Páscoa: Como tirar Fotos Incríveis de Chocolate e Vender Muito

Os brasileiros consomem 2,8 kg per capita por ano de chocolate, o terceiro maior mercado do produto.
E a Páscoa é a data ideal para fidelizar clientes.

Para quem vende on-line, a fotografia é o cartão de visitas do seu produto.
Porém,você já tentou tirar fotos de chocolate?
Se você fez isso, pode ter sido uma luta, pois o chocolate pode ser bem difícil de fotografar.
Aqui estão sete dicas incríveis para ajudá-lo a criar imagens tentadoras e vender muito na Páscoa. 

 

1. Fundos e Composições

Os acessórios que você usa para a sua fotografia de chocolate dependem do estilo e mensagem que você deseja  passar na composição.
Se você quiser fotografar ovos de Páscoa, bombons ou barras de chocolate individualmente, pode usar um fundo simples e sem adereços.
Mas se quiser tirar fotos de cupcakes ou bolos de chocolate, você pode adicionar alguns elementos para contar uma história.
O fundo que você escolher dependerá do tipo de chocolate que você fotografar. O chocolate branco não fica bem com um fundo branco.
Mas se você estiver capturando chocolate ao leite ou chocolate amargo, cenários de cores vivas são excelentes para criar contraste.
Atenção aos reflexos que uma embalagem brilhante pode criar.

 

2. Preparação


Embora delicioso, o chocolate nem sempre é perfeito em tempo real.
Às vezes uma fina camada branca pode aparecer devido a mudanças no açúcar ou nos cristais de gordura. Se você guardar seus chocolates na geladeira e colocá-los em temperatura ambiente, isso pode acontecer.
Apesar de seguro para comer, a textura e a aparência da superfície não são apetitosas. Não é o que você quer quando está tentando vender seu chocolate para sua audiência.
Fotógrafos de alimentos que trabalham com chocolate corrigem esse problema aplicando leve e rapidamente uma pistola de ar quente no chocolate. Tempo suficiente para se livrar dessa camada, mas não suficiente para derreter.
Você também pode soprar o chocolate. Dependendo da consistência do chocolate, isso pode ser o suficiente para fazer o truque.
Essa camada de gordura é um pesadelo para retocar mais tarde. Certifique-se de lidar com isso antes da foto.
Para garantir a textura ideal, guarde o chocolate em local fresco e seco, que não seja a geladeira. E certifique-se de que não seja exposto à luz solar direta.
As luzes “quentes” ou constantes podem ser uma má ideia, a menos que sejam LED.

 

3. Manuseio

Você tem as amostras de chocolate perfeitas e precisa mantê-las assim.
Use luvas ao manusear o chocolate. Quaisquer impressões digitais ficarão gritantes para a câmera. Use luvas que não deixem marcas no chocolate.
Luvas de algodão brancas são interessantes, porém elas podem deixar um pouco de sua penugem no produto. Luvas de látex podem ser uma opção melhor.
Com a fotografia de alimentos, você pode acabar fazendo muitos ajustes antes de acertar a composição. Nesse ínterim, o calor de suas mãos pode amolecer o chocolate.
Tenha um pouco de chocolate extra para brincar e escolher sua composição. Troque-o pelo produto final antes de clicar.

 

4. Iluminação

Escolher a direção certa da luz é um dos elementos mais importantes na fotografia de chocolate.
Sua iluminação deve sempre realçar o assunto da maneira mais cuidadosa e positiva.
Quando se trata de tirar fotos de chocolate, a luz natural é a melhor escolha, se estiver disponível ou um estúdio fotográfico portátil.
Experimente iluminar de um ângulo que realce a textura do chocolate.
Uma configuração de iluminação lateral é uma aposta fácil e segura para muitos tipos de fotos, assim como o uso de rebatedores.
Brinque com a distância do seu aparelho à sua fonte de luz até  conseguir uma exposição de luz uniforme.
Quando se trata de qualquer tipo de fotografia de comida, evite iluminar a comida pela frente ou por cima.
Isso resultará em imagens de aparência plana sem sombras suficientes. Isso é ótimo para retratos, mas quando se trata de comida, o contraste é essencial. Principalmente se você tirar fotos de chocolate amargo.

 

5. Fonte de Luz

Na fotografia de chocolate, uma fonte de luz é tudo de que você precisa. Para uma aparência suave, certifique-se de difundir a luz com um painel de difusão. Uma tela, ou mesmo uma cortina translúcida ou um pedaço de tecido também funcionam.
Sombras profundas fazem com que o ovos de chocolate ao leite e chocolate amargo pareçam atraentes.Ao fotografar o chocolate, é importante saber o humor que você deseja transmitir. Então você pode construir sua composição.
Não precisa ser complicado. Mas o planejamento do avanço da iluminação garantirá os melhores resultados.
Você pode simplificar todo esse processo com um estúdio fotográfico portátil, um investimento que te dará um belo retorno

 

 

6. Edição

Quando se trata de editar sua fotografia de chocolate, o Photoshop é seu melhor amigo.
É difícil criar uma fotografia decente de chocolate sem algumas habilidades básicas de Photoshop.
O Lightroom não vai servir neste caso, pois ele é um editor geral, enquanto o Photoshop é um editor de pixels. O Lightroom é melhor para fazer ajustes na imagem toda.

Você pode ajustar suas fotos com algumas das ferramentas, como o pincel de ajuste.
Mas você pode usar as ferramentas do Photoshop para fazer ajustes muito precisos em várias partes da imagem.

Por exemplo, você pode usar a ferramenta de correção de manchas no Lightroom para consertar pequenas manchas ou falhas em seu chocolate. Isso é ideal se você tiver apenas algumas falhas para corrigir.
Freqüentemente, você realmente precisará fazer muitos ajustes para que sua fotografia de chocolate pareça suave e refinada o suficiente.
Chocolate manchado não é atraente.

A boa notícia é que você só precisa de algumas ferramentas simples para fazer com que sua fotografia de chocolate tenha a melhor aparência.

Conclusão

Fotografia de ovos de Páscoa, bombons, barras e bolos são difíceis de fotografar. Com um pouco de planejamento e cuidado, você pode tirar algumas imagens realmente interessantes e que vão vender bem mais.

E depois, degustar os fotografados será a melhor parte!