1) Limpe a Câmera

Por mais óbvio que pareça, as vezes a gente esquece!
Como os celulares estão sempre circulando entre nossas mãos e cômodos, é importante limpar a câmera antes de fazer as fotos dos seus produtos.
Aquele borrão na imagem pode não ser um problema no aparelho, mas apenas a marca da sua própria digital na lente.
Não use produtos abrasivos, apenas um pano seco já resolve.

 

2) Resolução

Por um lado, a foto precisa ter uma alta resolução para os consumidores poderem visualizar os detalhes da peça.
Por outro, você não deve esquecer que o local onde a imagem será postada normalmente limita o arquivo a um determinado tamanho e peso.
Mesmo se você for publicar em um site próprio, é importante prestar atenção a esse detalhe para que o arquivo não comprometa a velocidade do carregamento da página.
Antes de sair ajustando as configurações do seu celular, verifique as limitações exigidas pela plataforma que você pretende publicar a foto e pesquise qual o tamanho ideal para o seu site.
Quanto maior a resolução da imagem, mais nítida ela ficará.


3) Iluminação

Fotografar em um estúdio ou num estúdio fotográfico portátil com toda a iluminação necessária obviamente é mais fácil, mas você pode tirar muito proveito e fazer fotos ótimas usando luz natural.
Fotografe no fim da tarde para obter os melhores resultados, já que a luz fica mais distribuída, reduzindo as sombras.
Cuidado com a contraluz (quando a iluminação vem detrás do que está sendo fotografado). Quando isso acontece, o celular ajusta a foto para reduzir a claridade.
O resultado acaba sendo uma foto escura e sem o mínimo apelo visual.

 

4) Não coloque informações na foto

Nada de acrescentar texto na imagem, deixe a foto limpa.
Incluir informações nela, como um simples logo, pode prejudicar a visualização do produto e comprometer a experiência dos clientes.
Use outros meios para indicar coisas como preço e tamanho.
Por exemplo: as legendas ou comentários no Instagram.
Isso proporciona interação e facilita o caminho até a finalização da compra.

 

 5) Fundos Infinitos

Não se preocupe em fazer composições com fundos coloridos e divertidos. Prefira os fundos infinitos, pois eles ajudam a destacar o objeto fotografado e não tiram o foco do produto.
Você também pode pegar uma folha de papel ou tecido na cor branca, dobre de forma a fazer uma curva e coloque atrás do produto para fazer a foto. Esse fundo infinito improvisado cria uma visibilidade ainda mais agradável e neutra.


6) Zoom

Com a exceção de alguns smartphones com recursos desenvolvidos especialmente para fotografias, o melhor é evitar o zoom.
Isso porque, na maioria dos casos, a aproximação faz a foto perder qualidade e ficar granulada ou borrada.
Se quiser uma visão mais próxima do produto chegue perto dele para fotografar. 

 

7) Ângulos

O seu cliente não vai poder pegar o produto nas próprias mãos antes de comprar. Logo, é fundamental fornecer a maior quantidade de ângulos possíveis para ajudar os consumidores a terem uma visão mais completa das mercadorias.
Os ângulos básicos são o frontal na altura dos olhos, de lado e por trás. Dependendo do produto, também é preciso uma visão de cima ou da parte de baixo.
Pense: se você fosse comprar, como gostaria de ver o produto?
Fotografe com isso em mente.



8) Firme!

Parece óbvio, mas no momento da foto, procure ficar o mais imóvel possível. Apesar de parecer uma tarefa simples, pode ser um verdadeiro desafio para muita gente.
Se possível adquira um tripé para celular.
Você também pode tentar apoiar o smartphone em uma superfície reta e lisa. Só tenha cuidado para não derrubá-lo.
Não há editor de imagem capaz de consertar uma imagem desfocada. Por isso, é essencial ter atenção e paciência no momento da foto.

 

9) Filtros

A grande maioria dos celulares já vêm com filtros para fotos e vídeos. Quem fotografa produtos para vender na internet precisa ficar longe deles.
Esses recursos não passam uma imagem de profissionalismo e, com eles, a foto não mostra as cores reais das peças.
O cliente pode comprar achando que ia receber algo em específico e ficar frustrado ao ver que recebeu um produto completamente diferente.


10) Flash

Já falamos sobre aproveitar a iluminação natural.
Quando isso não for possível, um dia de chuva, por exemplo, espere um outro momento para fotografar ou utilize um estúdio fotográfico portátil. O que você não deve fazer é usar o flash da câmera.
Ele pode deixar a imagem clara demais e até esconder alguns detalhes.

 

11) Opções

Se você vende uma mercadoria em várias cores ou tamanhos, por exemplo, fotografe todas as versões disponíveis.
Os clientes gostam de ver como cada cor e tamanho se aplicam ao produto. 


12) Escala

Não coloque na foto elementos que não fazem parte do produto a ser vendido. No entanto, se vende peças pequenas, é indicado colocar um item de tamanho praticamente padrão ao lado do produto principal. Desta forma, as pessoas podem ter uma noção melhor do tamanho do produto.
E, claro, não se esqueça de indicar todas as medidas no campo de informações da plataforma onde será vendido.

13) Seleção


Faça várias imagens dos produtos, de inúmeros ângulos, distância e iluminação e selecione as melhores para publicar.
Com isso, você economiza tempo.

14) Produto Em Ação

Para dar uma noção ainda melhor do produto, é essencial fotografá-lo sendo utilizado, como é o caso de roupas, bolsas e bijuterias.
É imprescindível visualizar como o item se ajusta ao corpo e até como ele pode ser combinado com outras peças.

15) Edição

Use os apps de edição apenas para corrigir pequenas falhas e imperfeições.
Cuidado para não mudar por completo a foto, sem tirar sua originalidade.
Há muitos apps gratuitos que podem te ajudar nesse sentido. 

 

Preste atenção nos detalhes e siga essas dicas!
Suas fotos ficarão mais profissionais e passarão muito mais credibilidade, aumentando assim suas vendas.