Prepare Seu E-commerce Para O Dia das Crianças

As estatísticas mostram um crescimento vertiginoso do faturamento do comércio online durante o Dia das Crianças.
É um cenário de muita competitividade, que exige das empresas inovação e criatividade ao criar novas promoções e divulgação.

E como montar um planejamento para que a sua loja virtual aproveite essa oportunidade?
Veja a seguir dicas que vão ajudar você a preparar o seu e-commerce para o Dia das Crianças. 

Promoções

Proporcionar descontos são o diferencial das datas sazonais. Você pode oferecer frete grátis ou descontos na data ou na próxima compra.
A iniciativa é ótima para fidelizar o público.

Segmente Seu E-Commerce

Crie uma seção direcionada com promoções do Dia das Crianças para que os produtos sejam encontrados com mais facilidade e destaque.
As promoções atraem a atenção da pessoa e despertam o desejo de compra.
Segmente também por idade e tipo de produto. Exemplo:
Se o seu comércio eletrônico vende moda feminina, separe as peças por idade e, depois, por tipo de vestimenta (vestidos, calçados, calças, saias...).
As pessoas buscam a internet como uma ferramenta de otimização de tempo, então facilite!

Logística e Estoque  

Toda promoção pede uma atenção maior em relação à logística e estoque. Faça o seguinte checklist:

  • Mapeamento de vendas: determine, a partir dos dados de vendas, quais produtos ganharão um reforço de pedidos.
    Por ser uma data especial, é bem provável que alguns itens tenham mais procura.

  • Negocie:. Aumentando os pedidos com os seus fornecedores, você pode negociar um desconto e, assim,aumentar sua margem de lucro.

  • Antecedência nos seus pedidos: para ter tempo suficiente de cadastrar os novos produtos;

  • Prazos de entrega: determine uma data limite das vendas, garantindo que a mercadoria chegue ao cliente antes do Dia das Crianças;

  • Devoluções e Trocas: ressalte os prazos e as regras e blinde seu e-commerce de todas as formas possíveis mantendo a boa reputação da loja;

  • Equipe: forneça treinamentos em relação ao atendimento, explique sobre os produtos do estoque e solicite ideias.
    Eles se sentirão valorizados em fazer parte da construção da estratégia.

 

Comunicação Visual

Durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças, torne o layout da sua loja virtual temático e faça o mesmo nas redes sociais, você pode inclusive mudar a foto de perfil para a data.
Crie um banner com muitas cores, chamando a atenção para a data e posicione a arte em um lugar de destaque em seu e-commerce. 

Divulgação


Faça com que as informações cheguem ao seu público através das redes sociais, email marketing e WhatsApp.
Otimize as artes e textos para cada canal — é preciso diversificar e respeitar formatos, dimensões e outros padrões característicos de cada plataforma.
Nas redes sociais, onde a interação é mais leve e dinâmica,  poste textos informais, com informações sobre o universo infantil.
Evite publicar apenas promoções, intercalando os anúncios com conteúdos relevantes.
O e-mail marketing é ideal para divulgar descontos, porém tome cuidado para não sobrecarregar a caixa de entrada dos seus clientes.
O WhatsApp é um caminho ainda mais cuidadoso. Antes de enviar qualquer mensagem a um cliente, peça permissão. Lembre-se de que o aplicativo é ligado ao número do celular da pessoa, o que envolve privacidade.
Mesmo com consentimento, não mande muitas mensagens.

Frete

Utilize estratégias de compensação:

  • insira parte do frete no valor do produto, mesmo se ele for anunciado com desconto. Essa tática funciona bem, principalmente se você anunciar a ação durante a data: “no mês das crianças, ganhe descontos nos brinquedos e economize no frete!”;

  • ofereça frete gratuito em compras acima de determinado valor. Calcule previamente quanto você precisará vender por cliente para que o frete possa ser um presente. 

  • indique desconto no frete em alguns produtos que estão parados no estoque e sinalize essa facilidade no banner de entrada da sua loja virtual. Além de vender mercadorias que estavam paradas, você também deixará o cliente satisfeito.

Brindes

Os brindes ajudam a deixar as vendas dentro do clima infantil.
Essa é uma forma de ganhar a atenção dos pequenos voltando o discurso aos pais. Os mimos costumam variar bastante, como bonecos, estojos, brinquedos, miniaturas, bichos de pelúcia, etc.


Cores 

Também é fundamental adaptar a identidade visual da empresa e utilizar cores chamativas no mês de outubro que façam alusão ao Dia das Crianças. Os posts nas redes sociais relacionados à data não devem economizar nos tons alegres. Isso serve para estimular o lado lúdico e até mesmo reter a atenção dos pais.

Relacionamento

Aproveite a campanha de vendas, para melhorar o relacionamento com os clientes e incentivar a fidelização.
Segmente os clientes que têm filhos e fizeram compras a partir da data comemorativa em questão.

Vale a pena nutrir o relacionamento com esse público para, no próximo Dia das Mães ou Dia dos Pais, voltar a entrar em contato.
Uma das melhores ferramentas que ajuda nessa segmentação estratégica dos clientes é o sistema de CRM.

Anúncios 

Os anúncios geram valor à marca e ajudam a aumentar o faturamento, principalmente em datas comemorativas. Faça uso da criatividade e de mensagens positivas como oportunidades de reflexão e fortalecimento do sentimento de esperança, sem ser repetitivo.

Combos

Faça a oferta de kits de produtos para aumentar o faturamento do seu e-commerce, estimulando o cliente a colocar mais itens no carrinho do que o planejado, ampliando o ticket médio.

Ofereça condições vantajosas, analise os produtos e seus acessórios e identifique o padrão de consumo dos seus clientes para fazer combos.
Essa é uma forma interessante de vender mercadorias paradas no estoque.

Pós-Venda

O pós-venda é tão importante quanto a conversão.
Em datas como essa, o seu e-commerce receberá novos clientes, é importante. mais que o habitual, que ele finalize a sua jornada de forma 100% satisfatória.
Portanto, acompanhe todas as etapas desde o fechamento do pedido até a entrega em toda a sua base.
Cumpra os prazos, envie um e-mail perguntando como foi a experiência e utilize seus canais de comunicação a fim de pedir dicas de melhorias.

 

 Seguiu todas as dicas?
Então ponha em prática sua estratégia e prepare-se para vender muito. Práticas simples podem deixar a sua loja virtual muito mais atrativa e pronta para a data.