7 Técnicas Estratégicas de Comércio Eletrônico



Desenvolver um negócio de comércio eletrônico se tornou a solução para varejistas tradicionais que desejam se tornar digitais. Portanto, não se preocupe se você abriu recentemente sua loja online e está confuso em decidir a melhor estratégia de marketing, muitos ainda estão aprendendo como funciona o mundo do comércio eletrônico.
Existem muitos tipos diferentes de negócios online e com as dicas que daremos neste artigo,você terá uma visão mais clara de como evoluir nessa empreitada.

É crucial compreender as 3 fases da jornada do cliente: criar consciência da marca, gerar consideração e, finalmente, tomar decisões.
Continue lendo para aprender as 7 técnicas para alcançar os objetivos de negócios que você está comprometido em alcançar.

Crie o Conhecimento da Marca
Todo comerciante eletrônico deve se concentrar em levar as pessoas certas ao seu site e em encontrar aquelas que têm um forte interesse nos produtos ou serviços que você oferece.
Tenha uma presença efetiva nas redes sociais e crie conteúdo exclusivo.

1- Transmissão Ao Vivo

A venda ao vivo ou e-commerce de streaming ao vivo é a nova maneira de vender online.
A China está dominando esse mercado, seguida pelos Estados Unidos, logo atrás.
Você pode vender ao vivo no Instagram, Facebook ou no Tik Tok.

Essas plataformas aproximam você dos clientes, permitindo que você entenda suas necessidades.

 

2 - SEO 

Esteja no topo dos resultados da Pesquisa Google e ajude clientes em potencial a encontrar você na rede.
Sempre crie conteúdo de produto de comércio eletrônico exclusivo e valioso que responda às dúvidas dos clientes e seja consistente com sua intenção de pesquisa.

A primeira etapa é estar ciente de suas palavras-chave de referência.
Isso significa fazer uma pesquisa de palavras-chave, analisando o conteúdo de seus concorrentes. Se você preparar seu conteúdo para estar alinhado com o SEO, você ganhará engajamento.

Em segundo lugar, aproveite a tecnologia e use o Google Analytics para rastrear as métricas de seu conteúdo de alto desempenho.
Recrie esse tipo de conteúdo porque é o que seu público está procurando.

Reconhecimento
Nessa segunda fase, as pessoas estão interessadas em seus produtos, mas a intenção de compará-lo a outros sites é inevitável.
É quando você precisa prestar mais atenção à navegação do seu site e mostrar aos clientes por que seus produtos são melhores do que os concorrentes, explorando seus diferenciais.

3 - Design

Como fazer com que as pessoas passem mais tempo na sua loja online?
Otimize o design e a navegação do seu site de comércio eletrônico.
Dê uma olhada nos itens abaixo e coloque-os em prática para tornar seu site mais agradável:

  • Mantenha as páginas do site intuitivas e scaneaveis

  • Projete as melhores páginas de destino e adicione uma frase de chamada em cada uma

  • Verifique a velocidade e torne seu site mais rápido

4  - Publicidade no Google Shopping

Adicione seu inventário local ao Google Shopping criando uma conta no Google Merchant. Anunciar no Google Shopping permite que você aumente seu tráfego, não apenas para seu site de comércio eletrônico, mas também para sua loja física, se for o seu caso.
Destaque-se da concorrência e deixe os compradores encontrarem todas as informações sobre seu estoque online.
Promova seus produtos com imagens e descrições de alta qualidade.

Tomada de decisão e pós-venda
Esta é a última fase da jornada do cliente e também sua última chance de aumentar as conversões. Assim que seu cliente concluir com sucesso o processo de checkout, você deve começar a desenvolver sua estratégia de programa de fidelidade.

5 - Cupom de Desconto  

Os códigos promocionais incentivam as vendas principalmente quando você está tentando conquistar novos clientes.
O desenvolvimento de uma estratégia promocional de sucesso é a chave para aumentar as vendas. Por exemplo, oferecer descontos nas datas comemorativas é uma ótima opção.
Aqui estão algumas idéias para desenvolver sua estratégia:

  • Use as tendências sazonais e planeje seu calendário de marketing de datas especiais para oferecer bons descontos

  • Crie uma página de destino específica para suas vendas sazonais e aplique uma extensão de promoção do Google Ads à sua campanha de publicidade.

  • Adapte o design do seu site de comércio eletrônico para incluir os banners de descontos de seus produtos na página inicial e aumentar as conversões.

  • Anuncie seu código promocional nas redes sociais.

6 - Checkout Fácil e Rápido

Faça um processo de checkout simples e intuitivo para impulsionar suas vendas.
Se você diminuir o tempo de compra de seus clientes, melhorará suas conversões. Uma forma de combater o abandono do carrinho de compras é acelerar o processo de finalização da compra. Sugerimos dois truques para simplificar o processo de pagamento:

  • Pagamento com um clique: você pode usar o Google Play.
    Este método melhorará a experiência de checkout e evitará que os visitantes abandonem sua página sem concluir a ação desejada.

  • Certifique-se de enviar um e-mail de confirmação com os detalhes do pedido: isso proporciona confiança e segurança ao cliente.

 

7 - Marketing de Evangelismo

O marketing de evangelismo é basicamente marketing boca a boca e a criação de fãs em torno de seus produtos ou serviços.
Você deve se preocupar em desenvolver uma comunidade de pessoas que acreditam em sua marca e convencem outras pessoas a comprar em sua loja online. Na era digital, as mídias sociais contribuirão para a divulgação da marca.

 

Conclusão

Certifique-se de verificar regularmente sua estratégia de marketing de comércio eletrônico e decidir quais são seus objetivos de negócios de comércio eletrônico antes de implementar essas dicas eficazes.
Fique atento às novas tendências da estratégia de marketing de comércio eletrônico para se tornar um especialista.