Por que aprender a como vender pelo WhatsApp?

Pode parecer estranho à primeira vista, mas o WhatsApp — apesar de não ser uma rede social — tornou-se parte do dia a dia dos brasileiros que possuem smartphones. Com planos de operadoras de telefone que oferecem acesso gratuito ao aplicativo com 3g e 4g, existe uma base inexplorada de público para atuar na promoção de vendas.

Além disso, a vantagem principal em investir nesta área é a praticidade e certeza de impacto. As mensagens instantâneas que chegam ao nosso celular pelo app são quase, imediatamente, conferidas por nós. Da mesma forma, as promoções não passarão desapercebidas e o impacto estará realizado. Agora veja alguns passos fundamentais de como vender pelo WhatsApp

Colete os números dos seu público

Para divulgar seus produtos no aplicativo será necessário possuir uma base de usuários para trabalhar. Logo, colete as informações com formulários ou cadastros já registrados no seu e-commerce. Estes dados ainda podem ser segmentados por frequência de compra, região ou gênero. Tudo dependerá de quanta informação você consegue coletar.

Não envie anúncios o tempo todo

Não existe nada mais incômodo do que receber anúncios não solicitados o tempo todo no celular. Quando isto acontece, o mais provável é que o cliente bloqueie o número da loja. Evite desconfortos e crie uma relação amigável com seus consumidores, solicite autorização para enviar promoções e descontos exclusivos, por exemplo.

Use Whatsapp como remarketing no abandono de carrinho

Recupere aquele cliente que desistiu de finalizar a compra no seu e-commerce. Para isto, envie mensagem no aplicativo oferecendo descontos ou apenas relembrando sobre o produto desejado. Use gatilhos mentais de escassez, como “oferta por tempo limitado”, “finalize sua compra antes que esgotem os estoques”. Acima de tudo, a melhor dica de como vender pelo WhatsApp é pensar como consumidor.

O aplicativo é um canal muito pessoal e precisa ser administrado com cuidado para não gerar uma imagem negativa da sua empresa. Aproveite e expanda suas ações promocionais com mais dicas incríveis, veja como vender pelo Facebook.

Acompanhe o Mutu para descobrir as melhores estratégias de e-commerce!