1-  Vendas Cruzadas

Upsells e vendas cruzadas são responsáveis por uma média de 10-30% da receita de comércio eletrônico.
Já estamos familiarizados com os exemplos famosos de McDonald's, Pepsi, KFC: upsell e cross-selling são a arte de vender mais para um cliente,oferecendo complementos ou upgrades.
Upsell = Ofereça alternativas de upgrade (valor superior de produto):
Vendas cruzadas = Ofereça itens complementares que combinam com o produto adquirido.
O upsell e o cross-selling são ótimas táticas para aumentar as compras não planejadas e aumentar o valor médio dos pedidos das lojas online.

 

2 - Sugestão de Produtos Semelhantes

Há alguns anos, a gigante Amazon revelou que 35% de sua receita vinha de recomendações de produtos.
70% da home page da Amazon possui blocos de sugestões de produtos.
A recomendação de produtos é gerada e adaptada para o comportamento e os interesses de cada comprador na loja.
Ao sugerir produtos relevantes para o que os clientes procuram, essa estratégia não apenas evita que os clientes saiam de mãos vazias, mas também os motiva a adicionar mais itens ao carrinho, aumentando assim o valor médio do pedido da loja.
Funciona da mesma forma que o marketing boca a boca.
Use algoritmos integrados para coletar e analisar os dados dos compradores para gerar sugestões personalizadas que cada comprador provavelmente deseja comprar.
Além da página inicial, você pode colocar recomendações relevantes sobre a categoria, produto até a página do carrinho para continuar vendendo até que os clientes cheguem ao caixa.
Sugira mais itens após a finalização da compra para motivar as compras recorrentes.

 

3 - Avaliações

A prova social é a sua chave para o marketing magnético: aproveitando o efeito de multidão para atrair mais clientes.
Ao visitar seu site pela primeira vez, muitos compradores ficam céticos. Embora as compras online não sejam estranhas, existem alguns riscos, pois os clientes não podem ver ou tocar nos produtos físicos antes de pagar.
E se os produtos não se parecerem com o que estão ilustrados no site? E se eles não funcionarem da maneira como são descritos?
A prova social pode fazer maravilhas por você.
Ao mostrar aos clientes que muitas outras pessoas compraram e tiveram uma experiência feliz com sua loja, você pode construir confiança em sua marca e incentivar novos clientes a começarem a comprar com você.
Obtenha análises de produtos de compradores anteriores.
A grande maioria dos compradores lêem avaliações com muita frequência antes de comprarem online e comparam as avaliações positivas e negativas entre si.
Obter análises criteriosas dos produtos é fundamental para convencer os clientes de que estão tomando a decisão de compra certa.
Notifique pedidos recentes bem-sucedidos:
Outra ótima ideia para aproveitar a prova social para aumentar as vendas online é exibir notificações de vendas recentes diretamente na loja quando os clientes estiverem navegando.
Você pode configurar um pequeno pop-up deslizante no canto notificando que alguém acabou de comprar um item em sua loja
Essas notificações de vendas podem ser sincronizadas a partir de seus dados reais de vendas e criá-las com o objetivo de promover alguns itens específicos.

 

 4 - Marketing de Afiliados Com Influenciadores

Os influenciadores têm grande poder nas redes sociais. Quando falam positivamente sobre algo, isso pode se tornar uma tendência em seus seguidores.
Você pode alcançar influenciadores sociais em seu nicho para que promovam seus produtos e direcionem visitantes para seu site.
Na verdade, você pode até mesmo fazer com que eles gerem vendas para você, combinando com o marketing de afiliados.
Você pode oferecer um código de desconto de 10% para os seguidores do influencer.
As vendas feitas com este código seriam suas vendas de afiliados e ele pode ganhar comissão por elas.
Em vez de meramente promover uma marca, os influenciadores têm uma maior iniciativa de persuadir os seguidores a comprar por causa da comissão de afiliado recebida.

