4 Segredos das Estratégias de Fotografia Publicitária

A fotografia publicitária foi desenvolvida única e exclusivamente para nos convencer de algo. Seja para vender, divulgar ou mesmo conscientizar, o segmento conta com uma peculiaridade: sempre tem um objetivo ou uma mensagem a ser passada. Não é como a fotografia artística, que existe puramente pela arte.

Devido a suas características, a fotografia publicitária envolve métodos e técnicas bastante específicos. Além disso, existem alguns segredos que ninguém te conta sobre como a indústria é capaz de te influenciar por meio de imagens.

Confira tudo sobre o assunto e aprenda a aplicá-la ao seu próprio negócio!

1. Tenha um bom briefing

O briefing é a alma da fotografia publicitária, da mesma forma que é da própria publicidade. É lá que estão contidas todas as informações sobre o trabalho a ser realizado. O briefing existe para te ajudar e tornar a produção de imagens mais assertiva e otimizada. Não deixe-o de lado.

2. Invista em pós-produção

A imagem que você produz é importante, mas a pós-produção é o que vai torná-la em uma verdadeira fotografia publicitária. É preciso incluir todos os elementos que uma campanha necessita, além, é claro, de tratar a foto, para que iluminação, sombras e cor estejam de acordo com o que foi definido no briefing.

Pontos de luz, caixas de textos filtros são alguns exemplos que elementos que são inseridos apenas na pós-produção.

3. Coloque-se no lugar do público

A fotografia publicitária está sempre conversando com alguém. Quem é o seu público-alvo? Quem é a persona que busca aquilo que você está fotografando? É preciso colocar-se no lugar dela e refletir se aquilo que está sendo oferecido realmente está de acordo.

4. Cumpra seu objetivo

Vender, divulgar ou conscientizar? O objetivo de sua fotografia publicitária foi muito bem definido no primeiro passo, o briefing.

Tudo o que você fará para conseguir a imagem perfeita — locação, enquadramento, cores, iluminação, composição, etc — dependem do objetivo que está sendo buscado.

Quer mais dicas sobre fotografia publicitária e outros segmentos?

O blog da Mutu está repleto de artigos pensados para pessoas que, como você, buscam entender melhor sobre fotografia para alavancar o próprio empreendimento!

Confira nossas dicas de ouro e esteja sempre à frente de seu concorrente.