1. Valor do Frete

A principal razão pela qual as pessoas abandonam os carrinhos de compras é o valor do frete. Isso pode não ser uma solução fácil para alguns varejistas, mas as pessoas não querem pagar pelo frete.
Pesquisam apontam que mais de 90% dos consumidores se tornariam clientes recorrentes se o frete fosse grátis e adicionariam mais produtos ao carrinho nessa condição. 
Ofereça um valor mínimo de pedido para se qualificar para o frete grátis. 

2. Checkouts Extensos

O segundo motivo dos usuários abandonarem seus carrinhos é devido a um processo de pagamento longo ou complicado. O fluxo de check-out deve ser simplificado para apenas de 12 a 14 elementos de formulário (7-8, incluindo apenas campos de formulário), porém a maioria dos sites de comércio eletrônico contém muito mais elementos ( 14 se incluindo apenas os campos do formulário).

3. Mostre aos Usuários o Valor Total ou Perca-os

Testes demonstraram que “quase-clientes” abandonaram a mercadoria do carrinho de compras porque não receberam o custo total do pedido antecipadamente, o que está diretamente relacionado ao principal motivo do abandono do carrinho - custos extras, principalmente os custos de remessa.

 

Como Reduzir Ou Até Recuperar Clientes Que Abandonaram o Carrinho  

1. Enviar Emails de Recuperação de Check Out

Envie e-mails de recuperação do checkout (do tipo: “ei, você esqueceu algo!”).
São uma maneira muito eficaz de recuperar vendas de carrinhos abandonados.
De acordo com pesquisas, 46% das pessoas com e-mails de abandono de carrinho aberto, 13% clicam no e-mail e 35% das pessoas que clicam acabam comprando alguma coisa. Aqui estão algumas maneiras de fisgar compradores indecisos:
Ofereça um desconto (por exemplo, 10% de desconto em todos os itens do seu carrinho).
Comunique urgência (por exemplo, obtenha seus itens em 2 dias, se você pedir hoje!)

2. Simplifique

Use um indicador de progresso se você, como a maioria dos varejistas, tiver um processo de check-out em várias etapas e tentar manter o processo de check-out em menos de 5 etapas (a duração média do processo de check-out entre os maiores principais varejistas on-line).

3. Ofereça Desconto

As pessoas adoram uma pechincha. Milhões de brasileiros usam cupons de desconto. E-mails contendo cupons impactam de forma brutal na receita (uma constatação importante a ser considerada ao elaborar seus e-mails de recuperação de checkout).

4. Registro Para Concluir Uma Compra

No mundo do varejo, todos os usuários criariam uma conta com prazer antes de concluir sua compra. No entanto, vivemos em um mundo imperfeito, onde as pessoas desejam opções. Uma opção é oferecer é permitir que as pessoas façam login via Facebook, Google ou outra conta de mídia social.

5.Inclua Uma Calculadora de Custos Com Frete.

Os custos com frete são a razão número um para o abandono de carrinho de compras. As pessoas não gostam de custos inesperados que só se apresentam a elas no final do processo de pagamento.
Consumidores apreciam transparência. Facilite a eles a localização dos custos de frete e das páginas com os termos e condições.
Se os seus custos com frete variam baseados nos produtos ou na localização do comprador, inclua uma calculadora de custos de frete no começo do processo de pagamento.

 

Conclusão

Enquanto nos concentramos nos quatro principais motivos pelos quais as pessoas abandonam seus carrinhos de compras, é importante olhar para o cenário geral. Familiarize-se com todos os principais problemas listados e tente contorná-los.

Os problemas reais de abandono geralmente estão relacionados e contam uma história maior. Os preços de envio e outros custos adicionais podem não ser um diferencial (por exemplo), mas quando combinados com outros empecilhos como erros no site, prazos de entrega lentos e uma política de devolução desfavorável ou inexistente, a falta de frete grátis pode ser o fator desencadeante do abandono de carrinho.

A boa notícia é que o potencial é enorme para reverter a situação. Ao criar e-mails de recuperação com ótimas linhas de assunto, oferecendo incentivos como descontos ou itens gratuitos e garantindo que o processo de checkout seja simples, otimizado para dispositivos móveis e seguro, você pode recuperar parte dessas vendas potencialmente perdidas e conquistar novos clientes.