1. Preparação

Seus produtos devem ficar perfeitos em suas fotos.
Atenção com roupas amassadas e que parecem gastas (resultado do armazenamento e transporte).
Preparar as roupas para serem fotografadas com antecedência é um ponto de partida crucial para a fotografia de roupas.
Tente fazer capturas de imagens de suas roupas o mais perfeito possível e use o editor de fotografias apenas para adicionar retoques finais e correções de cores.
Examine minuciosamente seu produto: tem uma etiqueta, adesivo ou outro material de identificação que precisa ser removido? Remova!.
O armazenamento fez com que o produto ficasse enrugado ou amassado? Passe o ferro.
Repare danos e remova manchas, use rolos ou fita adesiva para tirar poeira e fios.

 

2. Configuração do Estúdio

Com alguns itens básicos você pode transformar quase qualquer ambiente em um estúdio fotográfico.
Se você tem um orçamento limitado, pode conseguir isso com uma câmera, tripé, papel branco sem costura, fita adesiva e luz natural.
Se você estiver fotografando itens menores como jóias, bolsas, carteiras, alimentos ou outros produtos, você pode obter um mini estúdio fotográfico portátil como o Mutu, que vem com vários fundos diferentes, luzes LED , fonte bivolt e é perfeito para obtenção de fotos profissionais.

Fundos
Use fundo branco ou cinza claro para evitar distrações e capture as cores com a maior precisão possível.
Os rolos de papel branco sem costura são ideais, baratos e você encontra em qualquer loja de materiais fotográficos.
Evite vincos e sombras que possam interferir e prenda com fita adesiva.
Se você usar um suporte você terá mais flexibilidade no posicionamento do seu fundo, permitindo que você tenha mais espaço para movimentar no estúdio.
Você pode fixar o rolo de papel no teto ou na parede.
Coloque seu produto em um manequim centralizado em relação ao cenário e diretamente na frente de onde você colocará sua câmera.

Câmera
Sua câmera é uma parte vital da fotografia do seu produto, mas não precisa gastar todo o seu orçamento nela. Você pode usar uma câmera DSLR que tenha pelo menos uma exposição manual e permita definir a abertura da lente ou seu smartphone.
Use um tripé, eliminando o tremor da câmera você garante que suas fotos sejam padronizadas, com as mãos livres para utilizá-las em outras tarefas. Coloque o tripé e a câmera diretamente na frente do produto e mova-o para ângulos diferentes.

Iluminação
A luz natural é de alta qualidade para qualquer fotógrafo de roupas. Uma janela grande e muita luz natural é tudo que você precisa. Se você tiver condições, invista em um kit de iluminação fácil de usar.
O kit permite que você tire fotos quando não houver luz natural suficiente e te proporcionará versatilidade, eficiência e qualidade profissional.


3. Posição da Iluminação

Se você estiver usando luz natural, coloque seu produto próximo a uma janela onde você possa obter até mesmo uma luz indireta.
Coloque uma fonte de luz e o difusor (pode ser um guarda-chuva) em um ângulo de 45 graus em relação ao produto, para que a iluminação do produto seja suave e uniforme. Mantenha sua câmera diretamente na frente do seu produto. Se o produto estiver ao fundo pode haver sombra, basta mover o produto para longe do tecido de fundo para obter um efeito de fundo branco uniforme. Defina a potência de sua fonte de luz pela metade. 

 

4. Manequim

Fotografar uma peça de roupa disposta em um manequim é a melhor maneira de mostrar a forma e o caimento da peça, ao mesmo tempo que incentiva os clientes a se visualizarem usando-a.
Se a roupa parecer muito grande, tente ajustá-la dobrando o tecido e prendendo-o com alfinetes nas costas do manequim até que se encaixe corretamente.
Se você está preocupado com a possibilidade de que um manequim cause distração ou sentir que ele desvaloriza seu produto, você pode usar a técnica do manequim invisível na pós-produção. Algumas fotos adicionais de cada produto permitirão que você remova o manequim das fotos e apresente uma imagem 3D, mostrando a forma e o ajuste.

 

5. Configurando sua Câmera

Se as configurações da câmera estiverem erradas, nem mesmo com toda a experiência do editor você pode fazer suas imagens parecerem profissionais.
Certifique-se de entender como o ISO, a abertura e o balanço de branco funcionam antes de continuar a fotografar seus produtos.
Preste atenção especial ao ISO, abertura (F-stop) e balanço de branco: 

ISO
Certifique-se de que o ISO não seja superior a 600-640. ISOs mais altos produzem distrações de “ruído” ou “granulação”, ou seja, quanto mais alto for, pior será o ruído. Quanto mais alto o ISO for definido, menos nitidez a câmera irá capturar e detalhes são perdidos. Usando um tripé, você pode manter seu ISO em 100 ou 200 para obter clareza e nitidez ideais.

