A Parceria Como Prova Social

Online você não tem como mostrar pessoalmente os produtos aos visitantes do site. Seu parceiro, como influenciador, pode ajudar seu consumidor a colocar um produto no carrinho e finalizar a compra. A grande maioria das pessoas confiam na recomendação de conhecidos antes de fazer uma compra. Você pode exibir opiniões e chancelas de parceiros (ou clientes) da sua marca para outros usuários em sua comunicação de formas variadas:

 

1. Produtos mais vendidos

Quando entramos em uma loja física ou virtual, é normal nos depararmos com uma seção de produtos mais vendidos (vide os best sellers em livrarias). Essa forma de exibir os artigos não deixa de ser uma prova social. Afinal, o que as outras pessoas mais compram deve ser bom.                                                                                                                                    

Crie uma categoria ou um espaço na home da sua loja virtual dos produtos mais vendidos.

 

2. Avaliações e comentários

Outro aspecto que costuma gerar confiança nos visitantes de um site para comprar online são as avaliações e os comentários a respeito dos produtos. Produtos vendidos online são avaliados pelos consumidores e comentados. Um artigo com cinco comentários em um e-commerce tem 270% a mais de chance de ser comprado do que um item sem nenhuma opinião registrada - segundo alguns estudos de mercado.                                                                                 

Sempre incentive seus clientes a avaliar e comentar sobre os produtos que compraram em sua loja. Isso leva outros usuários a adquirirem aqueles artigos também. Envie e-mails pedindo que o consumidor avalie a compra. Publique as notas e opiniões diretamente nas páginas de produtos.

3. Depoimentos de clientes 

Consumidores satisfeitos com sua marca podem convencer outras pessoas a comprar em sua loja. Esses depoimentos podem ser realizados em vídeo ou em texto, a partir de entrevistas. Se for gravar esses relatos, preze pela qualidade da produção e edição das imagens. Se optar pelo texto, inclua fotos do consumidor utilizando o produto com a devida autorização.

4. Seguidores nas redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal, tanto de vendas quanto de atendimento. Além de ser possível vender pelo Instagram, a plataforma é ótima para fazer parcerias. 

Apesar de não ser uma métrica tão relevante para as vendas do seu e-commerce, o seu número de seguidores nas redes sociais muda a percepção que pessoas que entraram em contato com sua marca terão.

 Um perfil de empresa com muitas curtidas ou seguidores pode transmitir a ideia de que várias pessoas acreditam nas qualidades e autoridade da marca. Estratégias para conseguir mais seguidores, podem ser um trabalho que acrescenta valor ao seu negócio por conta da prova social.

 

5. Compartilhamento de posts de clientes

É possível compartilhar as publicações de clientes nos seus perfis.  

Incentive o consumidor a publicar uma foto ou um Story no Instagram logo que receber os produtos da sua loja, marcando seu perfil.                       

Reposte esses conteúdos e mostre aos novos seguidores que existem pessoas reais recebendo as compras que fizeram em seu e-commerce.

 6. Sites de avaliação                                                                         

Sua empresa deve atuar nos sites de avaliação como o Reclame Aqui.            

A grande maioria dos consumidores buscam avaliações antes de comprar. 

Você não pode controlar o que as pessoas vão dizer, mas pode resolver as reclamações. Ajudar quem está com dificuldades é uma forma de mostrar que sua empresa é solícita e presta bom atendimento. Fazer uso da prova social nada mais é do que utilizar uma observação a respeito do comportamento humano para incentivar que os visitantes da sua loja virtual realizem compras ali.  

Depoimentos e opiniões de outras pessoas ajudam quem está inseguro a tomar uma decisão de forma mais rápida.

Desta forma, seu e-commerce só tem a ganhar!