Promoções
Proporcionar descontos são o diferencial das datas sazonais. Você pode oferecer frete grátis ou descontos na data ou na próxima compra.
A iniciativa é ótima para fidelizar o público.
Segmente Seu E-Commerce
Crie uma seção direcionada com promoções do Dia das Crianças para que os produtos sejam encontrados com mais facilidade e destaque.
As promoções atraem a atenção da pessoa e despertam o desejo de compra.
Segmente também por idade e tipo de produto. Exemplo:
Se o seu comércio eletrônico vende moda feminina, separe as peças por idade e, depois, por tipo de vestimenta (vestidos, calçados, calças, saias...).
As pessoas buscam a internet como uma ferramenta de otimização de tempo, então facilite!
Logística e Estoque
Toda promoção pede uma atenção maior em relação à logística e estoque. Faça o seguinte checklist:
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Mapeamento de vendas: determine, a partir dos dados de vendas, quais produtos ganharão um reforço de pedidos.
Por ser uma data especial, é bem provável que alguns itens tenham mais procura. -
Negocie:. Aumentando os pedidos com os seus fornecedores, você pode negociar um desconto e, assim,aumentar sua margem de lucro.
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Antecedência nos seus pedidos: para ter tempo suficiente de cadastrar os novos produtos;
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Prazos de entrega: determine uma data limite das vendas, garantindo que a mercadoria chegue ao cliente antes do Dia das Crianças;
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Devoluções e Trocas: ressalte os prazos e as regras e blinde seu e-commerce de todas as formas possíveis mantendo a boa reputação da loja;
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Equipe: forneça treinamentos em relação ao atendimento, explique sobre os produtos do estoque e solicite ideias.
Eles se sentirão valorizados em fazer parte da construção da estratégia.
Comunicação Visual
Durante as semanas que antecedem o Dia das Crianças, torne o layout da sua loja virtual temático e faça o mesmo nas redes sociais, você pode inclusive mudar a foto de perfil para a data.
Crie um banner com muitas cores, chamando a atenção para a data e posicione a arte em um lugar de destaque em seu e-commerce.
Divulgação
Faça com que as informações cheguem ao seu público através das redes sociais, email marketing e WhatsApp.
Otimize as artes e textos para cada canal — é preciso diversificar e respeitar formatos, dimensões e outros padrões característicos de cada plataforma.
Nas redes sociais, onde a interação é mais leve e dinâmica, poste textos informais, com informações sobre o universo infantil.
Evite publicar apenas promoções, intercalando os anúncios com conteúdos relevantes.
O e-mail marketing é ideal para divulgar descontos, porém tome cuidado para não sobrecarregar a caixa de entrada dos seus clientes.
O WhatsApp é um caminho ainda mais cuidadoso. Antes de enviar qualquer mensagem a um cliente, peça permissão. Lembre-se de que o aplicativo é ligado ao número do celular da pessoa, o que envolve privacidade.
Mesmo com consentimento, não mande muitas mensagens.
Frete
Utilize estratégias de compensação:
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insira parte do frete no valor do produto, mesmo se ele for anunciado com desconto. Essa tática funciona bem, principalmente se você anunciar a ação durante a data: “no mês das crianças, ganhe descontos nos brinquedos e economize no frete!”;
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ofereça frete gratuito em compras acima de determinado valor. Calcule previamente quanto você precisará vender por cliente para que o frete possa ser um presente.
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indique desconto no frete em alguns produtos que estão parados no estoque e sinalize essa facilidade no banner de entrada da sua loja virtual. Além de vender mercadorias que estavam paradas, você também deixará o cliente satisfeito.
Brindes
Os brindes ajudam a deixar as vendas dentro do clima infantil.
Essa é uma forma de ganhar a atenção dos pequenos voltando o discurso aos pais. Os mimos costumam variar bastante, como bonecos, estojos, brinquedos, miniaturas, bichos de pelúcia, etc.
Cores
Também é fundamental adaptar a identidade visual da empresa e utilizar cores chamativas no mês de outubro que façam alusão ao Dia das Crianças. Os posts nas redes sociais relacionados à data não devem economizar nos tons alegres. Isso serve para estimular o lado lúdico e até mesmo reter a atenção dos pais.
Relacionamento
Aproveite a campanha de vendas, para melhorar o relacionamento com os clientes e incentivar a fidelização.
Segmente os clientes que têm filhos e fizeram compras a partir da data comemorativa em questão.
Vale a pena nutrir o relacionamento com esse público para, no próximo Dia das Mães ou Dia dos Pais, voltar a entrar em contato.
Uma das melhores ferramentas que ajuda nessa segmentação estratégica dos clientes é o sistema de CRM.
Anúncios
Os anúncios geram valor à marca e ajudam a aumentar o faturamento, principalmente em datas comemorativas. Faça uso da criatividade e de mensagens positivas como oportunidades de reflexão e fortalecimento do sentimento de esperança, sem ser repetitivo.
Combos
Faça a oferta de kits de produtos para aumentar o faturamento do seu e-commerce, estimulando o cliente a colocar mais itens no carrinho do que o planejado, ampliando o ticket médio.
Ofereça condições vantajosas, analise os produtos e seus acessórios e identifique o padrão de consumo dos seus clientes para fazer combos.
Essa é uma forma interessante de vender mercadorias paradas no estoque.
Pós-Venda
O pós-venda é tão importante quanto a conversão.
Em datas como essa, o seu e-commerce receberá novos clientes, é importante. mais que o habitual, que ele finalize a sua jornada de forma 100% satisfatória.
Portanto, acompanhe todas as etapas desde o fechamento do pedido até a entrega em toda a sua base.
Cumpra os prazos, envie um e-mail perguntando como foi a experiência e utilize seus canais de comunicação a fim de pedir dicas de melhorias.
Seguiu todas as dicas?
Então ponha em prática sua estratégia e prepare-se para vender muito. Práticas simples podem deixar a sua loja virtual muito mais atrativa e pronta para a data.