Abertura
A abertura é representada pela letra "f" nas configurações da câmera (por exemplo, f / 16, f / 2.8) e controla o foco. Geralmente, quanto maior o número de abertura, mais aspectos da imagem estarão em foco. Certifique-se de definir a abertura maior do que f / 11, isso permitirá que o foco capture todos os aspectos de seus produtos.

Balanço de Branco
Você já olhou para uma foto que parece ter sido tirada com um filtro azul ou laranja? O balanço de branco provavelmente estava errado. As fontes de luz têm calores diferentes, criando o que é conhecido como uma cor de projeção, tornando difícil para sua câmera determinar o branco verdadeiro. A configuração de equilíbrio de branco controla como a câmera interpreta as cores que registra. Existem muitos tipos diferentes de fontes de luz, mas as mais comuns são tungstênio, fluorescente, LED e luz solar natural.
Você pode definir o equilíbrio de branco especificamente de acordo com o tipo de fonte de luz que está usando, ou defini-lo como AUTO e deixar a câmera decidir. Independentemente do que você escolher, não se esqueça do equilíbrio de branco ou você terá problemas para tentar recriar as cores exatas no editor de imagens.

 

6. O Clique

Aponte sua câmera para o tema e pressione o botão que libera o obturador até a metade para focar o objeto e, em seguida, tire a foto.
Ajuste as configurações da câmera durante a sessão se notar que suas imagens precisam de mais ou menos luz.
Quanto mais fotos você tira, mais instintivas suas configurações se tornam.
Tire o máximo de fotos possível. Você certamente vai querer tirar fotos de frente e de trás, em ângulos de 45 graus, perfis esquerdo e direito, bem como dos detalhes.
Tenha uma infinidade de opções para selecionar suas imagens finais, já que ter mais imagens por produto em seu site vai aumentar as vendas.
Os clientes poderão confiar em suas impressões sobre o produto, baseadas por várias fotos de vários ângulos.

 

7. Pós- Produção

Depois de clicar é hora de preparar as imagens do seu produto que irão para seu ecommerce.
Certifique-se de tratar o alinhamento, corte, remoção de fundo e corrigir as cores para manter uma aparência consistente e profissional. 

Alinhamento
Certifique-se de que seus produtos sejam do mesmo tamanho e centralizados em cada imagem.
Alinhe todos os ângulos, cantos e arestas de seus produtos criando uma aparência organizada e esteticamente elegante.
A maneira mais fácil de garantir que seu alinhamento seja perfeito é criando guias em um modelo do Photoshop. 

Recorte das Fotos
Da mesma forma que o alinhamento, você precisa cortar as imagens do produto de forma idêntica, para que seus clientes tenham uma experiência de compra online positiva.
Se você usa guias para alinhamento, não deve ser um problema cortar e redimensionar imagens constantemente, dependendo das especificações de imagem de loja virtual.

Fundo
Fundo branco é uma prática recomendada e até exigida por alguns ecommerces.
Você pode remover qualquer distração removendo o fundo, dando a mais flexibilidade em seu design e reduzindo modestamente o tamanho do arquivo.

Cor
Mesmo que você tenha ajustado corretamente o equilíbrio de branco, algumas cores como vermelho e rosa são difíceis de fotografar corretamente na câmera, muitas vezes exigindo mais ajustes no pós produção.
Reserve alguns minutos extras e verifique se as cores das roupas estão corretas. Afinal, você deseja que o cliente veja exatamente o que receberá pelo correio quando fizer o pedido do seu produto.
Depois de ajustar as cores, certifique-se de converter suas imagens em  formato RGB para garantir que diferentes navegadores, telas e páginas da web não alterem as cores exatas, que você teve que trabalhar tanto para ajustar para seus clientes .

 

 

A Experiência A Seu Favor

Fazer você mesmo é um grande desafio e embora nem tudo seja perfeito no início, seu objetivo deve ser melhorar foto após foto e escolher as melhores imagens possíveis do produto.
Quanto melhores forem as imagens do produto, mais vendas você terá.
Não se esqueça desses passos para tirar belas fotos de roupas e você estará no caminho certo.
Prepare seu produto, instale seu estúdio, posicione a iluminação, conserte seu produto, configure sua câmera, tire as fotos e aperfeiçoe suas imagens na fase de pós-produção.
Seguindo essas etapas, você obterá imagens de produtos de alta qualidade das quais poderá se orgulhar e venderá muito mais.