 

5 - Senso de Urgência

As compras online são ideais para compras por impulso; que está se tornando um comportamento comum hoje em dia, incentivado por nossa cultura de consumo rápido de bens.
Produtos colocados na posição certa, com as promoções certas, acionadas no melhor momento, podem promover altamente a compra por impulso. Um dos fatores que mais impactam esse comportamento é a urgência.
Enquanto os clientes estão pensando em fazer uma compra, você pode mostrar uma oferta por tempo limitado (pode ser cupons, frete grátis, brindes) e adicionar um cronômetro de contagem regressiva para motivá-los a fechar o negócio.

 

 6 - Senso de Escassez

Outra estratégia que você pode aplicar para promover o comportamento de compra por impulso é adicionar uma sensação de escassez.
Muitos compradores online abandonam o carrinho porque pensam que podem voltar e comprar a qualquer momento depois de comparar com outros varejistas.
Eles agirão de forma diferente se forem informados de que seus itens favoritos logo estarão fora de estoque.
Você pode definir o seu número de estoque menor do que a quantidade real, a fim de criar uma impressão de itens de alta demanda. Projete um banner, texto ou qualquer tipo de sinalização explícita para que os clientes saibam disso.

 

7- Programa de Fidelidade

Uma vez que custa mais adquirir um novo cliente do que vender mais para um atual, é importante focar em reter os clientes existentes.
Você pode organizar um programa de fidelidade para motivar os clientes a gastar mais ou fazer compras repetidas para ganhar pontos de recompensa.
Ao oferecer a seus clientes um programa de fidelidade, você pode promover compras por impulso e transformá-los em clientes fiéis.
Os clientes estão mais motivados a comprar de você porque podem ganhar pontos para resgatar mais tarde.

 

8 - Gamificação

A gamificação realmente mudou o jogo do comércio eletrônico, tornando o processo de compra online mais emocionante e interativo.
Ele também incorpora motivadores ocultos para que os clientes visitem a loja com mais frequência e gastem mais.
A teoria subjacente é simples: é como um jogo, eles agem mais para desbloquear conquistas.
Você pode aplicar diferentes técnicas de gamificação para aumentar o valor médio do pedido.
Exemplo: quando os clientes adicionam um item ao carrinho, é sugerido um código de desconto de 15% se os clientes gastarem mais para atingir um valor mínimo estipulado.

 

 9 - Newsletters


Você não só pode aumentar as vendas online, mas também pode vender mais, mesmo quando os clientes já deixaram seu site.
O email marketing é um dos canais de marketing com melhor custo-benefício no comércio eletrônico.
Já se foi o tempo dos e-mails promocionais em massa.
As marcas agora executam automação de e-mail personalizada para acompanhar os clientes com base em seus comportamentos com conteúdo personalizado.
Por exemplo, os clientes que navegam, mas não compram nada, receberão e-mails de abandono de navegação que os lembram dos itens que viram e opções semelhantes.
Aqueles que abandonarem carrinhos receberão emails de recuperação de carrinhos que os direcionam de volta para terminar o carrinho.
Os clientes que comprarem mais de 3 pedidos podem receber um e-mail de prêmio com cupom para a próxima compra…
Você pode manter contato com os clientes em vários pontos, desde que o conteúdo seja relevante e envolvente.

 

10 - Responsividade


Não se esqueça de que o tráfego de comércio eletrônico vem cada vez mais do celular, então você deve prestar atenção à otimização do mobile.
Os usuários de dispositivos móveis rolam para cima e para baixo com tanta frequência para visualizar o conteúdo que podem perder onde está o botão da chamada para ação.
Adicione um botão Comprar aderente com opções convenientes na parte superior para que os clientes possam comprar a qualquer momento.
Os usuários de celular também têm o hábito comum de deslizar para a esquerda e para a direita para ver as imagens.
Em vez de colocar as imagens dos produtos em ordem vertical, adicione uma galeria para que eles possam deslizar como no Instagram.

Enfim….

Podem haver infinitas maneiras criativas de como aumentar as vendas online.
Aqui, estamos sugerindo estratégias aplicadas por muitas marcas grandes e pequenas e que trazem resultados comprovados.