1. Template

Os templates de e-commerce são o método mais fácil e eficaz para montar sua loja virtual.
Mas nem todos os templates servem para o mesmo propósito, por isso, aqui vão algumas dicas para acertar na escolha:
Seu template deve incluir os elementos mínimos de qualquer loja virtual: uma galeria de produtos de fácil navegação, um carrinho de compras eficiente e um processo intuitivo de checkout.
Se seus processos de produção ou envio de mercadorias envolvem personalização e especificações, certifique-se de que a plataforma possa sustentá-las.
Em relação ao formato,  os templates são criados tendo em mente um nicho específico, então escolha de acordo com o estilo, identidade visual da sua marca e sua audiência.
Pesquise os templates de e-commerce existentes, analisando cada página, da paleta de cores ao tamanho das imagens, pois elas são determinantes para você saber se o template é o adequado para o que você precisa.
Considere também a facilidade de personalização.
Mesmo se conseguir encontrar o template que está em total sintonia com os objetivos da sua marca, ainda assim você vai precisar fazer algumas mudanças e dar seu toque pessoal.
O template ideal é aquele com o qual é fácil de trabalhar e editar.



02. Elementos Visuais

Para vender itens de vestuário, os clientes devem se imaginar usando suas roupas e acessórios.
Estimular o desejo visual de quem compra é importantíssimo.
Você preza pela qualidade do seu produto, então quando se trata das imagens e mídias do seu site, qualidade também é essencial. Imagens incríveis são seu melhor argumento de vendas.
Invista em fotos profissionais de seus produtos com um estúdio fotográfico portátil, criando o cenário ideal para destacar tudo o que seus produtos têm de melhor e tenha imagens finais que apresentem a sua marca da forma mais atraente possível.
Pode ser que você trabalhe com sneakers, moda infantil ou venda lingerie - em todos esses casos sua loja deve ter um design de acordo com o conceito de seus produtos e seu posicionamento, fortalecendo a identidade da marca. 

 

 

03. Incentivos

Comprar roupas pela internet pode ser arriscado pois tamanhos e caimento podem causar frustração entre a expectativa e a realidade do produto em mãos.
Reduza os riscos oferecendo incentivos como oferecer entrega e devolução grátis.
Isso gera sensação de segurança e confiança no ato da compra.
Adicione uma tabela de medidas detalhada para dar uma noção mais específica sobre os tamanhos, além de promoções e cupons de desconto.
Afinal, ofertas são sempre uma grande motivação para qualquer cliente.


04. Galerias de Produtos 

Os consumidores precisam saber que têm opções, especialmente quando se trata de vestuário e acessórios em geral, com a possibilidade de escolher o que compram baseado em informações precisas, e selecionar itens de acordo com seu estilo e necessidades.
Ajude-os criando galerias de produto abrangentes e precisas.
Adicione opções do produto por tamanho, cor, tipo de material, etc.
Inclua diversas imagens com diferentes ângulos e usos variados do produto, passando uma ideia geral de como os itens são realmente.
Adicione um vídeo para passar uma impressão precisa dos seus produtos.

05. Mobile

Os dispositivos móveis já superam os desktops em volume de venda.
Otimize a visualização mobile do seu site e teste em diversos dispositivos para se certificar que sua loja tenha a visualização ideal em todos os tamanhos de tela.
Os usuários mobile rolam a tela para baixo, assim a sua loja mobile precisa ter um design na vertical – mesmo que o design da sua loja na versão desktop use toda a largura da tela.
Imagens e textos devem ser suficientemente grandes e bem espaçados para que não fiquem uns por cima dos outros.
Além disso, é muito importante organizar suas coleções e opções de produto de forma intuitiva e simples para que os consumidores possam localizar rapidamente o que desejam.

 

 

06. Redes Sociais

Implementar estratégias de marketing nas redes sociais são especialmente importantes para negócios do mercado da moda.
Foque no Facebook, Instagram, Pinterest, e se você tiver uma grande audiência da geração Z, Tik Tok.
Se você mantiver um fluxo de conteúdo ativo e frequente, em sintonia com os perfil e linguagem do seu público, terá progressos e aumento do tráfego.

 

 

07. SEO

A otimização para motores de busca (SEO) é primordial para qualquer site. Uma parte significativa do tráfego online é direcionada através dos resultados dos buscadores, portanto, é imprescindível que você otimize seu conteúdo para eles.
Apesar da importância dos motores de busca para seu tráfego, você não deve ter o conteúdo do seu site totalmente direcionado para o SEO.
Seu conteúdo deve ser natural e autêntico, e não apenas um monte de palavras-chave aleatórias. Encontre o equilíbrio entre SEO e  sua comunicação natural - espontânea e informal.

08. Checkout

Comprar online deve ser uma atividade simples, direta e intuitiva.
Se seus clientes precisam se esforçar para pagar, muitos vão simplesmente desistir da compra, e depois de todo o esforço feito para montar sua loja virtual, seria um desperdício monumental.
Otimize o processo de checkout reduzindo os passos necessários para completar a compra de tal forma que não sejam necessários mais que apenas alguns cliques.
Certifique-se regularmente de que tudo esteja funcionando adequadamente, testando todos cenários possíveis: adicionando e excluindo itens ao carrinho de compras, escolhendo cores e tamanhos diferentes, alterando as quantidades e editando detalhes de envio.
Verifique se as notificações de venda e outros processos iniciados por seus clientes estão chegando até você.