A Parceria Como Prova Social
Online você não tem como mostrar pessoalmente os produtos aos visitantes do site. Seu parceiro, como influenciador, pode ajudar seu consumidor a colocar um produto no carrinho e finalizar a compra. A grande maioria das pessoas confiam na recomendação de conhecidos antes de fazer uma compra. Você pode exibir opiniões e chancelas de parceiros (ou clientes) da sua marca para outros usuários em sua comunicação de formas variadas:
1. Produtos mais vendidos
Quando entramos em uma loja física ou virtual, é normal nos depararmos com uma seção de produtos mais vendidos (vide os best sellers em livrarias). Essa forma de exibir os artigos não deixa de ser uma prova social. Afinal, o que as outras pessoas mais compram deve ser bom.
Crie uma categoria ou um espaço na home da sua loja virtual dos produtos mais vendidos.
2. Avaliações e comentários
Outro aspecto que costuma gerar confiança nos visitantes de um site para comprar online são as avaliações e os comentários a respeito dos produtos. Produtos vendidos online são avaliados pelos consumidores e comentados. Um artigo com cinco comentários em um e-commerce tem 270% a mais de chance de ser comprado do que um item sem nenhuma opinião registrada - segundo alguns estudos de mercado.
Sempre incentive seus clientes a avaliar e comentar sobre os produtos que compraram em sua loja. Isso leva outros usuários a adquirirem aqueles artigos também. Envie e-mails pedindo que o consumidor avalie a compra. Publique as notas e opiniões diretamente nas páginas de produtos.
3. Depoimentos de clientes
Consumidores satisfeitos com sua marca podem convencer outras pessoas a comprar em sua loja. Esses depoimentos podem ser realizados em vídeo ou em texto, a partir de entrevistas. Se for gravar esses relatos, preze pela qualidade da produção e edição das imagens. Se optar pelo texto, inclua fotos do consumidor utilizando o produto com a devida autorização.
4. Seguidores nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo canal, tanto de vendas quanto de atendimento. Além de ser possível vender pelo Instagram, a plataforma é ótima para fazer parcerias.
Apesar de não ser uma métrica tão relevante para as vendas do seu e-commerce, o seu número de seguidores nas redes sociais muda a percepção que pessoas que entraram em contato com sua marca terão.
Um perfil de empresa com muitas curtidas ou seguidores pode transmitir a ideia de que várias pessoas acreditam nas qualidades e autoridade da marca. Estratégias para conseguir mais seguidores, podem ser um trabalho que acrescenta valor ao seu negócio por conta da prova social.
5. Compartilhamento de posts de clientes
É possível compartilhar as publicações de clientes nos seus perfis.
Incentive o consumidor a publicar uma foto ou um Story no Instagram logo que receber os produtos da sua loja, marcando seu perfil.
Reposte esses conteúdos e mostre aos novos seguidores que existem pessoas reais recebendo as compras que fizeram em seu e-commerce.
6. Sites de avaliação
Sua empresa deve atuar nos sites de avaliação como o Reclame Aqui.
A grande maioria dos consumidores buscam avaliações antes de comprar.
Você não pode controlar o que as pessoas vão dizer, mas pode resolver as reclamações. Ajudar quem está com dificuldades é uma forma de mostrar que sua empresa é solícita e presta bom atendimento. Fazer uso da prova social nada mais é do que utilizar uma observação a respeito do comportamento humano para incentivar que os visitantes da sua loja virtual realizem compras ali.
Depoimentos e opiniões de outras pessoas ajudam quem está inseguro a tomar uma decisão de forma mais rápida.
Desta forma, seu e-commerce só tem a ganhar!