Mostre os Benefícios do Produto

A melhor forma de vender seus produtos é deixá-los que se vendam sozinhos. A foto deve fazer o trabalho pesado, o texto é apenas um suporte adicional.

 

Crie uma experiência imersiva

As fotografias têm o potencial de provocar uma resposta emocional. Elas  também passam informações rapidamente, são bem mais fáceis de “ler” que o texto.

As fotos dão profundidade e contexto a uma história, criando assim uma experiência mais imersiva do que o texto pode fazer sozinho.

As imagens podem ser usadas para provocar, irritar, causar reflexão, informar, divertir...enfim… as possibilidades são infinitas.

  

Faça-os sorrir

As fotos tem a capacidade tanto de divertir quanto de informar. 

Se for o perfil de sua marca, por que não injetar um pouco de humor?

Se o seu site solicita que os usuários façam tarefas chatas como preencher cadastros, pagar contas, uma pitada de humor pode aliviar o peso. 

E seus clientes provavelmente irão gostar.

 

Eduque e Informe

“Fale-me e eu esquecerei, mostre-me e lembrarei”

Aprender pode ser difícil. Mas apoiar a teoria com estímulos visuais pode nos ajudar a entender conceitos complexos e reafirmar nossa compreensão.

Imagens são bem mais assimiláveis e fáceis de recordar. 

Quantas vezes você conhece alguém, a reencontra e lembra de seu rosto mas não do nome dela?

 

Conte uma História

Desde tenra idade nos contam histórias. E passamos a vida contando elas para amigos e familiares. Imagens são a melhor forma de contar histórias de modo eficaz.

Observe as mídias: somos bombardeados por imagens em noticiários, revistas, programas e comerciais.

 

Destaque as Inovações

As pessoas têm expectativas quanto à aparência dos produtos e suas funcionalidades.Se você tem um produto que se diferencia do padrão, destaque isso de forma contundente em suas fotografias.

E então espere que o boca a boca, de forma espontânea, fará grande parte do serviço de divulgação. 

 

Mostre à sua audiência como fazer algo

Usuários geralmente ignoram de forma solene o manual de instruções.

E solenemente acabam fazendo mau uso de seus produtos ou tendo dificuldade em usá-los.

Simplifique: nada melhor que recursos visuais para dar suporte à procedimentos complexos.

  

Não Confunda os Usuários

Pessoas tiram conclusões por associação.

Se você vende camisas sociais, e adiciona gravatas e abotoaduras nas fotografias apenas para demonstrar combinações e de forma ilustrativa, pode ter certeza que seu consumidor acreditará que os acessórios fazem parte do valor da camisa.

Evite dubiedades.

  

Provoque Uma Resposta Emocional

Frequentemente a fotografia é usada para passar mensagens contundentes.

Campanhas de caridades, ONGs, noticiários fazem um bom uso disso.

Tire proveito dessa possibilidade, mas sem ser apelativo.

 

Mostre Acessórios

Poste foto dos acessórios também. 

Assim você estimula os visitantes do seu e-commerce a imaginar um melhor uso de seu produto e uma experiência mais completa do mesmo.

Mostrando fotos dos seus acessórios, você irá estimular o desejo dos seus clientes e poderá aumentar a rentabilidade de sua loja virtual.

 

Exiba Recursos e Versatilidade

Mostrar fotografias ou vídeos de seu produto em uso comunica de modo bem mais eficiente para que ele serve e como usá-lo. Além de ajudar seus leads a imaginar o produto resolvendo alguma demanda em sua vida que até então eles não haviam imaginado.

 

As Fotografias Devem Ser Compatíveis com o Conceito da Marca

As fotografias, assim como toda a comunicação visual devem estar de acordo com a imagem mental da marca.

Se houver uma desconexão nesse sentido, o reconhecimento da marca e seus conceitos serão prejudicados

 

Promova um Estilo de Vida

Seu estilo de vida pode ser urbano, saudável, rural, praiano, workaholic...não importa.

Todos têm um estilo de vida de acordo com convicções próprias e consomem de acordo com ele.

Quando os produtos vão de encontro ao nosso estilo de vida, atribuímos um valor muito maior a eles.

Através da fotografia podemos de forma clara promover esse diálogo.

  

Faça Bonito

A câmera geralmente engana. Você tem configurações, contextos, luzes, filtros e outros recursos para deixar seu produto muito mais do que bonito e desejável (quem é um usuário contumaz de sites de relacionamentos sabe do que estou falando). 

Imagine a tela do dispositivo como uma moldura e aprimore suas fotografias para vender mais.

 

Evite as Fotos Clichês de Banco de Imagens

Já é universalmente conhecida a aversão às fotos de bancos de imagens.  

Mesmo que as fotos “reais” não sejam esteticamente tão agradáveis, ainda assim elas são preferíveis por serem genuínas e inéditas.

  

Crie Desejo

Sendo a internet uma possibilidade de fuga da realidade no formato self-service, a importância das imagens é vertiginosa.

Pense na relevância das imagens para um potencial cliente de pacote de viagens ao ver fotografias do quarto de hotel, suas instalações, conforto e a possibilidade de relaxamento em suas férias de inverno.

  

Tenha um Estilo Consistente

Defina um estilo fotográfico homogêneo.

As fotografias devem “conversar” entre si e com o conceito visual da marca.

Isso ajudará a sua marca ser reconhecida e a ter uma produção fotográfica coerente.

  

Divulgue os Intangíveis

Algumas qualidades intangíveis são difíceis de serem passadas em palavras (qualidade, tradição, herança).

