1. Prepare o Produto

Para tirar fotos de qualidade, a complexidade e o tempo necessários dependerão muito do tipo de produto que você está fotografando. Alguns dos produtos mais fáceis de fotografar são objetos sólidos, como xícaras e brinquedos; você pode apenas dar-lhes um bom polimento antes de fotografar.
Roupas, tecidos e outros itens que podem dobrar e enrugar são muito mais difíceis de fotografar e podem exigir horas de produção para obter um resultado perfeito.
Seja qual for o produto, inspecione-o cuidadosamente quanto a rasgos, manchas, lascas e outras imperfeições antes de começar.

 2. Luz

Se a iluminação é um dos itens mais importantes na fotografia, no comércio eletrônico, ela é essencial e faz toda a diferença.Uma fonte de luz na cor, ângulo e intensidade adequada vai reduzir ou até eliminar o tempo de edição da fotografia e vai deixar o produto com a cor original.
O excesso de sombras pode dificultar a visualização do produto. Você não precisa de muito equipamento para obter uma foto de qualidade.
Você pode usar um Pop Up Studio da Mutu (estúdio fotográfico portátil) com leds e fundos infinitos. 

 

3. Configuração da Câmera

Cuidado com os reflexos de luz perceptíveis em superfícies brilhantes. Mesmo que a maioria das fotos de produtos pareça muito produzida, você não quer que as suas pareçam artificiais.
Depois de organizar o produto e o estúdio fotográfico portátil, tire algumas fotos de teste até obter uma exposição que não seja muito clara ou muito escura. 
Se você entende o básico da fotografia, mas ainda assim suas fotos não parecem muito boas, não se preocupe, porque pode ser necessário alterar várias configurações no celular antes de obter a foto ideal.
Certifique-se de que o equilíbrio de branco esteja definido para lidar com o tipo de luz em que você está trabalhando. Senão suas imagens podem parecer muito brilhantes ou ter um tom amarelo apagado, especialmente se o seu produto for branco.
Verifique se o formato da imagem é apropriado. Se você está apenas colocando as fotos online, JPEGs de alta resolução provavelmente são adequados. 

 

4. Edição de Fotos

Esta é a etapa final e talvez a mais importante da fotografia de produto. É quando você realmente leva suas fotos para o próximo nível e as destaca. Se você tem a iluminação certa e seu celular configurado corretamente, então você está no caminho certo para ótimas fotos. Fatores como cores e objetos indesejados que não puderam ser removidos no clique, exigirão alguns ajustes.
Um produto em um fundo branco é uma prática comum. Isso torna a foto conveniente para uso em sites e catálogos, porque não contrasta com outros elementos. Para fazer um produto flutuar livremente no espaço em branco, você deve remover o fundo com máscara em seu programa de edição de fotos.
Você pode usar uma variedade de efeitos artísticos no Photoshop e em outros editores de bitmap para manipular sutilmente suas fotos. Um desses efeitos é o foco suave ou seletivo, que, como o nome indica, suaviza uma parte da foto enquanto deixa outras áreas nítidas. Isso é ótimo para criar a ilusão de profundidade e tamanho, e o truque é frequentemente usado para fotos de alimentos, joias e relógios . 

 

Dicas Adicionais
Composição

Ao reunir uma coleção de fotos de produtos, pergunte-se se as imagens que você está tirando combinam com o esquema de cores e a estética do seu site. Mantenha as coisas simples e minimalistas.

 Tripé

Tirar fotos nítidas, consistentes e profissionais de produto é quase impossível sem um bom tripé. Pode ser qualquer tripé normal, mas se você estiver fotografando um produto por cima, provavelmente precisará de uma extensão horizontal: como o nome indica, esta ferramenta se estende horizontalmente a partir da cabeça do tripé para que você possa posicionar sua câmera diretamente acima e paralela ao próprio produto. Isso evita distorção linear, linhas desaparecidas e profundidade de imagem desigual.

Muitas pessoas também usam uma variedade de efeitos artísticos no Photoshop e em outros editores de bitmap para manipular sutilmente suas fotos. Um desses efeitos é o foco suave ou seletivo, que, como o nome indica, suaviza uma parte da foto enquanto deixa outras áreas nítidas. Isso é ótimo para criar a ilusão de profundidade e tamanho, e o truque é frequentemente usado para fotos de alimentos, joias e relógios .  

Dependendo do produto e da aparência que você deseja, você também pode experimentar os controles de perspectiva no Photoshop.Você pode usá-la para objetos geométricos como mesas e escrivaninhas parecerem imponentes, especialmente quando fotografados de um ângulo baixo.