Como fazer um fundo branco para fotos de um jeito fácil

Existem diversas formas de como fazer um fundo branco para fotos, porém, nem todas são viáveis para suas necessidades. Primeiro, analise se o uso será para a sua profissão de fotógrafo, para o seu e-commerce ou para hobby. Com isso, será mais fácil decidir qual das escolhas abaixo é melhor para você:

Utilizando uma estrutura

Utilizar uma estrutura pode ser uma excelente forma de trabalhar com o fundo branco. Porém, esse recurso costuma custar caro. Todos os equipamentos para montar um estúdio profissional podem ultrapassar o valor de uma câmera DSLR. Logo, não compensa para a maioria das pessoas optar por essa forma de como fazer um fundo branco para fotos. É uma opção excelente para aqueles que desejam trabalhar profissionalmente com fotografia, porém apresenta poucas vantagens para quem só precisa de fotos para sua loja virtual ou hobby esporádico. Além disso, jeitos bem mais rápidos e econômicos estão listados abaixo:

Parede pintada

A parede pintada é uma excelente forma de criar uma alternativa barata para os estúdios fotográficos de estrutura. Entretanto, mesmo assim, será necessário uma boa iluminação para evitar sombras no fundo da foto. Se você vai optar por pintar uma parede, escolha a cor branco puro e procure deixar a superfície lisa e sem quadros ou qualquer tipo de objeto. A luz deve incidir diretamente sob a parede, com origem no canto direito, esquerdo e na frente. Isso ajudará a evitar a formação de sombras indesejadas na sua foto.

Suporte e papel para fundo infinito

Apesar de econômico, pintar a parede ainda não é a solução ideal. Será necessário que aquele espaço fique vazio e inteiramente disponível como estúdio. Um jeito mais prático é utilizar ganchos profissionais e papéis. Mas como fazer um fundo branco para fotos de papel? Não se preocupe, você não vai precisar colar folhas sulfites nas paredes. Já existem rolos de papel fotográfico próprios para a montagem de fundos infinitos. Basta desenrolá-los até o comprimento desejado. Existem duas desvantagens neste método: o preço e a iluminação. Por se tratar de um equipamento profissional, os gastos com essa instalação podem ser um pouco altos e as fotos apresentarão manchas e sombras se você não possuir luzes profissionais.

Mini estúdio portátil

Finalmente, uma opção acessível a todos os bolsos e de fácil uso. Os mini estúdios são excelentes para fotografar objetos e podem ser carregados para diversas locações dentro de uma pasta. A Mutu, por exemplo, desenvolve o Pop Up Studio, que apresenta iluminação de led e um conjunto de fundos infinitos, entre eles o tão desejado fundo branco. Com ele, você pode fotografar rapidamente para o seu e-commerce e obter resultados profissionais que mal necessitarão de retoques. Confira mais informações no site da Mutu. Gostou das nossas dicas de como fazer um fundo branco para fotos? Veja agora como colocar fundo branco na foto durante a pós-edição.