Dicas fundamentais para seu sucesso na Black Friday

1. Concorrência

Pesquise os preços de seus concorrentes com antecedência para facilitar a definir preços e estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.
Oferecer um preço muito inferior não é recomendável. Dê descontos reais, mas que sejam vantajosos tanto para o cliente quanto para você.
Também avalie o valor de frete e o prazo de entrega dos concorrentes. Depois de preço, estes dois fatores são os mais relevantes para os consumidores do comércio eletrônico. Não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo prazo.

2. Pré-campanha

Antecipe algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.
Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia.
Apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, tornam seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.
Opte por uma ação próxima da Black Friday para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado esperado.

3. Estoque

Se a procura vai crescer, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos. Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual.
Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.
Uma ótima dica é apostar na profundidade em detrimento da variedade. O propósito da Black Friday é oferecer descontos agressivos. Porém, não é viável fazer isso com todos os produtos da sua loja virtual.
O ideal é escolher produtos nos quais seu e-commerce é mais competitivo. Fazer uma ótima negociação com os fornecedores e reforçar seu estoque.
Assim você pode conseguir bons descontos na aquisição e oferecer descontos maiores aos consumidores.
Não faça uma promoção tímida ( tipo 5%) em todos os produtos. Diversidade não funciona bem na Black Friday.

4. Marketing Digital

Qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados, planeje! Pense suas ações com pelo menos 30 dias de antecedência.
Faça remarketing para pessoas que já compraram na loja virtual. Vender para quem já é cliente é mais fácil e barato.
Mantenha seus clientes informados sobre suas promoções e condições diferenciadas na Black Friday.
Para aqueles que já compraram na sua loja, um desconto mais agressivo, ou até mesmo um brinde, pode trazer resultados positivos.
Já para os consumidores que nunca compraram em seu e-commerce, a dica é investir na divulgação do seu “carro-chefe” com desconto super agressivo.

5. Redes Sociais

Foque no engajamento no Facebook e Instagram, que são as duas principais mídias do momento. Invista em conteúdo de qualidade e use a criatividade.
Comece a divulgar conteúdo sobre a data, pelo menos, 20 dias antes. Isso é muito importante porque, você prepara o consumidor para se organizar para ter dinheiro no dia. Lembre-se que a Black Friday cai no fim do mês e muitos consumidores podem não ter dinheiro para as compras. Então, criar esse engajamento prévio é essencial.

6. Anúncios

Os anúncios são um poderoso aliado, essa estratégia aumenta as chances de destaque — e quanto maior visibilidade, mais lucros.
Um bom anúncio precisa ter um diferencial dos outros publicados nas redes sociais ou no Google Ads. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda.
Foque em chamadas sucintas, que despertem a atenção do usuário e priorize a boa experiência visual, com imagens de alta resolução e que estejam conectadas com o seu e-commerce.
Considere que o anúncio, em muitos casos é o primeiro contato que o visitante tem com a loja virtual. Por isso, vale a pena investir em uma propaganda que impacte positivamente o usuário.

7. Frete

O cliente pode nunca mais voltar para sua loja virtual caso não fique satisfeito com o serviço prestado. Esteja pronto para dar suporte caso as pessoas procurem informações sobre a entrega.
Planejar e conversar com seus fornecedores e transportadores também é fundamental, você deve ser honesto ao passar um prazo de entrega aos clientes.
As pessoas que deixam para adquirir produtos nesse dia supõem que a entrega será demorada, então tente postar o quanto antes seus pedidos e surpreenda o seu cliente. Assim ele será fidelizado, e esse deve ser um dos seus principais objetivos.

8. Atendimento

Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o usuário. Nesse dia a demanda de clientes será maior. Se você não oferecer um suporte adequado perderá um volume considerável de vendas.
Uma boa dica é oferecer treinamento especializado para as pessoas encarregadas desse primeiro contato com os leads. É importante ressaltar que agilidade e eficácia são indispensáveis quando o assunto é Black Friday. Então fique atento e prepare bem a sua equipe.
Mantenha o atendimento reforçado também nos dias seguintes a Black Friday, principalmente no sábado e segunda-feira. Pois o volume de dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.
Algumas lojas deixam algumas promoções ativas até o domingo seguinte. Nesse caso, a estratégia de atendimento também deve ser mantida.

9. Transparência

Não suba o preço de um produto para aplicar o desconto — agindo desse modo você só prejudica a imagem da sua marca. A transparência é primordial, então, mesmo que você não coloque descontos em todos os itens, faça promoções reais.
Caso você não tenha muitos produtos, ofereça preços imperdíveis aos produtos pouco procurados. Assim as pessoas ficam contentes, divulgam a sua marca e você aumenta sua base de clientes.

10. Estrutura do Site

Investir em marketing e promoções sem ter um site estruturado é incoerente. A dificuldade em finalizar a compra é um dos principais motivos de insatisfação dos consumidores na Black Friday.
Entre em contato com o seu fornecedor com antecedência e verifique as ações necessárias para que não haja bugs e lentidão na data.
Faça um diagnóstico completo da sua loja virtual antes da Black Friday, identificando e corrigindo erros que podem impactar as vendas.

11. Prazos

A Black Friday é uma das principais datas de atração e fidelização de novos clientes para a sua loja virtual. Cuide para que a entrega seja feita dentro do prazo, evitando reclamações e imagem desgastada do seu e-commerce junto ao público.
Muitas empresas atrasam o envio dos produtos nessa época. Se você cumprir o prazo, já estará à frente da concorrência e deixará o seu cliente satisfeito.

12. Meios de Pagamento

Pense em oferecer cartões de crédito, PIX, boleto bancário, pagamentos a prazo, débito e até mesmo dividir em mais de um cartão.
Diversificar e facilitar a compra é uma premissa para que o seu negócio venda mais na data, pois muitos consumidores ainda não têm cartão de crédito.

 Ética

Algumas empresas tentam maquiar os preços dos produtos, aumentando os valores antes da Black Friday e diminuindo no dia da campanha. Algo como “metade do dobro do preço“.
Os consumidores estão cada vez mais atentos a esse tipo de prática e, além de perder vendas, os lojistas que utilizam essa estratégia prejudicam a reputação da empresa. Por isso, seja transparente e ofereça descontos reais.
Não utilize estratégias fraudulentas! Ofereça situações reais para o seu público e, certamente, seu negócio terá resultados positivos.
A Black Friday pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados. Então,se planeje e coloque a mão na massa!