecer uma comunicação mais eficiente.

10. Chatbot

Os chatbots fornecem um meio eficaz por meio do qual os visitantes podem se envolver com o negócio e todas as perguntas que eles têm sobre os produtos podem ser respondidas.
Isso é importante porque aumenta o nível de envolvimento e leva à conversão final.

Concluindo

Estas são algumas das melhores práticas que o ajudarão a obter um melhor engajamento do cliente e obter mais conversões. Já se foi o tempo em que tudo que você precisava fazer era publicar um anúncio para impulsionar o engajamento.
Hoje em dia, os clientes têm opções abundantes e estão mais indecisos do que nunca.
Portanto, para aumentar sua taxa de conversão, é importante que você siga todas essas práticas eficazes.