1 - Tenha Diretrizes

Qual é a essência do seu negócio?
Se você está pensando seriamente em expandir, não será suficiente simplesmente oferecer mais produtos em mais locais.
Você precisará ter uma identidade de marca que possa se estabelecer na mente de seus clientes. Isso levará a uma maior capacidade de reconhecimento e a um fluxo cada vez maior de visitantes interessados em seu comércio eletrônico.
Mais cedo ou mais tarde, você precisará estabelecer uma presença maciça nas redes sociais, fazer divulgação e desenvolver materiais e ações de marketing de alta qualidade.
Um conjunto de diretrizes da marca permitirá que você mantenha tudo alinhado e padronizado, definindo tudo, desde seu esquema de cores e logotipo, até seu tom de voz, persona e conteúdos preferidos.
Comece com sua proposta de valor principal.
O que você espera alcançar com a expansão de seus negócios, além de simplesmente ganhar dinheiro?
Em seguida, continue a partir daí até ter uma visão abrangente e geral. 

 

2 Crie Um Fundo De Emergência

Muitas variáveis podem causar uma retração ou até a paralisação dos negócios: uma pandemia (quem diria?!), escassez de insumos, falta de energia, lesão no local de trabalho ou até mesmo uma mudança nos hábitos de consumo exigindo uma revisão total de uma linha de produtos.
Qualquer empresa que não acumule economias para sobreviver a uma paralisação de curto prazo assume muitos riscos desnecessários.
Isso é verdade também para as empresas menores, porém elas podem sobreviver a paralisações moderadas porque não têm grandes custos contínuos.
Quanto maior se torna o seu negócio, mais crescem os seus custos.
Isso torna a perspectiva de interrupção mais perigosa.
Não adianta crescer exponencialmente ao longo de um ano se tudo desabar logo depois. O crescimento sustentável a longo prazo deve ser sua meta.

 

3 Garanta O Seu Suprimento De Insumos

Independentemente de você fabricar seus próprios produtos ou adquiri-los de fornecedores locais, nacionais ou internacionais - inclusive os insumos necessários -  você precisa saber que seu nível de suprimento pode atender a uma demanda amplamente expandida.
Deixar uma impressão negativa causada por não ser capaz de atender aos pedidos irá prejudicá-lo significativamente.
Faça contratos de longo prazo com fornecedores de produtos e insumos para que eles não possam alterar os termos no futuro.
Saber exatamente o nível de demanda que você pode atender de forma confiável também tornará possível direcionar seus esforços de marketing com  maior assertividade.
Dessa forma, você pode reduzi-los quando sentir que corre o risco de se comprometer demais.

 

4 Certifique-se De Que Seu Site Pode Lidar Com Mais Tráfego

Nem todos os e-commerces utilizam a mesma plataforma e provedor. Alguns são mal otimizados, enquanto outros são bem acabados.
Alguns possuem hospedagem própria, outros não.
O desempenho depende da qualidade da hospedagem escolhida e podem ser mais previsivelmente escalonáveis.
Você deve garantir que seu site possa lidar com um aumento no tráfego e no engajamento antes de começar a procurar a hospedagem mais adequada.
Se você não tem um motivo urgente para desenvolver ou manter sua loja em um sistema personalizado, você deve migrar para um grande CMS de comércio eletrônico, capaz de oferecer uma gama mais robusta e acessível de add-ons.
Esse tipo de sistema o ajudará a crescer quase indefinidamente.

 

5 Monte Uma Equipe Forte

Se você administra todos os aspectos de seu negócio online, relaxe um pouco. Mais pedidos significam mais trabalho, mais reclamações e mais custos.
Uma pessoa suporta esse tipo de carga de trabalho por apenas por um tempo limitado.
Cerque-se de uma equipe na qual você confia e compartilhe sua ânsia de sucesso e, em seguida, amplie as responsabilidades deles à medida que você expande seu e-commerce.
Seu foco precisa permanecer no modelo de negócio principal - é onde você fará a maior diferença.
Preparar um negócio para expansão, de uma pequena startup a um competidor global, é um desafio incrivelmente empolgante, mas não deve ser seu foco exclusivo.
Se você perder o foco e sair dos trilhos do seu negócio, vai atrapalhar seu progresso por um longo tempo.
Siga estas dicas para preparar totalmente o seu e-commerce e dar a ele a melhor chance de alcançar o sucesso.