Nesses casos as fotografias são uma potente aliada. 

Faça uso delas sem moderação.

 

Demonstre Personalidade

A fotografia pode transmitir a essência da marca, produto e serviço.

Além disso, ela pode surpreender e encantar.

Muitas vezes isso pode ser mais fácil do que você imagina.

  

Seja (e Pareça) Profissional

A convenção aceita (e comprovada) dita que os retratos e fotos de produto devem ter um fundo branco e organizado.

Desta forma todo o foco é dirigido ao produto. Ou seja: não dê margem para distrações.

 

Seja Consistente

A consistência chama a atenção para as coisas importantes. 

Porém os olhos são atraídos pela inconsistência. Certifique-se de que qualquer inconsistência na sua composição seja deliberada.

Um estúdio é o ambiente controlado perfeito; você pode garantir que a iluminação permaneça exatamente a mesma para todas as fotos. O estilo de iluminação reforça a imagem da marca. Por  exemplo: luz intensa em fotografias para uma marca de roupas para jovens e luz suave etérea em fotografias para uma marca de estilo de vida ambiental.

  

Use Vantagens Peculiares

Você pode fazer com que um objeto do dia a dia pareça mais interessante, fotografando-o de um ângulo diferente da linha de visão humana normal. Dicas: fique alto ou abaixe-se. Faça o que puder para dar uma perspectiva única.

 

Fotografe dos Melhores Ângulos

Você sempre ouvirá as pessoas afirmarem que preferem ser fotografadas de um certo lado ou do seu "melhor ângulo". Os produtos também têm ângulos vantajosos e desvantajosos. Folhear alguns sites e folhetos automotivos; veja quantos carros são disparados de um ângulo de três quartos. Este ângulo sugere poder e escala. As cenas são claramente projetadas para atrair um público masculino.

  

Mostre os Objetos em seu Ambiente Natural

O ambiente em que você coloca o objeto ajuda o espectador a entender a finalidade e a adequação do produto. As fotos do produto em um ambiente apropriado sugerem onde e como o produto pode ser usado.

  

Transmita uma Escala de Referência

Comprar algo online pode ser problemático. Prever sua adequação é difícil sem vê-lo ou tocá-lo. (Vai caber? Vai combinar? A inclusão de um objeto com um tamanho conhecido na fotografia apresenta ao espectador uma referência visual imediata.

  

O Tamanho Importa

Conexões de Internet cada vez mais rápidas permitem que os clientes trabalhem com imagens grandes. Em sites imobiliários, por exemplo, as imagens não podem ser grandes o suficiente; os usuários desejam explorar totalmente seus novos lares em potencial. Dito isto, se você oferecer uma "visão ampliada" de uma foto, verifique se ela é significativamente maior. Usuários se incomodam com imagens "maiores" que são apenas um pouco maiores.

  

Mostre o Produto em Uso

As pessoas querem ter certeza de que estão comprando o que querem ou precisam. Mostre o produto em uso para ajudar o usuário a ver se ele atende às suas necessidades. Seguir o conselho "mostrar, não conte" remove a necessidade de texto explicativo adicional.

  

Mostre Como Funciona

Considere um cortador de abacaxi ou um mandolim. Você o pegava em uma loja de cozinha e pensava: "Que diabos é isso?" Agora, tente explicar como funciona em um site sem uma foto. Um pesadelo. Mais uma vez, mostre, não conte.

  

Melhore a Experiência

 Gostamos de coisas que são emocionais ou viscerais. Boas experiências com produtos e serviços se alimentam de nossos gostos e trazem retorno aos negócios. Portanto, se a sua loja virtual  ajudar o usuário a encontrar o que procura e também for visualmente atraente, ele com certeza retornará. 

  

Mostre Detalhes

Certos componentes em determinados produtos farão a diferença crucial entre a comprar ou o  abandono do carrinho. A ferramenta de zoom nesse caso irá resolver sua vida.

   

Estimule a Interação

 Estudos já comprovaram que usuários mudam completamente sua opinião à respeito de produtos quando veem fotografias detalhadas disponíveis; eles expressaram deleite e interesse. Incentivar a interação, fornecendo funções como zoom e rotação, leva a uma experiência de usuário positiva e diferenciada.

 

Mostre-me Que Estou No Lugar Certo

Um aspecto importante da descoberta de ambientes digitais é mostrar às pessoas onde elas estão. O Google conseguiu isso literalmente com o Street View no Google Maps; esse foi um uso inovador da fotografia. Quando nos encontramos com clientes em locais desconhecidos, por exemplo, podemos ver como é o local com antecedência. Nos sentimos preparados e menos ansiosos por chegar atrasados.

  

CONCLUSÃO

As fotografias desempenham um papel crucial em informar, influenciar, educar e tranquilizar os clientes durante todo o processo de compra. Revise a fotografia do seu site e questione seu papel. Qual é o trabalho de uma foto específica nesse estágio específico do processo? É eficaz? Quando os clientes podem desistir e como as fotos podem impedir que isso aconteça?

Considere estes princípios para garantir que as imagens que você escolher não apenas “pareçam corretas”, mas também funcionem bem.

Os proprietários de e-commerce devem lembrar os princípios mencionados neste artigo ao encomendar novas fotos e pesquisar material. Concentre-se no objetivo das imagens, e você transformará as fotos de sua “vitrine” em ferramentas de conversão importantes.

Use sempre a fotografia para maximizar a conversão!