5 maneiras pelas quais a IA afetará o comércio eletrônico nos próximos anos:

Fusão do offline com o online

Esses recursos de pesquisa visual agora podem criar vínculos de online para offline como nunca antes. À medida que os varejistas redefinem a maneira como os consumidores se envolvem com sua marca, o varejo do futuro terá mais informações sobre os compradores para melhorar seu serviço ao cliente e, finalmente, criar a oportunidade de vender mais itens. A experiência offline para online requer etapas mínimas para comprar e comprar, proporcionando uma sensação de autonomia ao consumidor.

As compras no futuro usarão a IA para coletar informações que você postou no site, como uma análise de produto, para atendê-lo melhor na sua contrapartida física e fazer sugestões em conformidade.

 

Pesquisa visual

As plataformas de software que dirigem os sites de comércio eletrônico estão criando recursos de pesquisa visual que permitem aos consumidores fazer upload de uma imagem e encontrar produtos similares ou complementares. Os recursos de pesquisa visual, principalmente via celular, “lê” o item em busca de pistas - cor, forma, tamanho, tecido e marca. Isso ajuda os consumidores a encontrar exatamente o que estão procurando imediatamente.

Na rápida redução da atenção da era digital, as plataformas orientadas por IA serão essenciais para o sucesso do comércio eletrônico.

Um consumidor nem precisa fazer compras para ver algo que gostaria de comprar - um novo par de tênis ou uma capinha de celular. - para encontrar facilmente itens semelhantes em seu e-commerce.

 

Personalização

A personalização no comércio eletrônico não é novidade. Mas, graças às tecnologias emergentes de IA, marcas on-line de todos os tamanhos terão acesso crescente a ferramentas com foco na personalização.

Atualmente, muitos varejistas usam a filtragem colaborativa para fornecer recomendações aos clientes. Esses filtros colaborativos baseiam seus resultados no histórico mais visualizado, nos mais vendidos, nas tendências ecológicas etc. Porém, os filtros colaborativos são limitados porque apenas coletam dados de um canal, seja a loja on-line, a loja física ou o aplicativo móvel. A IA traz uma experiência perfeita para o cliente em todos esses canais.

A personalização é um problema multidimensional. Muitas informações coletadas sobre os hábitos de compra são muito sutis, exigindo que muitos dados sejam analisados ​​para uma personalização adequada. Com algoritmos de aprendizado profundo, os varejistas on-line podem aprender continuamente todos os novos sinais, à medida que são descobertos para mostrar melhor os produtos personalizados.

 

Comprador Virtual Pessoal

Os varejistas tradicionais trabalham com a premissa de que os consumidores gostam de fazer compras e que têm tempo para fazer compras. Mas existem pessoas que são melhores em fazer compras e podem economizar tempo para os compradores. 

Portanto, o sonho de muitos consumidores de ter um personal shopper é mais prático do que nunca. Existem diversos serviços de assinatura e há um número crescente de lojas de comércio eletrônico que integram tecnologias sofisticadas de IA específicas à sua loja on-line para fazer compras em nome dos usuários.

As marcas estão criando experiências de compra mais interativas para fornecer recomendações de produtos com base em conversas espontâneas e dados cognitivos derivados da IA. Os assistentes de compras inteligentes são mais rápidos que os humanos, podem analisar grandes quantidades de dados em um tempo mínimo e realizar interações semelhantes a humanos que possuem "personalidades" projetadas para refletir a imagem dessa marca. Os compradores pessoais virtuais se tornarão um ponto de contato divertido e envolvente para os usuários.

 

Demanda aquecida

Estudos revelam que os consumidores estão interessados em como a IA será usada no varejo: 70% dos millennials dos EUA dizem que apreciariam uma marca ou varejista usando a tecnologia da AI para mostrar produtos mais interessantes. E 72% acreditam que, à medida que a tecnologia se desenvolve, as marcas que usam IA poderão prever com precisão o que desejam.

A oportunidade de alavancar a IA para um atendimento superior ao cliente está aí e, para os varejistas prosperarem, eles devem aproveitar a IA para tornar as experiências de compra mais pessoais para todos os usuários. A oportunidade é empolgante e não são apenas os grandes varejistas on-line que podem tirar proveito dessas ferramentas. As opções estão crescendo para marcas de comércio eletrônico de qualquer escala para alavancar a IA para criar recursos de personalização intelectual e monetizar produtos.