O que é flat lay?

É uma técnica de fotografia que consiste em clicar objetos “de cima” (90 graus), com eles alinhados em uma superfície plana. Esses arranjos podem estar espalhados ou milimetricamente ajustados. Tudo vai depender do conceito que sua marca quer passar. É recomendável contextualizar um produto em um cenário condizente, harmonizando cores, Lembre como é agradável acessar um site com interface organizada e clean, favorecendo a experiência do usuário.
Isso funciona nas redes sociais, sendo original, despojado e, principalmente: ela conta uma história. Ao olhar esse tipo de foto estimula-se a imaginação em usar alguma roupa, por exemplo.
Uma mulher que gosta de maquiagem e visualiza uma flat lay composta por vários elementos desse tema, consegue imediatamente se visualizar experimentando os produtos e se destacando em seus compromissos sociais.

Flat lay para roupas

O Instagram é a rede social preferida das marcas de roupas e blogueiras para a divulgação de produtos, pois funciona como uma vitrine virtual.Por isso que o flat lay é tão utilizada por esse tipo de mercado.
À distância de um clique os objetos ali estão palpáveis (muito mais que modelos humanos ou manequins estáticos).

 

Como fazer


Conte uma boa história

Recursos visuais são ótimos para estimular a imaginação das pessoas viagens no tempo e no espaço, aproveite os recursos que você tem para contar histórias e despertar emoções.
Um flat lay estilo praiano transporta nossos pensamentos para férias, prazer e descanso. Já um look sóbrio e elegante remete à reconhecimento profissional.
Além disso, transmita SEMPRE sentimentos positivos.

Luz

Se a iluminação é a chave para qualquer foto de comércio eletrônico, com a flat lay, ela é imprescindível e faz toda a diferença. Para fotos de produtos caseiros, o ideal seria ter um estudio fotografico portatil. Existem soluções que te darão um resultado profissional, com a vantagem de você poder fotografar em casa sem o custo de um estúdio. A melhor solução nesse sentido seria um Pop Up Studio da Mutu (www.mutu.com.br), que permite fotos convencionais, flat lays e tem a opção de extensores, para objetos maiores ou arranjos. Em termos de iluminação, não existe opção mais indicada no mercado.

Enquadramento

Seja para uma foto sóbria ou despojada, o enquadramento deve ser uma das suas principais características, pois se as fotos não são tiradas a 90 graus da superfície, não é uma flat lay.

Paleta de cores

As flat lays são devem ser temáticas e harmoniosas, sendo que as cores têm um papel fundamental na sua composição passando a mensagem pretendida. Independentemente das cores que você escolha para o seu arranjo, certifique-se de que existe um padrão na foto.
Em linhas gerais, as cores devem ajudar a levar harmonia para a composição, tornando-a agradável para quem vê

Alinhamento e disposição dos objetos

Objetos alinhados passam a sensação de estabilidade, organização e deixam a foto mais clean. Mas você pode ousar na composição, sem abusar.Deixar alguns itens de fora do enquadramento, como se tivessem sido cortados da foto, dá um ar mais espontâneo.
Isso pode atrair a atenção do público para os objetos que realmente importam – e que estão, geralmente, mais centralizados. Não exagere na quantidade de itens para não deixar o usuário perdido.Teste a disposição dos objetos, colocando alguns de tamanhos de diferentes e sobrepondo-os para dar um efeito inusitado.
Inclua itens decorativos, sempre combinando, como plantas, vasos ou flores, incrementando sua composição agradavelmente.

Fundo

Grande parte das flat lays são compostas por fundos neutros. É uma escolha totalmente justificada, já que o objetivo é não tirar a atenção dos itens.
Para isso, você pode priorizar os tons mais claros e lisos. 
Novamente, os estúdios da Mutu são a opção mais indicada, uma vez que seus Pop Ups vem com um jogo de 3 fundos infinitos em papel especial, não reflexivo (www.mutu.com.br).


Conclusão

No Instagram, as flat lay são febre e têm sido explorada por bloggers, celebridades e empresas para promover produtos.
Para o seu negócio, elas são eficientes para mostrar combinações dos seus produtos ao mesmo tempo que despertam sensações de conforto e personalidade.
Teste combinações, busque referências e comece já a explorar esse recurso formidável que seguramente lhe trará retornos.
Fotos melhores vendem mais.