Por que a fotografia de produtos de comércio eletrônico é crucial

Embora haja muitas vantagens em fazer compras online, uma das grandes desvantagens é que o cliente não consegue obter a experiência completa do produto. Na maioria dos casos, o comércio eletrônico envolve apenas um dos cinco sentidos - a visão.
As pessoas podem ver as fotos do produto, mas eles não conseguem sentir a textura, cheirar o couro, ouvir o tecido em movimento ou provar as especiarias.
Elas não podem segurar um produto em suas mãos e envolver mais seus sentidos.

O e-commerce é limitado ao único sentido da visão. Então é melhor você acertar o visual. A fotografia de produto de comércio eletrônico bem-sucedida deve fazer todo o possível para capturar um produto visualmente e sugerir os outros cinco sentidos.

Aqui estão 10 dicas para tornar sua fotografia de produto de comércio eletrônico melhor:

1. Fundo

A maioria das plataformas de comércio eletrônico têm seus produtos em um fundo branco. A razão é simples - minimiza distrações desnecessárias, cria um senso de consistência e torna seu produto o centro das atenções. De uma perspectiva puramente estética, um fundo branco cria um acabamento muito mais limpo e profissional e ajuda os produtos coloridos a realmente se destacar.

Usar um mini estúdio fotográfico portátil ajuda a eliminar sombras e também anula ângulos fora de foco que podem deixar a imagem um pouco dura.

Alguns produtos ficam melhores quando fotografados em seu ambiente natural. Uma combinação de fotos sobre um fundo branco, com closes para dar uma ideia de como são os materiais e no contexto de um ambiente doméstico, ajuda o cliente a visualizar como ficará o produto em sua mesa.
Se você não tiver certeza de qual opção resulta em mais vendas para seus clientes, você pode experimentar as duas para determinar qual é a mais eficaz.

 

2. Ferramentas

Invista nas ferramentas certas. Você precisa de uma boa câmera ou um celular com uma câmera adequada, luzes de qualidade e itens básicos como um tripé e fundos infinitos.
Fotos de produtos podem ser um trabalho do tipo faça você mesmo, mas você não pode confiar na luz ambiente ou em uma câmera compacta (embora você fique surpreso com o que algumas câmeras de telefone celular podem fazer).

3. Contexto

Embora um fundo em branco seja ideal para mostrar seu produto, ele não fornece nenhum contexto.
Às vezes, é útil ver um produto em comparação com algumas referências, especialmente se for algo em que o tamanho importa. Você pode enfatizar o quão pequeno é um laptop, colocando-o em contexto.
Uma geladeira é sempre mostrada com um estoque de comida (quanto ela pode conter?).
Encontre maneiras de fornecer esse contexto visual.

4. Ação

Há produtos que são mais bem vistos sendo utilizados.
As roupas ficam melhores em uma modelo.
Uma capa de telefone celular é mostrada em um telefone celular. Mostre às pessoas o que o produto faz.

5. Composições

Como você configura o produto é importante. Primeiro, cuide do próprio produto. As roupas devem ser passadas. Qualquer coisa com uma superfície reflexiva deve ser limpa e lustrada.
Certifique-se de que tudo está perfeito.
Existem maneiras de comunicar o contexto ou mostrar o produto em ação que podem ajudar.
Itens de luxo costumam ser mostrados em pessoas em smokings ou vestidos de baile. As churrasqueiras costumam ser retratadas com chamas lambendo suculentos cortes de carne e espetinhos de legumes para colorir.

6. Detalhes

Mostre vários ângulos para que os compradores possam ver todos os detalhes do seu produto.
Você pode fazer vídeo animado com visualização de 360 graus ou um GIF animado simples com seis ou sete fotos no Photoshop.
Se houver bolsos, zíperes, bordados ou outros detalhes, dê um zoom.

7. Emoção

Como seu produto faz as pessoas se sentirem?
Isso pode ser difícil de comunicar com uma simples foto de produto em um fundo branco.
Algumas fotos publicitárias podem ser valiosas nesse quesito.
A Netflix mostra uma família no sofá assistindo TV junta. Os antigos anúncios do iPod da Apple mostravam silhuetas dançando. O produto estava lá, mas a ênfase estava na emoção.

 

8. Consistência

Para um site de comércio eletrônico profissional, você deve ter consistência em suas fotos.
Todos os produtos devem ser clicados nos mesmos fundos (ou pelo menos com fundos que parecem iguais), com a mesma iluminação e o mesmo recorte.
Além de deixar a loja mais sofisticada e profissional, ajuda na comparação de produtos.

9. Tamanho

Ofereça fotos de tamanho apropriado.
Você deve ter miniaturas de todas as suas imagens para as páginas de categoria ou vitrine e ter versões maiores para a página do produto.
Ofereça uma versão ainda maior para dar aos clientes uma visão mais próxima.
Certifique-se de que a versão grande tem alta resolução, a maior possível.
As pessoas ficam irritadas quando a "versão grande" não é tão grande.

10. Video

Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo deve ser um dicionário completo.
Dê um passo além e ofereça um vídeo de seu produto para realmente mostrar aos clientes todo o produto.
Se você tem um produto mais complexo com peças móveis, isso pode ser o diferencial entre a venda ou o abandono do carrinho de compras.