Plano de Fundo para Fotos: Como Remover ou Trocar

Muitas vezes você pode tirar uma foto bonita, mas, depois, acaba não gostando muito do resultado. Uma boa alternativa para utilizar esta mesma imagem, porém de uma maneira diferente, é adotar um novo plano de fundo para fotos.

O problema é que quem está produzindo suas próprias fotos, sem a ajuda de um profissional, pode não saber como fazer este tipo de alteração. São vários os tipos de editores e plano de fundo para fotos, então preste atenção nas dicas da Mutu para conseguir remover ou trocar o que te incomoda.

Na hora de fotografar

As imagens mais fáceis de remover são as que têm o fundo liso e infinito, pois elas permitem que haja um melhor. Ao fotografar, você pode usar o Pop Up Studio, que vem com várias cores de fundo diferente, inclusive o de cor verde.

A vantagem de usar o fundo verde é ter a possibilidade de fazer edições com a função Chroma Key. Esta técnica permite que não seja necessário gastar tanto tempo recortando a imagem, uma vez que a parte verde será substituída pelo fundo que você deseja.

Os principais editores

Antes de pensar em remover ou trocar o plano de fundo para fotos, é importante escolher um bom programa de edição que tenha suporte para esta ação. O mais utilizado no mundo inteiro é o Photoshop. O software, porém, só pode ser adquirido por meio de pagamento.

Se você não está interessado neste investimento, o melhor é buscar programas gratuitos, como o GIMP e o Movavi. Há, ainda, os aplicativos para smartphones LightX e Bazaart. Para a função do fundo verde você encontra os apps Chroma Key (Beta) e o FOLDIO. Também existem algumas opções caso você não queira baixar nenhum software ou app.

Sites de editores on-line como o Canva, o Clipping Magic e o Online Image Editor podem te ajudar bastante.

As técnicas para modificar o plano de fundo para fotos

Isso vai depender de cada editor, mas a maioria deles possui técnicas similares para remover ou trocar o plano de fundo para fotos. Certifique-se, primeiro, que você selecionou a opção de fundo transparente, e não o branco. Ele é identificado imageticamente como quadriculado nos tons de cinza.

Uma delas é a de recortar o objeto que você deseja manter. Usando esta ferramenta, você deixará esta parte da foto intacta, enquanto o resto será removido quando você pressionar a tecla delete.

Outra técnica é utilizar a borracha. Com esta ferramenta você consegue ir passando com o mouse por cima de todos os elementos que você deseja apagar.Para garantir um recorte perfeito, o ideal é que você dê bastante zoom e consiga remover todos os “cantinhos” que ficam sobrando.

Depois de removido, é só escolher outra foto e colocá-la por baixo da sua imagem. Assim, este será o novo plano de fundo. Lembre-se de salvar uma versão recortada para que você possa reutilizá-la a qualquer momento.

Está gostando das nossas dicas? Então não se esqueça de acessar o blog da Mutu!